Aumento de 20 vezes mais pacientes no dermatologista pelo uso da máscara

Publicado em 25 de junho de 2020, em Saúde, Bem-Estar e Cotidiano

O número de pacientes com problemas na pele do rosto aumentou exageradamente por causa do uso de máscara.

Neste Artigo:
&nbspAumento de 20 vezes mais pacientes no dermatologista pelo uso da máscara
Mulher com máscara (Engin Akyurt from Pexels)

Segundo matéria publicada pela rede estatal japonesa NHK o número de pacientes com problemas na pele do rosto aumentou 20 vezes em relação ao mesmo período do ano passado. 

Publicidade

De acordo com várias clínicas de dermatologia em Tóquio, a pessoas passaram a usar máscara a partir da primavera deste ano para proteção contra o novo coronavírus. Por conta disso o número de pacientes que vai ao médico para verificar sintomas como pele áspera aumentou rapidamente.

Na Clínica de Dermatologia Yoyogi Uehara em Shibuya, em Tóquio, 118 pessoas fizeram consulta desde março até este mês por queixas de pele áspera, em comparação com 6 na mesma época do ano passado. Portanto o aumento foi de 2.133%.

Em geral as queixas são de pele áspera ao redor da boca e nas bochechas, além da acne, sem falar nos casos em que o fio da máscara provoca dor nas orelhas.

Embora a causa detalhada seja desconhecida, acredita-se que a pele seja friccionada e fique abafada, o que causa esfoliação da camada de queratina (estrato córneo) e enrijecimento da pele, levando à aspereza.

Como se proceder para evitar e também para corrigir

Recomenda-se escolher máscara com tecido macio e que não incomode a pele do rosto.

Chiyo Takeo, diretora da Clínica de Dermatologia Yoyogi Uehara, explica. “Como é preciso usar a máscara por longo tempo recomendo tratar a pele com cuidados simples de hidratação”. 

A médica ensina como se proceder. 

  • O ideal é não usar nenhum produto para lavar o rosto, usando apenas água morna e passando as mãos limpas levemente sobre a pele
  • Se ao aplicar a loção sentir que irrita a pele, simplesmente passe um creme hidratante ou vaselina. Para uma hidratação mais eficaz, aplique o creme na testa, bochechas e queixo e vá espalhando suavemente ao longo da testa e bochechas, passando em torno dos lábios com delicadeza 
  • Ao longo do dia seque o suor do rosto delicadamente
  • Se as máscaras descartáveis de TNT (não-tecido) incomodam, procure escolher as de tecido com fibra natural ou sintética, mais macia, e que tenha elástico ou fio regulável para não incomodar as orelhas
  • No lugar da máscara pode optar pelo protetor facial ou face shield em inglês 

Caso os sintomas persistam mesmo após esses cuidados a recomendação é de visitar uma clínica de dermatologia (皮膚科, lê-se hifuka).

Fonte: NHK


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!
Produtos Brasileiros no Japão