Exercícios simples para fazer em casa aumentam imunidade

Com o isolamento social há uma tendência de não praticar exercícios físicos, o que pode levar a doenças do estilo de vida e queda da imunidade.

Cenas das videoaulas (Univ. Tsukuba)

Com a disseminação do novo coronavírus e a situação se agravando, o governo decretou estado de emergência em todo país na quinta-feira (16). 

Publicidade

As crianças e adolescentes já estão em casa há mais tempo e os adultos também passam mais tempo recolhidos, já que a ordem é de isolamento social. Assim, não praticam esportes tampouco podem ir à academia. 

Com isso, a falta de exercícios físicos afeta o sistema imunológico, ainda que se alimente e durma bem. 

Ao enfraquecer a imunidade vêm as doenças secundárias, a do estilo de vida, como obesidade, diabetes, pressão arterial elevada, problemas circulatórios e outros. Isso já foi comprovado pela ciência. Além disso, ainda dá abertura ao corpo para a entrada de vírus.

A empresa Tanita Health Link apresentou exercícios físicos desenvolvidos pelo professor de esporte científico da Universidade de Tsukuba, Shinya Kuno, para manter o sistema imunológico em dia, fáceis e em casa, bem eficientes.

Vídeo 1: para fazer sozinho 

  • Abra as pernas, com os pés paralelos, na largura dos ombros
  • Flexione as pernas, agachando por 4 segundos
  • Una as mãos e flexione conforme mostra no vídeo por mais 5 segundos
  • Levante contando até 3 
  • Fazer esse exercício 5 vezes ao dia

Fazendo exercício o corpo esquenta, o que favorece o sistema imunológico, não só para combater o novo coronavírus, mas também a gripe. 

Vídeo 2: para fazer em dupla, ajuda na tensão pescoço e ombros

  • Pegue duas cadeiras e um se senta de frente para o outro
  • De mãos dadas, uma puxa e a outra com as escápulas contraídas, responde ao comando contando 3 segundos. Depois é a vez da outra. Detalhe: coloque a atenção nas escápulas

Sorrir cria as células natural killers, as que combatem as infecções virais, comprovado pela ciência. Portanto, sorria e ria!

Vídeo 3: ginástica twist para fortalecer os membros inferiores

  • Levante o braço e a perna oposta. Levemente de lado, toque o tornozelo no joelho como mostra o vídeo, em 3 segundos
  • Faça um set de 5 vezes de cada lado

Procure não exagerar para não dar efeito contrário. Nos dias ensolarados, a recomendação é sair para caminhar ao ar livre, evitando aglomerados. 

Bom exercício e divirta-se!

Fontes: Tanita e Universidade Tsukuba

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Covid-19 pode ser tratável ao reduzir a função de certas proteínas no sistema imunológico

Publicado em 17 de abril de 2020, em Sociedade

Cerca de 20% dos infectados com o vírus sofrem sintomas graves, em alguns casos levando à morte por insuficiência respiratória.

Imagem em 3D do coronavírus (ilustrativa/PM)

Uma equipe de pesquisa japonesa diz que sintomas graves de pneumonia causada pelo novo coronavírus podem ser tratáveis ao reduzir a função de certas proteínas relacionadas ao sistema imunológico.

Publicidade

O estudo foi liderado juntamente por Toshio Hirano, presidente do Instituto Nacional para Ciência Radiológica e Quântica e Tecnologia e pelo professor Murakami Masaaki da Universidade de Hokkaido.

Os pesquisadores dizem que células humanas infectadas pelo vírus ativam um mecanismo do sistema imunológico que produz grandes quantidades de interleucina-6 e outras proteínas. Isso leva a sintomas respiratórios graves.

Sabe-se que cerca de 20 por cento dos infectados com o vírus sofrem sintomas graves, em alguns casos levando à morte por insuficiência respiratória.

A equipe diz que tais sintomas graves podem ser tratáveis ao inibir o mecanismo envolvendo a interleucina-6.

Um medicamento que bloqueia o mecanismo já é amplamente administrado para artrite reumatoide e outras condições.

Companhias farmacêuticas dizem que estão conduzindo um programa clínico para ver se o medicamento funciona contra sintomas do coronavírus.

Hirano diz que está colocando suas esperanças nos resultados dos ensaios. Seu grupo publicou o estudo na edição online na Immunity, revista de ciência dos EUA.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!