Significados dos adornos de Ano Novo no Japão

Publicado em 28 de dezembro de 2019, em Tradições do Japão

No dia seguinte ao Natal o Japão decora suas casas e comércio com os adornos típicos de Ano Novo. Saiba os significados de cada um deles.

Neste Artigo:
&nbspSignificados dos adornos de Ano Novo no Japão
Kadomatsu e kagamimochi (Wikipedia e Flickr)

No dia seguinte ao Natal o Japão passa a ter outros tipos de adornos nas casas, comércio e até nos carros. Por ser um povo que acredita nos simbolismos, cada um desses adornos traz itens com significados. 

Publicidade

Conhecendo cada um deles e seus significados ganha conhecimento dessa tradição e também poderá se sentir estimulado a decorar a sua casa ou estabelecimento comercial. 

Vale lembrar que esses ornamentos devem ser colocados até o dia 28 de dezembro. E permanecem até 7 de janeiro nas casas e carro. No entanto, na hora do descarte, como são símbolos para os deuses, não devem ser retirados e jogados no lixo. 

O ideal é que o leve a um santuário xintoísta para ser queimado. 

Ornamentos da entrada da casa

&nbspSignificados dos adornos de Ano Novo no Japão
Fotos: Wikipedia

Chamados de genkan kazari (玄関飾り) o próprio nome indica que devem ser colocados na entrada da residência. Mas, atenção, pois ele não devem impedir a passagem das pessoas.

São usados elementos considerados auspiciosos como a planta Gleichenia japonica (ウラジロ), parecida com samambaia, que une os casais. A fruta cítrica, simbolizada pela laranja-azeda (ダイダイ), que demora a despencar traz o simbolismo da prosperidade da família.

O pequeno arbusto yuzuriha (ユズリハ) também usado é para lembrar à velha geração que as folhas ficam amarelas e caem depois que as novas folhas crescem, simbolizando a passagem de uma geração para outra.

Guirlanda 

&nbspSignificados dos adornos de Ano Novo no Japão
Foto: Flickr

É uma forma estilizada do genkan kazari, com os mesmos elementos (chama-se リース). Mas essa pode ser usada dentro dos ambientes como elemento de decoração na sala, corredor e até na janela. Ideal para ambientes ocidentais.

Adornos para veículos

&nbspSignificados dos adornos de Ano Novo no Japão
Foto: Photozou

Esse adorno chamado de jidoshayou kazari (自動車用の飾り) tem os mesmos elementos de proteção e prosperidade. No caso do carro deve ser colocado na frente, acima da placa. Pode ser usado em todos os tipos de veículo como bicicleta e motocicleta também. As companhias de ônibus e trens costumam enfeitar os veículos nesta época.

Kadomatsu 

&nbspSignificados dos adornos de Ano Novo no Japão
Foto: Wikipedia

Ao andar pelo comércio, templos e santuários xintoístas verá kadomatsu (門松) de vários tamanhos. Mas os elementos em comum são mantidos.

Em geral são colocados na entrada dos edifícios ou portões. Feitos de bambu e decorados com os frutos vermelhos da planta nandina, flores de ameixa (ume) e galhos de pinheiros. Todos eles têm significados de longevidade, de vigor que resiste a tudo e de abertura de prosperidade.

Esse belo arranjo é amarrado com uma bela e firme corda natural, com o simbolismo de marcar o território. Diz a lenda que o kadomatsu foi criado para facilitar aos deuses encontrar as casas e façam uma visita no Ano Novo. 

Kagamimochi

&nbspSignificados dos adornos de Ano Novo no Japão
Foto: Flickr

À venda até nas lojas de ¥100 kagamimochi (鏡餅) tem significados especiais. O espelho (鏡) na antiguidade era feito de bronze, em formato circular. Por isso, esse arranjo é uma analogia, pois ele era usado como oferenda aos deuses.

Acreditava-se que o espelho era a moradia dos deuses, então, passou-se a usar o mochi (bolinho de arroz) para expressá-lo. A laranja no topo  (ダイダイ) simboliza as gerações das famílias. Ao empilhar as duas esferas de mochi, simbolizando o sol e a lua, trazem o significado de envelhecer suavemente junto com a família. Esse adorno deve ser colocado dentro de casa em um local especial como no aparador da sala ou no do hall de entrada.

Caso ainda não tenha lido a matéria sobre o significado da grande faxina de final de ano toque aqui. 

Para saber o significado dos alimentos do banquete de Ano Novo toque aqui.

Feliz 2020!

Fontes: Hideshime, Hibiyakadan e Macaroni


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Produtos Brasileiros no Japão