Vôngoles: como limpá-los rapidamente para preparar seu prato favorito

Chegou a época dos delicioso vôngoles! Se você é do tipo que não os recolhe na praia ou não compra porque não sabe limpá-los, acabou seu drama!

Aprenda a limpar os vôngoles de forma fácil e rápida (Flickr)

Os vôngoles são moluscos bivalves, ricos em nutrientes, saborosos e vão bem em pratos de rápido preparo. Sopa de missô, espaguete, ao vinho branco, na manteiga, no saquê e na paella. São tantos pratos deliciosos que dão água na boca.

Publicidade

Se encontrar vôngoles no supermercado, repare se tem a escrita 砂抜き済 (lê-se suna nukizumi). Significa que a areia já foi removida. De qualquer forma, para não correr o risco de mastigar grãozinhos de areia, não custa retirar de novo.

Aí vem as perguntas? Como remover a areia? Como limpá-los? Tem gente que deixa de molho na água com sal por 3 a 4 horas ou até a noite toda achando que vai limpá-los. Não precisa nada disso. Em até 20 minutos você fará isso.

Passo a passo para limpar os vôngoles

  • A primeira coisa a fazer é abrir a torneira da pia da cozinha e lavar rapidamente os vôngoles para retirar a sujeira externa

Ferver a água para limpar os vôngoles, e depois acertar a temperatura (Tokyo Gas)

  • Preparar uma bacia com água quente. Atenção! A temperatura tem que ser de 50ºC. Ah! Não tenho termômetro, como vou saber? Simples. Ferva a água. Na água fervida acrescente a mesma quantidade de água fria. Portanto, pegue um medidor. Se colocar 500ml de água fervida acrescente mais 500ml de água fria. Pronto!

Mergulhe os vôngoles em água quente, com temperatura de 50ºC  e eles começam a mostrar as carinhas (Tokyo Gas)

  • Mergulhe os moluscos bivalves dentro da bacia ou tigela com a água a 50ºC e deixe-os de molho por cerca de 10 a 20 minutos
  • Eles começam a mostrar suas carinhas. É nessa hora que expelem a areia

Areia no fundo da tigela (Tokyo Gas)

  • Depois desse tempo e de ver que a areia está no fundo da tigela, retire-os e lave-os novamente sob água corrente
  • Estão prontinhos para preparar sua deliciosa receita!

Receitas com vôngoles

Esses moluscos se abrem em alta temperatura, na hora do preparo da receita. Na hora do cozimento ele solta um líquido, seu sabor característico.

Se quer prepará-los de forma fácil basta colocá-los em uma panela e cobri-los com vinho branco ou saquê. Para 1Kg deles use 1 copo de bebida. Depois de levantar fervura, espere os vôngoles abrirem.

Só depois tempere com sal e pimenta, a gosto, acrescentando caldo de limão, salsinha picada e um fio de azeite de oliva. Desligue o fogo. Pode servir assim mesmo ou usá-los como molho de espaguete. 

Espaguete ao molho de vôngoles (Flickr)

Ainda pode usar os vôngoles que acabou de limpar, na sopa de missô, caldeiradas ou os pratos de sua preferência.

Agora que já sabe limpar os vôngoles, pode ir recolher na praia próxima de casa. Lembre-se: só faça isso se a área for autorizada para isso.

Bom apetite!

Fonte: Tokyo Gas
Fotos: Flickr e Tokyo Gas

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Empresa investe na instalação de portões de segurança em estações de trem

Publicado em 9 de março de 2018, em Sociedade

O investimento da JR East será de 500 bilhões de ienes na instalação de portões de segurança nas plataformas de 243 estações na área de Tóquio.

O trabalho em andamento será concluído até o ano fiscal de 2032 (Asahi)

A East Japan Railway – JR East – está investindo 500 bilhões de ienes ($4,7 bilhões) na instalação de portões de segurança nas plataformas de 243 estações na área de Tóquio para prevenir a queda de pessoas nos trilhos.

Publicidade

O trabalho em andamento, que será concluído até o ano fiscal de 2032, significa que todas as estações nas 24 principais linhas da JR East dentro de um raio de aproximadamente 50 quilômetros de Tóquio terão portões de segurança nas plataformas, informou a empresa em 6 de março.

A JR East está priorizando 20 estações como Tóquio, Shinbashi e Yokohama, assim como Shinanomachi e Sendagaya, próximas aos Estádio Nacional, o principal local das Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio em 2020.

As barreiras nas plataformas dessas estações prioritárias serão instaladas antes do início das olimpíadas.

A operadora ferroviária já instalou barreiras nas plataformas de 31 das 55 estações selecionadas inicialmente, principalmente nas linhas Yamanote e Keihin Tohoku.

Nas linhas Chuo, Yokohama e Saikyo, as barreiras serão introduzidas após os jogos olímpicos de 2020.

Fonte e imagem: Asahi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!