O significado dos nomes das províncias do Japão – Especial Chuugoku (Parte 5 de 7)

Publicado em 10 de outubro de 2016, em História, Tradições do Japão

Vamos conhecer um pouco da cultura do país em que vivemos? Veja a origem e o significado dos nomes das províncias do Japão, agora da região de Chuugoku.

Neste Artigo:

&nbspO significado dos nomes das províncias do Japão – Especial Chuugoku (Parte 5 de 7)Quarenta e sete províncias em um território com apenas 377.900 km². Só para se ter ideia, o Brasil é 22,5 vezes maior que o território japonês (8.516.000 km²), e tem menos unidades federativas que o Japão (26 estados e 1 distrito federal).

Publicidade

Mas vocês já se perguntaram qual o significado dessas províncias? Entenda hoje estes significados e sua origem e história, nesta edição especial de Chuugoku!

Região de Chuugoku&nbspO significado dos nomes das províncias do Japão – Especial Chuugoku (Parte 5 de 7)

1 – Província de Tottori – 鳥取県

&nbspO significado dos nomes das províncias do Japão – Especial Chuugoku (Parte 5 de 7)
Dunas de Tottori

O nome da província origina-se de um grupo ocupacional pertencente ao Tribunal Yamato. Este grupo caçava cisnes e os oferecia ao Tribunal. Por causa disso esse grupo de pessoas foi chamado de “Totoribe” (鳥取部).

Nota:  (Tori) é o kanji de pássaro, 取 vem do verbo 取る (Toru), que significa pegar, tirar, e  (leitura mais comum é “Bu”) significa parte, grupo. Traduzindo, “Totoribe” significa algo como “O Grupo que pega pássaros” (embora o kanji de pássaro faça referência aos cisnes brancos, cujo ideograma é 白鳥 (Hakuchou).

Observação: O Tribunal Yamato (大和朝廷Yamato Chōtei) fez parte de uma época que durou entre o século 4 D.C. e o século 7 D.C. em uma região chamada de 大和国 (Yamato no Kuni), atual província de Nara. O “Yamato no Kuni” foi a aliança de diversas unidades políticas da época e convencionalmente era denominado de “Yamato Chōtei”.

2 – Província de Shimane – 島根県

&nbspO significado dos nomes das províncias do Japão – Especial Chuugoku (Parte 5 de 7)
Local de oração do Templo de Izumo

O nome da província vem da época em que o Castelo de Matsue (松江城Matsue- jō) pertencia ao território do antigo Shimane-gun (嶋根郡). O nome do distrito de Shimane (Shimane-gun) veio de uma fala do deus da mitologia japonesa, 八束水臣津野命 (Yatsuka Mizuomi Tsuno Nomikoto), que aparece na “Topografia de Izumonokuni” (出雲国風土記, Izumonokuni Fudoki).

O motivo da escolha do nome provavelmente vem do fato da região ser uma nação insular (島国, Shimaguni) mais o sufixo 根 (“Ne”, significa raíz).

3 – Província de Okayama – 岡山県

&nbspO significado dos nomes das províncias do Japão – Especial Chuugoku (Parte 5 de 7)
Kōraku-en – um dos Três Grandes Jardins do Japão

Antes de explicarmos a origem do nome, vamos entender o significado dos ideogramas que compõem o kanji. 岡 (Oka) significa colina e 山 (Yama) significa montanha. O significado do kanji seria algo como “Montanha da Colina”.

O nome da região vem da baixa colina onde foi construído o Castelo de Okayama (岡山城Okayama-jō) na era Sengoku. Depois da construção do castelo, a cidade construída abaixo do castelo também foi chamada de Okayama. O nome foi escolhido pelo daimiô e comandante militar Hideie Ukita.

4 – Província de Hiroshima – 広島県

&nbspO significado dos nomes das províncias do Japão – Especial Chuugoku (Parte 5 de 7)
Memorial da Paz de Hiroshima, ou Cúpula da Bomba Atômica

A origem do nome da província vem de vários anos atrás. Em 1589 (ano 17 da era Tensho), o daimiô Terumoto Mori encomendou a construção do Castelo de Hiroshima (広島築城Hiroshima Tsuiki ou 広島城Hiroshima-jō), que foi terminado e nomeado em 1591.

O nome provém da união do nome do fundador da linhagem dos Mori, Ooe no Hiromoto (大江広元), e do sobrenome do magistrado do castelo de Hiroshima, Fukushima Motonaga (福島元長).

5 – Província de Yamaguchi – 山口県

&nbspO significado dos nomes das províncias do Japão – Especial Chuugoku (Parte 5 de 7)
Cidade de Yamaguchi

Quando houve a abolição dos clãs e estabelecimento de prefeituras em 1871, o nome do bairro de Yamaguchi (atual cidade de Yamaguchi) foi utilizado como nome da província. 

O nome surgiu por causa que a província seria uma “entrada para montanhas” (山の入り口Yama no Iriguchi).

Veja mais em: 

O significado dos nomes das províncias do Japão – Especial Hokkaido e Tohoku (Parte 1 de 7)
O significado dos nomes das províncias do Japão – Especial Kanto (Parte 2 de 7)
O significado dos nomes das províncias do Japão – Especial Chubu (Parte 3 de 7)
O significado dos nomes das províncias do Japão – Especial Kinki/Tokai (Parte 4 de 7)

Fonte: Matome Naver


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão - Good Support!!
Kumon - Estude japonês!