Seis incríveis poderes do tofu para mulheres e qual dos dois tipos escolher

O tofu, alimento originário da China, é indispensável nas refeições japonesas. É indispensável para as mulheres.

Salada refrescante de tofu (Flickr)

O tofu, alimento preparado com soja e nigari – cloreto de magnésio para coagular o leite desse vegetal – é magro ou pobre em calorias e riquíssimo em proteína.

Publicidade

Recomendado para as mulheres por causa do seu trabalho parecido com os hormônios femininos. O tofu é recomendado para quem faz dieta saudável, quer evitar de ganhar aqueles quilinhos extras, manter-se jovem e bonita. 

O médico Takeshi Kurihara, doutor em medicina gastrointestinal e autor de vários livros, explica sobre os 6 incríveis poderes desse alimento também conhecido como carne do campo. “Em particular, a proteína de soja contém um bom equilíbrio de aminoácidos exigidos pelo corpo humano e também tem o efeito de reduzir o colesterol”, adiciona.

“O tofu é um alimento que retém o rico valor nutricional da soja e tem maior taxa de digestão e absorção. O valor nutricional não muda mesmo quando preparado no fogo, por isso, tente incorporá-lo em vários pratos”, recomenda.

Considerado alimento da longevidade e queridinho dos vegetarianos e veganos, tem efeitos especiais no organismo e ainda por cima é barato e de fácil acesso pois pode ser encontrado nos supermercados e lojas de conveniência.

6 motivos incríveis para adicionar o tofu às refeições

Fatia de tofu (Wikipedia)

1 – Rejuvenesce e a pele fica mais linda

A proteína é indispensável para a pele brilhante, cabelos e corpo resistentes. Em particular, a proteína do tofu não secreta sebo extra por ser vegetal, o que produz um efeito da pele bonita por causa da isoflavona.

2 – Regula a pressão alta

A pressão alta nas mulheres é devida principalmente à perturbação do sistema nervoso autônomo, devido à queda dos hormônios femininos. As isoflavonas de soja, no lugar dos hormônios femininos, ajudam a dilatar os vasos sanguíneos e diminuir a pressão sanguínea.

3 – Alívio dos sintomas da menopausa

A estrutura da isoflavona de soja é semelhante à dos hormônios femininos e é eficaz no tratamento de distúrbios da menopausa, como calor repentino, rosto quente e outros. O tofu também contém muito cálcio, o que evita a irritabilidade.

4 – Ajuda para conter a obesidade

A ingestão excessiva de carboidratos é a causa da obesidade. O tofu é pobre em açúcar e prolonga a sensação de saciedade, sendo ideal para quem faz dieta do emagrecimento. Além disso, a saponina, um componente antioxidante, promove o fluxo sanguíneo e ajuda na melhoria da obesidade.

5 – Prevenção e melhora do fígado gordo

O número de mulheres na faixa dos 40 e 50 anos com esteatose hepática ou popularmente fígado gordo está aumentando. A lecitina, que é um componente do tofu, suprime o acúmulo de gordura visceral e ativa os hepatócitos, que são úteis para prevenir e melhorar o fígado gordo.

6 – Prevenção da osteoporose

É alta a taxa de absorção do cálcio da soja pelo organismo. Além disso, as isoflavonas de soja ajudam a evitar o descontrole de células que causam fratura nos ossos e também dão uma mãozinha para o cálcio se instalar no osso.

Qual dos tofu escolher

Por todos esses motivos a mulher não pode dispensar o tofu nas refeições. Pode prepará-los nas saladas, nos ensopados, no missoshiru, nos refogados com hortaliças, nas sopas e até em sobremesas, como bolo e pudim.

Mas aí vem a pergunta: qual tipo escolher? 

‘Momendofu’, mais encorpado (Wikipedia)

Na geladeira dos supermercados têm sempre 2 tipos, o momendofu (木綿豆腐) e o kinugoshidofu (絹ごし豆腐). 

Antes de ver qual deles é mais nutritivo, saiba que no Japão são usados grãos de soja sem mutação genética. Para conferir essa informação sempre procure pelos produtos à base de soja com a seguinte grafia 遺伝子組換えでない (lê-se idenshikumikae denai). Informar sobre se há ou não mistura de produtos com mudança genética é obrigatório no Japão. No caso de ter mistura aparece a seguinte grafia 遺伝子組換え (idenshi kumikae). 

‘Kinugoshidofu’ com textura suave e lisa (Wikipedia)

Respondendo à pergunta o momendofu (木綿豆腐), ou coado com tecido de algodão, tem uma textura mais firme. Como no processo de preparo a água é eliminada e o tofu prensado, retém mais valor nutricional do que o tofu mais macio. Por isso, é o mais indicado.

Como o nome indica (絹ごし豆腐) a textura do kinugoshidofu é lisa e suave como uma seda. Mas ele possuiu mais teor de água porque não é prensado. Bom para salada.

Bom apetite! 

Fonte: Kaigo News

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Governo continua apontando que as assinaturas das operadoras do Japão são caras

Publicado em 1 de julho de 2020, em Política

Embora os valores das assinaturas das operadoras estejam diminuindo, a pesquisa do governo concluiu que ainda são caras se comparadas às principais cidades do exterior.

Smartphone (PM)

O Ministério de Assuntos Internos e Comunicações examina anualmente as tarifas de telefonia móvel das operadoras com maior número de usuários em seis grandes cidades do mundo, como Tóquio, Nova Iorque, Paris, Londres, Düsseldorf e Seul. Este ano a pesquisa foi feita em março e divulgou os resultados na terça-feira (30).

Publicidade

A assinatura da DoCoMo encontrada em Tóquio para o plano com internet de 5GB é de 6.250 ienes, 17% mais em conta do que no mesmo período do ano anterior. 

Por outro lado, embora essa média fique em segundo lugar, atrás de Nova Iorque, onde encontrou a assinatura por 6.865 ienes da Verizon, custa 3 vezes mais do que em Londres, a mais barata, com preço equivalente a 1,8 mil ienes. 

A assinatura com aumento de uso da internet para 20GB o preço em Tóquio chega a 8.175 ienes por mês, 5% mais barata do que um ano atrás, mas é a mais cara das 6 metrópoles. 

No Japão, uma nova regra foi introduzida em outubro do ano passado, exigindo que as operadoras separem a assinatura mensal do valor do dispositivo – smartphone e outros. E assim fizeram as operadoras de telefonia móvel mas ainda continuam com tarifas altas, analisou o ministério. No exterior, os preços caíram significativamente nos últimos anos devido a novas operadoras e à concorrência com smartphones mais baratos. 

Os preços altos estão melhorando, mas ainda não se pode dizer que é barato em comparação ao nível mundial. 

A ministra Sanae Takaichi disse para a imprensa que “considera a redução das tarifas de telefonia móvel uma questão importante e continuará trabalhando para melhorar esse ambiente competitivo com assinatura e tarifas mais fáceis de compreender”. 

Fontes: NHK e Nikkei

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!