Dia da Maioridade no Japão: mais de 1 milhão de novos adultos

Publicado em 13 de janeiro de 2020, em Tradições

O feriado da 2.ª segunda-feira de janeiro é marcado por cerimônias da maioridade em todo Japão. Veja os números.

Neste Artigo:
&nbspDia da Maioridade no Japão: mais de 1 milhão de novos adultos
Mulheres vestidas de kimono na cerimônia (CTV)

Em 2020 as cerimônias do Dia da Maioridade ocorreram nas cidades do país, na segunda-feira (13), com mulheres trajadas de kimono e homens de terno ou vestimenta típica. Segundo dados do governo este ano são 1,22 milhão de jovens que receberam os cumprimentos, cerca de 30 mil a menos que em 2019. 

Publicidade

Na região Tokai – Aichi, Gifu e Mie – 10% dessa população ou 122 mil jovens participaram das cerimônias.

Anualmente todos que completam 20 anos entre 2 de abril do ano anterior e 1º de abril do ano corrente são diplomados a adultos. Os residentes de Urayasu (Chiba) comemoram em grande estilo dentro da Tokyo Disney.

&nbspDia da Maioridade no Japão: mais de 1 milhão de novos adultos
Privilégio de comemorar dentro da Tokyo Disney (FNN)

Isso significa que obtêm o passaporte para a vida adulta, tornando-se conscientes de que estão dispostos a ter independência, podendo viver dentro da sociedade com suas responsabilidades. Para o Japão a data é tão importante que é marcada como feriado no calendário.

Mudança da idade para maioridade

Essa comemoração tinha datas diferentes na era Edo. A primeira idade adulta no Japão foi fixada em 20 pela Declaração do Taisho em 1876. Após o decreto do Taisho, a Lei n.º 89, promulgada em 1896, estipulava que se considera adulto aos 20 anos. 

Não está claro por que foi estabelecida em 20 anos. Mas, um dos motivos poderia ser o resultado considerando a média da expectativa de vida e a maturidade mental dos japoneses da época.

No entanto, no império é diferente. De acordo com o artigo 22 do Código Imperial da Casa, o imperador, o príncipe herdeiro e os netos da coroa se tornam adultos aos 18 anos de idade. Outros membros da realeza se tornam adultos aos 20 anos de idade, de acordo com o artigo 4 do Código Civil.

A partir de 1.º de abril de 2022 a lei civil mudará. A idade para a maioridade será rebaixada para 18 anos, em emenda à lei.

A revisão da idade adulta aconteceu pela primeira vez em cerca de 140 anos. Esta alteração tem o significado de criar uma sociedade na qual os jovens com 18 anos podem decidir sobre sua vida com base em seu próprio julgamento. 

Fontes: CTV, FNN e Yahoo!


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão - Good Support!!
Easy Car Ride, carros e financiamentos
Kumon - estude japonês por correspondência!