Maçã: fruta que afasta a pessoa dos médicos

Publicado em 5 de novembro de 2020, em Saúde, Bem-Estar e Cotidiano

No Japão há uma grande variedade de maçãs, todas saborosas. Por isso, que tal aproveitar a época do pico para comer uma fresquinha todos os dias?

Neste Artigo:
&nbspMaçã: fruta que afasta a pessoa dos médicos
Maçãs e sucos (Pixnio)

Com as inúmeras variedades de maçãs no Japão, vale a pena colocá-la na lista dos alimentos a serem consumidos todos os dias. Afinal, aquele provérbio em inglês An apple a day keeps the doctor away, ainda vale nos dias de hoje. Na tradução livre: uma maçã por dia mantém o médico afastado. 

Publicidade

Essa fruta de outono-inverno tem efeitos antioxidante e de recuperação da fadiga bem como regulação intestinal. Além disso evita a ingesta exagerada de outros alimentos pois proporciona uma sensação de saciedade.

Contêm fibras dietéticas como pectina e lignina, além de polifenóis como quercetina, catequina e antocianina, bem como vitaminas C, A, E, K e do complexo B, potássio, fósforo, cálcio, ácido málico e ácido cítrico.

A quercetina mais os minerais são excelentes para os neurônios, dando um up nas funções cerebrais. 

A fibra dietética contida nas maçãs é eficaz tanto para a constipação como para a diarreia e ajuda a tonificar o estômago. 

Sistema imune e beleza

&nbspMaçã: fruta que afasta a pessoa dos médicos
Adorável maçã (PxHere)

Os polifenóis têm efeito antioxidante e pode-se esperar que tenha o efeito de repelir o oxigênio ativo e ajudam as pessoas a evitar o diabetes. A vitamina C é indispensável para uma pele bonita e aumenta a imunidade, e o potássio tem o efeito de reduzir a pressão arterial, além de melhorar o índice do colesterol. E os ingredientes ácidos, ácido málico e ácido cítrico, podem ter o efeito de aliviar a fadiga.

Estudos mostram que é eficiente para evitar asma, mesmo comendo apenas 15% de uma maçã grande diariamente.

Variedades e como consumir

As variedades mais produzidas no Japão são Fuji, Tsugaru, Sekaiichi, Jonagold, Shinano Gold (amarela), Ourin (verde), Hoshi no Kinka (amarelo com toques avermelhados), Sun Fuji, Aika no Kaori, Gunma Meigetsu (esverdeada com toques avermelhados), entre outras.

O ideal é escolher uma maçã com a casca sem danos, de polpa firme. Deve ser bem lavada para poder ingeri-la com a casca. Veja como consumir frutas e hortaliças de forma segura tocando aqui.

Uma maçã por dia, in natura, é suficiente para a manutenção da saúde, sistema imune e beleza. 

Descarte as sementes pois podem ser tóxicas. Quem tem alergia a damasco, morango, pera ou pêssego pode sentir reação. Nesse caso, não consuma.

E o melhor, uma maçã crua de cerca de 180 gramas tem somente 95 kCal.

Pode ser usada em saladas, sucos, para fazer compotas, geleia e tortas.

A propósito, 5 de novembro é Dia da Boa Maçã no Japão.

Saúde! 

Fontes: HealthLine e Weather News


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Produtos Brasileiros no Japão