A arte notável de dar e receber o troco no Japão

Publicado em 10 de outubro de 2016, em Curiosidades

Cultura "omotenashi" - a arte do atendimento ao cliente no Japão surpreende até na hora de dar o troco.

Neste Artigo:
&nbspA arte notável de dar e receber o troco no Japão
(Imagem: Japan Info)

Uma das atitudes que mais deixam os estrangeiros surpresos no Japão é a qualidade do atendimento ao cliente no Japão.

Publicidade

A frase “cliente em primeiro lugar” é reiterada no atendimento estilo japonês e funcionários de estabelecimentos, com polidez e atenção detalhada, desempenham um bom trabalho em fazer com que o cliente se sinta único.

Essa atenção notável aos clientes se estende até ao ato de dar o troco em transações monetárias em estabelecimentos no Japão. É uma das partes importantes da conhecida cultura “omotenashi” do Japão.

A figura acima foi criada pela usuária do Twitter @M_Shiroh que, impressionada com a habilidade do caixa em um ida ao supermercado, decidiu documentar os detalhes da transação.

Um simples pagamento a um caixa de supermercado, por exemplo, envolverá uma série de passos e movimentos precisos para satisfazer as necessidades de ambas as partes.

A atenção aos detalhes e razões inteligentes para isso surpreendem.

&nbspA arte notável de dar e receber o troco no Japão
A arte de atender clientes no Japão

Recebendo o dinheiro

Um ponto notável dos pagamentos em dinheiro, são os recipientes próprios para o cliente colocar o dinheiro, sem precisar colocar sobre o balcão ou vitrines. Este ato evita que o cliente dê o dinheiro diretamente na mão do funcionário.

Contando suas notas de troco

No Japão, as notas têm retratos de um lado. O caixa as segura de frente para o cliente e usando as duas mãos, conta a quantia verbalmente à medida que folheia cada nota.

Entregando suas notas

As notas são entregues ao cliente uma sobre as outras, com a de maior valor ao fundo. Ao guardá-las na carteira, o cliente terá as notas em ordem (da nota com valor menor para o maior) tornando mais conveniente quando for usá-las para o pagamento em uma próxima compra.

Sem contar com o respeito que o funcionário segura o dinheiro antes de entregar ao cliente.

Entregando suas moedas e recibo

Em seguida, o caixa vai dobrar seu recibo (se ele for particularmente longo) e depois colocará as moedas engenhosamente sobre ele. Ao fazer isso, o recibo evitará que a palma da mão entre em contato com qualquer moeda.

O cliente poderá então deslizá-las facilmente no compartimento de moedas e também se desfazer do recibo deixando-o na caixinha própria (que geralmente é disponibilizada perto do caixa) ou guardá-lo facilmente na carteira.

Agradecendo sua compra

Em muitos estabelecimentos, as pessoas do caixa, cruzam as duas mãos à frente do corpo e se inclinam, agradecendo pela compra, em um gesto muito gentil. Os estrangeiros que veem esta cena pela primeira vez ficam encantados!

Esses são meios gentis de agradar os clientes e evitar erros. Realmente a arte de atender bem os clientes no Japão é levada muito à sério!

Fonte: Rocket News
Imagem: Japan Info

Salvar


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão - Good Support!!
IKAI - Empregos no Japão!