Japão promove campanha para clientes reduzirem desperdício de comida em restaurantes

Campanhas similares que visam reduzir o desperdício de comida já foram lançadas em outras partes do país. Veja mais.

Imagem ilustrativa

No próximo ano fiscal, como parte de seus esforços para reduzir o desperdício de alimentos, o Ministério do Meio Ambiente planeja promover a campanha chamada “30.10” para toda a comida servida em ocasiões em que houver consumo de bebidas alcoólicas.

Publicidade

Em cooperação com restaurantes, bares e governos locais de todo o país, o ministério realizará esforços para reduzir gradualmente o desperdício de comida nas ocasiões em que as pessoas tendem a focar mais nas bebidas alcoólicas e conversar com amigos do que em comer.

Lançada na cidade de Matsumoto (Nagano) no ano fiscal de 2011, a campanha 30.10 pede às pessoas que participam de festas onde bebidas alcoólicas são servidas que se concentrem em comer nos primeiros 30 minutos e nos últimos 10 minutos de tais ocasiões.

A campanha se espalhou entre as empresas na cidade graças a panfletos distribuídos em estações ferroviárias.

Atividades similares que visam reduzir o desperdício de comida foram lançadas em outras partes do país. Tais medidas foram vistas em 18 províncias e 62 municípios desde o ano fiscal de 2016.

Fonte: Jiji
Imagem: Bank Image

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Acidentes fatais ocorrem no Monte Fuji em quase todo inverno

Publicado em 17 de fevereiro de 2017, em Conhecendo o Japão

Apesar da quantidade de acidentes fatais e alertas da polícia, alpinistas continuam escalando o Monte Fuji mesmo no inverno. Veja mais.

Publicidade

Presume-se que o Monte Fuji esteja aberto para os visitantes somente no verão (de julho a setembro), mas a icônica montanha do Japão atrai alpinistas mesmo fora da temporada, quando ventos ferozes sopram de todas as direções e as temperaturas caem para 20 graus negativos.

Acidentes ocorrem quase todo o inverno na montanha mais alta do Japão, incluindo um em janeiro deste ano que deixou 2 mortos e 1 ferido.

Visto que o monte de 3.776 metros de altura, um Patrimônio Mundial da UNESCO, é um pico independente que não faz parte de nenhuma cadeia de montanhas, as condições climáticas são severas no inverno, com fortes ventos avançando de várias direções.

Rinques de patinação inclinados

No inverno, as trilhas que levam ao pico do Monte Fuji são descritas pela Polícia da Província de Yamanashi como “rinques de patinação inclinados”.

“Se um alpinista tropeçar, ele pode escorregar a centenas de metros montanha abaixo”, disse um funcionário da polícia de Yamanashi.

Segundo Toshitaka Furuya de 66 anos, que escala montanhas há cerca de 50 anos e é chefe da Federação de Montanhismo de Yamanashi, acima da 8ª estação, o Fuji é a montanha mais difícil de escalar no Japão.

Há alguns anos, a polícia pediu a Furuya que resgatasse um homem que havia deslizado da 9ª para a 6ª estação. Embora acreditava-se que o alpinista estivesse vivo logo após o acidente, Furuya e outros membros de resgate não conseguiram avistá-lo imediatamente. O corpo só foi encontrado vários meses depois.

Mesmo com alertas, os alpinistas insistem em escalar a montanha no inverno

O ministério tem elaborado normas, incluindo proibições em escalar o Monte Fuji fora de temporada sem preparação adequada. No entanto, isso geralmente tem um efeito limitado em afastar os aventureiros, visto que as normas não são legalmente obrigatórias e os alpinistas não estão sujeitos a qualquer punição.

Autoridades locais dizem que o melhor que elas podem fazer é pedir aos visitantes que apresentem seus planos de alpinismo e que não escalem o Fuji sozinhos.

Quando acidentes ocorrem, a polícia provincial envia helicópteros à montanha e os os custos relacionados são bancados por autoridades administrativas, cita a reportagem.

Fonte: Japan Times
Imagem: Bank Image

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!