Cuidados com ar-condicionado de casa e do carro durante pandemia

Publicado em 15 de maio de 2020, em Saúde, Bem-Estar e Cotidiano

Com dias mais quentes é natural que ligue o ar-condicionado dentro de casa e também o do carro. Mas é preciso tomar alguns cuidados para evitar a infecção.

Neste Artigo:
&nbspCuidados com ar-condicionado de casa e do carro durante pandemia
Imagem ilustrativa de ar-condicionado gelado (Pixabay)

Durante a pandemia do novo coronavírus e com aumento da temperatura durante o dia é natural que as pessoas liguem o aparelho de ar-condicionado para refrescar o ambiente. 

Publicidade

No entanto, foi por causa disso que no verão ano passado houve um aumento repentino de casos de infecção da influenza em Okinawa. Com ambiente fechado o contágio ocorria através das gotículas. 

Para evitar que isso aconteça com o novo coronavírus é preciso tomar alguns cuidados, pois sem ligá-lo fica difícil e aumenta o risco de hipertermia, principalmente em idosos e crianças.

O primeiro é verificar se os filtros do aparelho estão limpos. Se foi usado no verão do ano passado e não passou por uma limpeza, convém fazê-lo, seja por si mesmo ou contratando uma pessoa especializada. 

Outro cuidado muito importante é manter o ambiente ventilado. Para isso, é preciso abrir porta e janela, de lados opostos ou duas janelas na diagonal, para criar um caminho para o vento. Pode fazer isso de tempos em tempos, desligando o ar-condicionado para circular e renovar o ar do ambiente. 

Se mora em um local pequeno, sem janelas, procure usar ventilador para circular esse ar, com as abas voltadas para fora. Assim, o ar circulará bem.  

&nbspCuidados com ar-condicionado de casa e do carro durante pandemia
Ventilador voltado para o lado de fora (PM)

Ar-condicionado do carro 

Da mesma forma que é preciso tomar cuidados com a desinfecção das maçanetas da porta de casa, de locais de uso comum e das compras, é recomendável fazer o mesmo com o carro. É importante higienizar a chave, a porta, o volante, os locais onde costuma tocar e os assentos para ficar livre do vírus.

&nbspCuidados com ar-condicionado de casa e do carro durante pandemia
Ar-condicionado do carro (Pixabay)

Mas, também é preciso prestar atenção ao ar-condicionado. Por isso, convém pedir para verificar se o filtro está limpo. Quando está sujo, com poeira e mofo, além do mau cheiro faz mal à saúde.

Ao dirigir recomenda-se usar máscara, principalmente com passageiros dentro do veículo. Mas se acha que incomoda, jamais toque a boca ou os olhos.

O carro com os vidros fechados cria um dos ambientes maléficos, que é a falta de circulação do ar. 

Uma das formas mais fáceis de resolver isso  é abrir um pouco os vidros, de tempos em tempos, mesmo com o ar-condicionado ligado. Porém, em dias de chuva isso pode ser danoso. 

Há outra forma. O ar-condicionado tem 2 modos: um de entrada do ar quente ou frio e outro de circulação. Por isso, procure escolher esse último, exceto para quando está atrás de um ônibus ou caminhão soltando fumaça, dentro do túnel ou quando passa por um local com mau cheiro.

&nbspCuidados com ar-condicionado de casa e do carro durante pandemia
Modo de circulação destacado em vermelho (PM)
Fontes: FNN, Best Car, Okinawa Times e MoTA


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!