Dia Mundial do Diabetes

Publicado em 12 de novembro de 2020, em Saúde, Bem-Estar e Cotidiano

Essa data foi criada para lembrar da prevenção e dos desafios de milhões de pessoas que sofrem dessa doença.

Neste Artigo:
&nbspDia Mundial do Diabetes
Ilustração do simbolismo do diabetes, por mcmurryjulie para Pixabay

Anualmente, 14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes. Mas, afinal que doença é essa? Saiba dela e também veja como se prevenir.

Publicidade

“É uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. Mas o que é insulina? É um hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue. O corpo precisa desse hormônio para utilizar a glicose, que obtemos por meio dos alimentos, como fonte de energia. Quando a pessoa tem diabetes, no entanto, o organismo não fabrica insulina e não consegue utilizar a glicose adequadamente. O nível de glicose no sangue fica alto – a famosa hiperglicemia. Se esse quadro permanecer por longos períodos, poderá haver danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos”, explica o site do governo brasileiro.

No mundo são mais de 250 milhões de pessoas que enfrentam os desafios diários do controle da doença. Mas, envolvem também seus cuidadores.

A Federação Internacional de Diabetes (IDF) estima que cerca de 212 milhões de pessoas, ou metade dos adultos atualmente vivem com diabetes mas não são diagnosticados. A maioria dessas pessoas tem diabetes do tipo 2, evitável.

A IDF criou um teste online, fácil e rápido, menos de 1 minuto, para avaliar se a pessoa poderá desenvolver o diabetes do tipo 2 nos próximos 10 anos. Para fazê-lo toque aqui (é em português).

Como se prevenir

Segundo a empresa MedPrev é preciso ter hábitos mais saudáveis para se prevenir contra o diabetes do tipo 2. Quem não o tem, pode introduzi-los.

  1. alimentação saudável, com hortaliças e frutas, ricas em fibras, minerais e vitaminas, mais fontes de proteína, magras. Evitar açúcar, sal e farinha, todos brancos, dando preferência para os integrais
  2. exercícios físicos diariamente, mínimo de 150 minutos semanais para adultos
  3. manter um peso saudável e sem gordura na barriga e cintura 
  4. boas noites de sono
  5. ficar longe do cigarro e bebida alcoólica
  6. check up médico com frequência

Cor azul

&nbspDia Mundial do Diabetes
À esq. símbolo deste ano em Toyama e à dir. a Kannon de Takasaki, ambos iluminados na cor azul (WDDJ e Jomo Shimbun)

Se vir edifícios e monumentos com iluminação azul não estranhe. É para relembrar essa data, já que o símbolo é uma argola dessa cor. 

No Japão, assim como no mundo, há muitos locais com iluminação ou placas em azul, como a ponte sobre o canal, na cidade de Toyama (província homônima), eleita como símbolo de 2020. 

E em Gunma a Kannon do manto branco, na tradução literal (白衣大観音, lê-se byakui daikannon), em Takasaki, recebeu um tom azul para lembrar da data. Caso queira ir vê-la toque aqui para abrir o mapa. Fica até domingo (15).

Fontes: Gov. Brasil, IDF, MedPrev, WDDJ e Jomo Shimbun


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Produtos Brasileiros no Japão