Aumento de 20 vezes mais pacientes no dermatologista pelo uso da máscara

O número de pacientes com problemas na pele do rosto aumentou exageradamente por causa do uso de máscara.

Mulher com máscara (Engin Akyurt from Pexels)

Segundo matéria publicada pela rede estatal japonesa NHK o número de pacientes com problemas na pele do rosto aumentou 20 vezes em relação ao mesmo período do ano passado. 

Publicidade

De acordo com várias clínicas de dermatologia em Tóquio, a pessoas passaram a usar máscara a partir da primavera deste ano para proteção contra o novo coronavírus. Por conta disso o número de pacientes que vai ao médico para verificar sintomas como pele áspera aumentou rapidamente.

Na Clínica de Dermatologia Yoyogi Uehara em Shibuya, em Tóquio, 118 pessoas fizeram consulta desde março até este mês por queixas de pele áspera, em comparação com 6 na mesma época do ano passado. Portanto o aumento foi de 2.133%.

Em geral as queixas são de pele áspera ao redor da boca e nas bochechas, além da acne, sem falar nos casos em que o fio da máscara provoca dor nas orelhas.

Embora a causa detalhada seja desconhecida, acredita-se que a pele seja friccionada e fique abafada, o que causa esfoliação da camada de queratina (estrato córneo) e enrijecimento da pele, levando à aspereza.

Como se proceder para evitar e também para corrigir

Recomenda-se escolher máscara com tecido macio e que não incomode a pele do rosto.

Chiyo Takeo, diretora da Clínica de Dermatologia Yoyogi Uehara, explica. “Como é preciso usar a máscara por longo tempo recomendo tratar a pele com cuidados simples de hidratação”. 

A médica ensina como se proceder. 

  • O ideal é não usar nenhum produto para lavar o rosto, usando apenas água morna e passando as mãos limpas levemente sobre a pele
  • Se ao aplicar a loção sentir que irrita a pele, simplesmente passe um creme hidratante ou vaselina. Para uma hidratação mais eficaz, aplique o creme na testa, bochechas e queixo e vá espalhando suavemente ao longo da testa e bochechas, passando em torno dos lábios com delicadeza 
  • Ao longo do dia seque o suor do rosto delicadamente
  • Se as máscaras descartáveis de TNT (não-tecido) incomodam, procure escolher as de tecido com fibra natural ou sintética, mais macia, e que tenha elástico ou fio regulável para não incomodar as orelhas
  • No lugar da máscara pode optar pelo protetor facial ou face shield em inglês 

Caso os sintomas persistam mesmo após esses cuidados a recomendação é de visitar uma clínica de dermatologia (皮膚科, lê-se hifuka).

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Fundador da Uniqlo doa 10 bilhões de ienes para pesquisas contra câncer e vírus

Publicado em 25 de junho de 2020, em Sociedade

Considerado pela revista Forbes o 41.º homem mais rico do mundo e top do Japão o bilionário anunciou doação de 10 bilhões do seu patrimônio pessoal.

Yanai entre os professores Hojo e Yamanaka (NHK)

O presidente da empresa Fast Retailing, Tadashi Yanai, controladora da Uniqlo, anunciou na quarta-feira (24) a doação de 10 bilhões de ienes de seus bens pessoais, destinados às pesquisas científicas.

Publicidade

Foram beneficiados o professor Noriyuki Honjo, ganhador do Prêmio Nobel, e Shinya Yamanaka, da Universidade de Quioto, para desenvolvimento de pesquisas para o combate ao câncer e aos vírus, incluindo o novo coronavírus. 

Na coletiva de imprensa com os 3 Yanai justificou a sua doação dizendo “os maiores problemas no mundo da medicina são câncer e vírus”.

O montante de 500 milhões de ienes anuais será destinado pelos próximos 10 anos para as despesas de pesquisa e de pessoal, para o Centro de Pesquisa em Imunologia do Câncer, chefiado pelo professor Honjo.

Além disso, para o professor Yamanaka, 500 milhões de ienes serão aplicados anualmente nos próximos 9 anos, incluindo a construção de uma instalação para fabricação de células iPS, a baixo custo, e mais 500 milhões de ienes para pesquisas sobre infecção pelo novo coronavírus e também de medicamentos terapêuticos.  

Honjo expressou sua profunda gratidão pela doação para as pesquisas, especialmente por ser de uma iniciativa pessoal.

O professor Yamanaka disse com entusiasmo “sinto uma responsabilidade muito grande pelas doações. Não há pesquisas 100% bem-sucedidas mas quero usá-las da maneira mais eficaz possível”. Acrescentou que essa ação filantrópica de Yanai pode ser um exemplo a ser seguido por mais pessoas no Japão.

Fontes: NHK e Asahi 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!