Alimentos que ajudam a melhorar a imunidade, incluindo iogurtes

Publicado em 30 de março de 2020, em Saúde, Bem-Estar e Cotidiano

Embora seja um país oriental há uma variedade de iogurtes do Japão, bons para o intestino e, consequentemente, para o sistema imunológico. Veja!

Neste Artigo:
&nbspAlimentos que ajudam a melhorar a imunidade, incluindo iogurtes
Iogurte com frutas, alho e cebola japonesa e brocolis sprout (Pixabay, Pixinio e NeedPix)

Na época da epidemia da influenza, dos danosos polens na atmosfera para quem é alérgico e também do temido novo coronavírus, o que as pessoas mais querem saber é como se proteger. 

Publicidade

Além dos cuidados diários de lavar bem as mãos, usar máscara, evitar aglomerações e manter um distanciamento social é preciso cuidar do corpo e da mente. 

Em relação à mente é importante fazer uma meditação diária – ainda que seja por poucos minutos – ou oração. Isso ajuda a manter a calma, ter bons pensamentos e a cultivar a fé. 

Para os cuidados do corpo a fim de aumentar a imunidade, a capacidade do organismo se defender de vírus e bactérias, é preciso elencar uma série de ações.

O médico Yoshihiro Imazu, diretor da Clínica Shiba Daimon Imazu, explica “Tendo alta imunidade, estará menos suscetível a doenças infecciosas, como gripe e resfriado, e mesmo se for infectado, os sintomas serão mais leves. É muito importante aumentar a imunidade para se proteger do novo coronavírus”.

Aqui entram boa noite de sono, exercícios físicos diários, controlar o estresse, boa alimentação, evitar resfriar o corpo e suplementação, se for o caso.

&nbspAlimentos que ajudam a melhorar a imunidade, incluindo iogurtes
Bom sono é essencial (Public Domain Picture)

Quatro pontos para aumentar a imunidade

  1. Prepare o ambiente intestinal: “O intestino é o maior órgão imunológico, responsável por cerca de 70% da imunidade. Melhorar a microbiota intestinal leva diretamente à melhora da imunidade”, explica o médico Takafumi Kudo, vice-diretor da Clínica de Medicina Interna Kudo 
  2. Mantenha a membrana mucosa normal: “A membrana mucosa é o ponto de contato entre nosso corpo e o mundo exterior, como as membranas mucosas na boca, no nariz, na traqueia, no estômago e nos intestinos. Se não estiverem boas os vírus e bactérias podem facilmente entrar no corpo”, explica o médico
  3. Aumente a temperatura do órgão interno: “É sabido que a queda de 1°C nos órgãos internos diminui a imunidade em 30%, portanto, aquecer o corpo por dentro aumenta a imunidade”, explica  
  4. Promover o bom fluxo sanguíneo: “Existem glóbulos brancos com uma função imune na corrente sanguínea. Eles passam pelo corpo e removem substâncias estranhas no corpo”, explica

10 alimentos à mesa para melhorar o sistema imunológico

Cinco profissionais da saúde elegeram 10 alimentos para aumentar a imunidade do corpo. Veja quais são. 

10 – Wakame

Essa macroalga é rica em fibras, cálcio e iodo, excelente para o sistema circulatório. Vai bem na salada e no missoshiru.

9 – Brocolis sprout ou broto de brócolis

Diz-se que comer cerca de 20g por dia tem um efeito antioxidante que dura cerca de 3 dias. Portanto, recomenda-se comer cerca de 1 embalagem a cada 3 dias.

8 – Fígado

Seja de boi, porco ou frango obterá vitaminas e minerais que melhoram as defesas imunológicas. Dica antes do preparo: coloque-o de molho no leite por alguns minutinhos, isso tira o cheiro característico.

7 – Missô

Rico, deveria ser consumido diariamente. Como é um fermentado é vulnerável ao calor, por isso, não se recomenda colocá-lo no missoshiru fervendo. Desligue o fogo e só depois coloque-o.

6 – Cogumelos

O beta-glucano está abundantemente contido nos cogumelos shiitake, shimeji e enokitake. O shiitake seco ao sol tem vitamina D.

5 – Alho

A alicina, um componente do alho, tem um poderoso efeito bactericida, desintoxicante e promotor da circulação sanguínea, além de ativar células NK (natural killers). Alho ralado cru usado como tempero ou picado e frito em óleo pode ser usado para consumir alicina com eficiência. Mas cuidado, pois em excesso pode danificar o estômago.

