Beni Imo: a famosa batata-doce roxa de Okinawa que é um superalimento

Essas batatas deliciosas são consideradas uma celebridade do mundo dos vegetais no Japão e principalmente em Okinawa.

A famosa batata-doce roxa ‘okinawana’ (banco de imagens)

De Okinawa, a batata-doce roxa, também conhecida como beni imo, é uma batata deliciosa usada em muitas sobremesas. Ela também é saudável e é classificada como superalimento.

Publicidade

Essas batatas deliciosas são consideradas uma celebridade do mundo dos vegetais no Japão e principalmente em Okinawa, onde você pode encontrar em cada esquina uma variedade de doces com base na beni imo.

A beni imo parece mais uma batata normal, com exceção da polpa que é notavelmente roxa. Essa cor resulta da mesma molécula que dá ao repolho roxo ou bluberries suas cores vibrantes e profundas.

Enquanto Okinawa seja bem conhecida por cultivar muitas tentações e tesouros culinários, a batata-doce roxa não tem suas origens na ilha japonesa. Ela foi trazida ao arquipélago japonês por Noguni Sokan no início dos anos 1600.

Noguni era um oficial do governo que lidava comercialmente com a China, onde ele descobriu a batata-doce roxa.

Ele trouxe as batatas-doces roxas para Okinawa, onde ela cresceram superbem. Dentro de 15 anos, muitas outras partes do Japão começaram a produzir essa batata. Hoje em dia, ela é conhecida como a batata-doce okinawana em várias partes do mundo.

Tortinha de beni imo (banco de imagens)

Benefícios para a saúde

A mesma molécula nos blueberries que tem propriedades anticancerígenas também está presente na batata-doce roxa, e é por isso que elas são classificadas como superalimento.

A beni ino também contém propriedades antioxidantes e antienvelhecimento e uma vasta gama de vitaminas e minerais.

Uma batata-doce roxa contém quatro vezes sua dose recomendada de vitamina A e metade de sua dose diária de vitamina C.

Outras vitaminas e minerais também incluem cobre, vitamina B6, potássio e ferro. A beni imo também é uma excelente fonte de fibra alimentar.

Há vários estudos venerando a batata-doce roxa por suas propriedades anticancerígenas, antifúngicas e antibactericidas. O vegetal também ajuda a melhorar os níveis de açúcar no sangue e reduz o risco de doença cardiovascular.

Como preparar a beni imo

Enquanto você possa preparar a beni imo da mesma forma que uma batata normal, elas são doces e perfeitas como sobremesa. No Japão elas são usadas para fazer de tudo, de wagashi a cheesecake, pães e brownies, tortas e chocolates, e principalmente sorvete.

A casca da beni imo também é comestível, então não há necessidade de removê-las, a menos que uma receita exija isso. Elas levam mais tempo para serem assadas no forno – cerca de 1 hora e meia a 2 a 350 graus. Você também pode cozinhá-las, fazer no vapor ou fritá-las para ter batatas fritas coloridas.

Como armazenar

A beni ino não é tão resistente como outras batatas. Danificá-las pode fazer com que elas estraguem mais rápido.

Elas devem ser mantida a temperatura ambiente e consumidas dentro de uma semana. Se quiser guardar por mais tempo, mantenha a beni imo em local escuro, frio, seco e bem ventilado.

Não mantenha essa batata na geladeira, pois isso pode alterar o sabor e deixar a parte central muito dura.

Fonte: Umami Insider

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Smartphones e consoles podem ficar mais caros com a crise de chips 

Publicado em 19 de fevereiro de 2021, em Notícias do Mundo

Preços poderiam aumentar devido à escassez de microchips causada por uma ‘perfeita tempestade’ de demanda causada pela pandemia.

Iphone 12 (banco de imagens)

Preços de aparelhos populares como Playstations e iPhones poderiam aumentar devido à escassez de microchips causada por uma “perfeita tempestade” de demanda causada pelo coronavírus, interrupções nas redes de fornecimento e guerra comercial, alertam especialistas.

Publicidade

Compondo a crise estão as tensões entre EUA e China – a Huawei estocou semicondutores no ano passado antes de sanções americanas, destinadas a excluir a gigante tecnológica chinesa das fabricantes de chips globais, terem entrado em vigor, acrescentando mais pressão aos fornecedores.

O aperto no mercado foi destacado quando montadoras, desfrutando de uma aceleração nas vendas, tentaram obter semicondutores especiais, e descobriram que as fabricantes haviam dado prioridade aos produtos eletrônicos e não poderiam atender aos pedidos.

“Qualquer coisa com um chip é afetada – carros, smartphones, consoles de games, tablets, notebooks. Aparelhos eletrônicos estarão com fornecimento escasso ou mais caros por todo o ano de 2021”, disse Neil Mawston, diretor executivo da consultoria Strategy Analytics, ao AFP.

Vendas de certos modelos de iPhone estariam limitadas porque determinados componentes não estavam disponíveis.

O lançamento de tecnologia 5G somou pressão por causa da necessidade por incontáveis chips para construir uma nova geração de smartphones, infraestrutura wireless e outros equipamentos, disse a GlobalFoundries, uma fabricante de chips dos EUA com fábricas em Singapura.

A falta de chips também poderia atrasar produção de cerca de 1 milhão de veículos no primeiro semestre deste ano, de acordo com a firma de pesquisa de mercado IHS Markit, embora analistas também tenham dito que é muito cedo para avaliar o impacto sobre outras indústrias.

A escassez deve abrandar no fim deste ano com o desenrolar das vacinas – permitindo que fábricas trabalhem em capacidade total sem distanciamento social entre trabalhadores – e novas plantas comecem a operar.

Fonte: Japan Today

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!