Beni Imo: a famosa batata-doce roxa de Okinawa que é um superalimento

Publicado em 19 de fevereiro de 2021, em Culinária

Essas batatas deliciosas são consideradas uma celebridade do mundo dos vegetais no Japão e principalmente em Okinawa.

Neste Artigo:
&nbspBeni Imo: a famosa batata-doce roxa de Okinawa que é um superalimento
A famosa batata-doce roxa ‘okinawana’ (banco de imagens)

De Okinawa, a batata-doce roxa, também conhecida como beni imo, é uma batata deliciosa usada em muitas sobremesas. Ela também é saudável e é classificada como superalimento.

Publicidade

Essas batatas deliciosas são consideradas uma celebridade do mundo dos vegetais no Japão e principalmente em Okinawa, onde você pode encontrar em cada esquina uma variedade de doces com base na beni imo.

A beni imo parece mais uma batata normal, com exceção da polpa que é notavelmente roxa. Essa cor resulta da mesma molécula que dá ao repolho roxo ou bluberries suas cores vibrantes e profundas.

Enquanto Okinawa seja bem conhecida por cultivar muitas tentações e tesouros culinários, a batata-doce roxa não tem suas origens na ilha japonesa. Ela foi trazida ao arquipélago japonês por Noguni Sokan no início dos anos 1600.

Noguni era um oficial do governo que lidava comercialmente com a China, onde ele descobriu a batata-doce roxa.

Ele trouxe as batatas-doces roxas para Okinawa, onde ela cresceram superbem. Dentro de 15 anos, muitas outras partes do Japão começaram a produzir essa batata. Hoje em dia, ela é conhecida como a batata-doce okinawana em várias partes do mundo.

&nbspBeni Imo: a famosa batata-doce roxa de Okinawa que é um superalimento
Tortinha de beni imo (banco de imagens)

Benefícios para a saúde

A mesma molécula nos blueberries que tem propriedades anticancerígenas também está presente na batata-doce roxa, e é por isso que elas são classificadas como superalimento.

A beni ino também contém propriedades antioxidantes e antienvelhecimento e uma vasta gama de vitaminas e minerais.

Uma batata-doce roxa contém quatro vezes sua dose recomendada de vitamina A e metade de sua dose diária de vitamina C.

Outras vitaminas e minerais também incluem cobre, vitamina B6, potássio e ferro. A beni imo também é uma excelente fonte de fibra alimentar.

Há vários estudos venerando a batata-doce roxa por suas propriedades anticancerígenas, antifúngicas e antibactericidas. O vegetal também ajuda a melhorar os níveis de açúcar no sangue e reduz o risco de doença cardiovascular.

Como preparar a beni imo

Enquanto você possa preparar a beni imo da mesma forma que uma batata normal, elas são doces e perfeitas como sobremesa. No Japão elas são usadas para fazer de tudo, de wagashi a cheesecake, pães e brownies, tortas e chocolates, e principalmente sorvete.

A casca da beni imo também é comestível, então não há necessidade de removê-las, a menos que uma receita exija isso. Elas levam mais tempo para serem assadas no forno – cerca de 1 hora e meia a 2 a 350 graus. Você também pode cozinhá-las, fazer no vapor ou fritá-las para ter batatas fritas coloridas.

Como armazenar

A beni ino não é tão resistente como outras batatas. Danificá-las pode fazer com que elas estraguem mais rápido.

Elas devem ser mantida a temperatura ambiente e consumidas dentro de uma semana. Se quiser guardar por mais tempo, mantenha a beni imo em local escuro, frio, seco e bem ventilado.

Não mantenha essa batata na geladeira, pois isso pode alterar o sabor e deixar a parte central muito dura.

Fonte: Umami Insider


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão