Medicamento japonês mostra eficácia contra coceira da dermatite atópica

Pela primeira vez no mundo um medicamento mostrou eficácia contra a coceira causada pela dermatite atópica, produzido pela Universidade de Quioto.

Braço de uma criança com dermatite atópica (Wikipedia)

O PhD e professor da Universidade de Quioto, Kenji Kabashima, do Departamento de Medicina, informou na quinta-feira (9) sobre o resultado positivo do ensaio clínico final de um medicamento que suprime a ocorrência de coceira na dermatite atópica.

Publicidade

Os resultados do ensaio clínico foram publicados no jornal médico dos EUA New England Journal of Medicine, na quinta-feira, por ser inédito no mundo.

PhD e professor Kenji Kabashima, coordenador do ensaio clínico (FNN)

Esse medicamento foi desenvolvido pela Chugai Pharmaceutical, de Tóquio, e o uso da patente no Japão foi adquirido pela Maruho, de Osaka.  

A equipe do professor Kabashima selecionou no total 215 pacientes, sendo que na metade foi aplicado um remédio placebo. A injeção do medicamento Nemulizumab foi em 140 pacientes com dermatite atópica grave, com idade acima de 13 anos, por 16 semanas. Foi constatado alívio da coceira e da vermelhidão, com melhoria. 

A coceira foi atenuada já no dia seguinte à aplicação da injeção. Após 16 semanas o nível médio de prurido relatado, em 10 etapas, foi de 42,8%. E os indicadores para avaliar a intensidade da dermatite e a faixa de eczema foram de 45,9% de melhoria. Constatou-se que não foram observados efeitos colaterais graves. 

Na pele de pacientes com essa doença, as células imunológicas produzem proteínas que causam coceira. O medicamento bloqueia a função dessa proteína e trabalha para amenizar o prurido.

Para a aprovação do medicamento é preciso fazer o ensaio clínico em 3 estágios, todos concluídos. 

Kabashima disse “o efeito foi obtido em um curto período de tempo. No futuro gostaria de investigar o efeito nas crianças”. 

Obtendo aprovação do governo o novo medicamento poderá ser comercializado. Trará alívio para milhões de pessoas do Japão que amargam essa doença genética e crônica, não contagiosa.

Fontes: FNN e Asahi 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Chuvas torrenciais continuam em Kyushu e Tokai no fim de semana

Publicado em 10 de julho de 2020, em Informações

Há previsão de continuidade das chuvas torrenciais que já causaram mortes, desaparecidos danos materiais incalculáveis.

Mabi-cho na cidade de Kurashiki, província de Okayama, em julho de 2018 (NHK)

A previsão da AMJ-Agência de Meteorologia do Japão aponta para mais chuvas intensas em ampla área neste sábado (11), desde o oeste do país até a região Tohoku, segundo previsão divulgada na manhã de sexta-feira (10). 

Publicidade

No norte de Kyushu e Tokai, onde as chuvas torrenciais causaram danos humanos e materiais, há previsão de queda de 50 milímetros por hora novamente. Até a noite de quinta-feira, em Kumamoto e Fukuoka foram registrados 65 óbitos, 1 pessoa com parada cardiorrespiratória e 16 desaparecidos.

Até a manhã de sábado, estima-se grande volume de chuva no período de 24 horas, conforme segue abaixo.

  • 300mm no norte de Kyushu
  • 250mm em Shikoku
  • 150mm em Tokai e sul de Kyushu
  • 120mm em Kanto-Koshin e Chugoku
  • 100mm em Hokuriku
  • 80mm em Kansai e Tohoku

Imagem: Weather Map

As chuvas torrenciais deverão continuar no domingo (12). O volume em 48 horas deverá ser de 300 a 400mm no norte de Kyushu, e de 250 a 350mm em Tokai, além de outras regiões.

Nas províncias de Kyushu, Gifu e Nagano, o solo está instável e há locais onde as bacias ficaram acima do nível, chegando a transbordar. Por isso ,o risco de desastres permanece extremamente alto, e requerem cuidado redobrado.

A AMJ pede à população dessas áreas assoladas que se mantenham em vigilância pois há possibilidade de rajadas de vento muito fortes, ciclones, raios e trovoadas. 

Para os residentes nessas áreas, a recomendação é de ter o mapa da região de perigo (hazard map) em mãos e prestar atenção às informações das autoridades locais para garantir a própria segurança, sem subestimar os alertas.

Se ainda não leu sobre os 5 níveis de alerta toque aqui para tomar conhecimento e proteger sua vida.

Fontes: NHK e Weather Map

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!