Dia da Maioridade no Japão: mais de 1 milhão de novos adultos

O feriado da 2.ª segunda-feira de janeiro é marcado por cerimônias da maioridade em todo Japão. Veja os números.

Mulheres vestidas de kimono na cerimônia (CTV)

Em 2020 as cerimônias do Dia da Maioridade ocorreram nas cidades do país, na segunda-feira (13), com mulheres trajadas de kimono e homens de terno ou vestimenta típica. Segundo dados do governo este ano são 1,22 milhão de jovens que receberam os cumprimentos, cerca de 30 mil a menos que em 2019. 

Publicidade

Na região Tokai – Aichi, Gifu e Mie – 10% dessa população ou 122 mil jovens participaram das cerimônias.

Anualmente todos que completam 20 anos entre 2 de abril do ano anterior e 1º de abril do ano corrente são diplomados a adultos. Os residentes de Urayasu (Chiba) comemoram em grande estilo dentro da Tokyo Disney.

Privilégio de comemorar dentro da Tokyo Disney (FNN)

Isso significa que obtêm o passaporte para a vida adulta, tornando-se conscientes de que estão dispostos a ter independência, podendo viver dentro da sociedade com suas responsabilidades. Para o Japão a data é tão importante que é marcada como feriado no calendário.

Mudança da idade para maioridade

Essa comemoração tinha datas diferentes na era Edo. A primeira idade adulta no Japão foi fixada em 20 pela Declaração do Taisho em 1876. Após o decreto do Taisho, a Lei n.º 89, promulgada em 1896, estipulava que se considera adulto aos 20 anos. 

Não está claro por que foi estabelecida em 20 anos. Mas, um dos motivos poderia ser o resultado considerando a média da expectativa de vida e a maturidade mental dos japoneses da época.

No entanto, no império é diferente. De acordo com o artigo 22 do Código Imperial da Casa, o imperador, o príncipe herdeiro e os netos da coroa se tornam adultos aos 18 anos de idade. Outros membros da realeza se tornam adultos aos 20 anos de idade, de acordo com o artigo 4 do Código Civil.

A partir de 1.º de abril de 2022 a lei civil mudará. A idade para a maioridade será rebaixada para 18 anos, em emenda à lei.

A revisão da idade adulta aconteceu pela primeira vez em cerca de 140 anos. Esta alteração tem o significado de criar uma sociedade na qual os jovens com 18 anos podem decidir sobre sua vida com base em seu próprio julgamento. 

Fontes: CTV, FNN e Yahoo!

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Homem fica 8 dias sem comer escutando audiolivro

Publicado em 13 de janeiro de 2020, em Sociedade

Chinês fica 8 dias sem comer porque queria terminar de ouvir seu audiolivro.

Homem é encontrado deitado na cama de sua casa após ficar 8 dias sem comer (Imagem Ilustrativa)

Segundo matéria publicada este mês pelo jornal chinês Hangzhou Daily, um homem que estava caído em sua casa por inanição foi salvo pela polícia. O incidente ocorreu em Hangzhou, capital de província de Zhejiang.

Publicidade

De acordo com a matéria, o proprietário do imóvel ligou para a polícia porque estava preocupado com o homem. “Faz 8 dias que não vejo um dos meus inquilinos. Eu bato na porta, mas ele não me responde”, relatou o homem à polícia.

Os policiais foram até o local e entraram à força no apartamento. Quando chegaram no quarto, eles viram o homem deitado em sua cama, quase desmaiado, e escutaram o som de um audiolivro saindo de seu celular. “Estou com fome. Já fazem 8 dias que não como”, disse, em voz baixa.

Então os policias o alimentaram e o forçaram a realizar um exame de saúde. “O livro estava muito bom, e não queria perder tempo comendo. Nos 3 primeiros dias, eu não senti fome, mas depois que eu senti que estava faminto, já não conseguia me levantar”, disse o homem.

O caso peculiar foi muito repercutido na mídia local, e muitos comentários como “quero saber que livro é esse” e “o proprietário fez um ótimo trabalho” circularam nas redes sociais.

Fonte: Livedoor

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!