4 – Cebola verde japonesa

Também conhecida como cebola verde longa é parente da cebolinha. A parte branca contém um componente chamado isoalina. Quando cortada e picada, quebram-se as células e produz isoalisina com propriedades antivirais. A parte verde também tem propriedade antiviral. Mas cuidado, deve ser preparada em temperatura baixa, grelhada e depois deve usar um fio de azeite de oliva.

3- Gengibre

O gengibre é um alimento que aumenta a temperatura interna ou termogênico. Gingerol, um componente pungente do gengibre, é um forte bactericida e é obtido quando aquecido. A recomendação é preparar um chá preto e quando a temperatura estiver em torno dos 60ºC acrescentar um pouco de gengibre ralado.

2 – Natto 

É o típico alimento amado ou odiado, sem meio termo. Para aproveitar o máximo dele, mexa-o bem e só depois acrescente o caldo e a mostarda. É rico em fibras, nattokinase, além de muitos outros benefícios. Como é vulnerável ao calor nunca coloque sobre o arroz ou outro alimento quente. Falar sobre ele renderia muitos livros.

Top dos alimentos: iogurte

&nbspAlimentos que ajudam a melhorar a imunidade, incluindo iogurtes
Yogurte com berries (NeedPix)

As bactérias do ácido láctico e as bifidobactérias contidas no iogurte são micro-organismos, chamadas de bactérias que têm efeitos benéficos nos seres humanos, melhoram o ambiente intestinal e aumentam a imunidade.

Existem 3 tipos de bactérias intestinais: as boas, as ruins e as oportunistas (hiyori) que são mais ativas. Comer iogurte reduz bactérias ruins no intestino e aumenta as boas. Além disso, se você planejar uma maneira de comer, o efeito será melhorado.

Quando ingeridos com oligossacarídeos e fibra alimentar (frutas, por exemplo), aumentam o número de boas bactérias porque servem de ração para elas. Em geral as pessoas comem o iogurte gelado, mas para aumentar esse potencial é bom aquecê-lo por 30 segundos no forno de micro-ondas. É muito mais eficaz comer à temperatura de 30 a 40ºC. Mas, atenção: temperatura superior a essa mata as bactérias do bem.

Um dos médicos explica que cada pessoa tem bactérias eficazes diferentes. A dica dele é tentar comer o mesmo iogurte todos os dias por cerca de 2 semanas e, se o estômago e a pele melhorarem, esse é o iogurte que combina com seu corpo. Se não perceber melhora, mude o iogurte. 

Os mais vendidos

Os mais vendidos para essa finalidade de melhorar o sistema imunológico são os em foto abaixo. 

Caso queira ver outros iogurtes para saber qual escolher toque aqui e veja o guia.

&nbspAlimentos que ajudam a melhorar a imunidade, incluindo iogurtes
Fotos: divulgação
&nbspAlimentos que ajudam a melhorar a imunidade, incluindo iogurtes
Fotos: divulgação
&nbspAlimentos que ajudam a melhorar a imunidade, incluindo iogurtes
Fotos: divulgação

Bebidas do bem

Uma bebida que não pode faltar no dia a dia é o chá verde. Deve ser preparado com água à temperatura de 80ºC. Pode ser ingerido como também pode ser usado para o gargarejo, especialmente para o combate à gripe e influenza. 

&nbspAlimentos que ajudam a melhorar a imunidade, incluindo iogurtes
Fotos: Pixabay e Yakult

Outra bebida que não pode faltar é o Yakult, preparado com bactérias do ácido láctico. As cepas Casei Shirota demonstraram ter efeitos imunomoduladores em estudos anteriores e mostraram restaurar a reduzida atividade das NK (naturals killers), tão importante para a melhora do sistema imunológico.

Cuidado com certas atitudes

Comer alimentos que esfriam o corpo, principalmente à noite, como verduras e hortaliças cruas e geladas, sorvetes e sobremesas não faz bem, tanto quanto ligar o ar-condicionado com baixa temperatura. Cuidado com excesso de cafeína nesse período.

Quem faz dieta alimentar restritiva também precisa tomar cuidado. O corpo precisa de leguminosas, verduras, raízes, castanhas, frutas e proteínas, de forma equilibrada. Por isso, verifique se não está prejudicando o seu corpo.

Fontes: Kaigo Post Seven, Yakult Institute, The 360 Life, Otsuka e Showa-U


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!