Poléns que causam alergia: previsão da intensidade em 2020

A dispersão dos pólens que causam alergia chamada de ‘kafunsho’ será alta ou baixa? Veja a previsão.

Pólens do cedro (Photozou)

No fim da semana anterior a Agência de Meteorologia do Japão-AMJ divulgou o segundo relatório da previsão da dispersão dos pólens na primavera de 2020, em todo arquipélago, exceto em Okinawa onde isso não acontece.

Publicidade

A divulgação dessa estimativa é para que as pessoas com alergia ao pólen, chamada popularmente de febre do feno em português (polinose) e kafunsho em japonês, possam tomar medidas preventivas antecipadamente.

Em janeiro do próximo ano a temperatura deverá ser mais elevada do que a média normal, em todo país. Em contrapartida, em fevereiro a previsão é de média normal. E ela influencia a época e quantidade desses alergênicos no ar. 

Os pólens já começam a se espalhar em pequena quantidade pouco antes do rompimento da dormência. Por isso, as pessoas alérgicas devem iniciam as ações de prevenção bem antes. Se a previsão é de iniciar na segunda quinzena de fevereiro essas medidas devem ser iniciadas pelo menos um mês antes

Muito ou pouco pólen?

Previsão de início da dispersão dos pólens de cedro, por área. Em Aichi pode começar em 21 de fevereiro (Tenki)

Os períodos previstos indicam ser os mesmos de 2019 para os pólens do cedro (sugi em japonês). Na primeira quinzena de fevereiro Kyushu e Shikoku, Tokai e parte de Kanto já deverão ter essas partículas na atmosfera. 

A boa notícia é que de Kyushu a Kanto-Koshin a previsão é de que seja muito menos do que o habitual, o que significa 50% a menos do que a média.

No próximo ano, em Kyushu, Shikoku e Kinki a estimativa é de ser bastante inferior. Em Aichi e províncias de Kanto há possibilidade de ser menos que o normal, indicando ficar na faixa dos 50 a 70%.

Em contrapartida quem mora em Hokkaido e Tohoku deve ficar atento à prevenção pois há possibilidade de ser muito mais intenso ou intenso que a média normal, podendo chegar a 200%. Veja a ilustração abaixo.

Mapa da quantidade de dispersão, por província: verde escuro indica muito pouco, verde intermediário pouco e mais claro mais ou menos pouco, enquanto vermelho muito acima da média (Tenki)

Fonte: Tenki 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Bônus médio dos funcionários públicos e da alta esfera

Publicado em 10 de dezembro de 2019, em Sociedade

A média dos bônus dos funcionários públicos, tanto das províncias quanto da nação foi divulgada. Veja quanto é o Primeiro-Ministro.

Cédulas de ¥10.000 (Flickr)

Em quase todo país os funcionários públicos tiveram seus bônus depositados em suas contas na terça-feira (10), com pouco menos do que no ano passado. 

Publicidade

A média nacional do bônus de inverno é de 690 mil ienes, 20 mil a menos. Os servidores públicos da nação receberam média de 687.700 ienes, considerando idade na faixa dos 35 anos. 

Os de alto escalão também foram contemplados. A média de um juiz da Suprema Corte é de 5,86 milhões, superior ao do Primeiro-Ministro, de cerca de 4,10 milhões de ienes. Também ganha mais o presidente da Câmara dos Representantes, de cerca de 5,43 milhões de ienes. Já os ministros receberam 3,42 milhões de ienes.

Províncias de Aichi, Gifu e Mie

Um funcionário público da província de Aichi, na faixa dos 43 anos, recebeu em média 844.439 ienes, 3,3% a menos do que no ano passado.

A média de Gifu foi de 841.559, enquanto de Mie foi o melhor das 3, com 852.167 ienes.

Entre os governadores dessas 3, o melhor foi de Aichi, com 3.574.289 ienes. Os de Gifu e Mie receberam 3.457.200 e 3.108.800, respectivamente.

O prefeito de Nagoia, Takashi Kawamura, devido à condição imposta por si mesmo, abre mão de boa parte do seu bônus há tempos, por isso, recebeu uma parte no valor de 1 milhão de ienes. Esse valor não é diferente da média dos funcionários públicos municipais da sua cidade, de 931.001 ienes.

Fontes: NHK, CBC TV e CTV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!