Dia do Chá Preto: curiosidade, tipos e benefícios para a saúde

O chá preto é uma das bebidas mais consumidas no mundo, pelo sabor e seus benefícios. No Japão tem até dia comemorativo no calendário.

Chá preto em folhas e já preparado (Pixabay)

Em 1.º de novembro o calendário japonês comemora uma data especial, o Dia do Chá Preto. Foi instituída no ano de 1983 pela Japan Tea Association por um motivo muito especial. 

Publicidade

A história conta que no período Edo (1603 – 1868) Kotaro Daikokuya, um japonês, se perdeu na Rússia depois de um acidente marítimo. Lá socorrido, lhe foi servido formalmente em uma reunião o chá preto. Teria sido o primeiro japonês a tomar essa bebida, já popular no ocidente. 

Embora tenha ficado conhecido como chá preto no mundo, na China e Japão é conhecido como chá vermelho (紅茶, pronuncia-se kohcha). 

Origem

Na antiguidade era produzido na China (Camellia sinensis) e posteriormente na Índia, com a variedade Assam, por causa do nome da região. Esse último é o maior produtor, seguido de Sri Lanka. 

Mais tarde vieram as variedades híbridas e cultivos em outros países como Quênia, Turquia e Indonésia. 

Diversos chás pretos e uma xícara da bebida quentinha (Pixinio)

Tipos de chá preto

Antes das misturas, os chás são conhecidos pela sua origem. Os mais famosos da Índia são Assam, Darjeeling, Dooard, Sikkim e Nilgiri. 

O da Indonésia é o Java, enquanto o da Malásia é o Boh, sendo que o de Bangladesh é o Sylhet.

Os de Sri Lanka são Uva, Kandy, Dimbula, Galle, Ratnapura, entre outros. 

No Japão também há várias províncias que produzem esse chá, entre elas as de Kyushu e Okinawa, mas também em Shizuoka.

Bebida para o ano todo

Pode ser servido quente ou gelado. Há países que tomam o chá com leite, como o chai na Índia, com manteiga como faz o povo do Tibet, pode ser adoçado com açúcar, geleia ou mel, temperado com especiarias ou limão, mas também o sumo de outras frutas. 

Nomes em outros idiomas

O nome é de origem chinesa – cha, pronuncia-se tcha – e assim ficou no Japão. A pronúncia nos outros países também é muito parecida, como na ชา (cha) na Tailândia. Tea em inglês, tè em italiano, thé em francês, té em espanhol, चाय (chaai) em hindi ou tsaa em tagalog. 

Benefícios do chá preto para saúde

Os polifenóis desse chá vem chamando a atenção para o combate à gripe e influenza. Além da ingestão, fazer um gargarejo também ajuda na prevenção. 

Pesquisas indicam que tem efeitos para prevenção de cárie por causa do flúor, evita intoxicação alimentar por conta do galato de epigalocatequina, redução do colesterol e pressão arterial graças aos flavonoides e taninos, além da prevenção do envelhecimento da pele por causa da catequina.

Essa bebida contém cafeína, cerca de 3% do volume, mas inferior à do café. Como é combinada com o tanino, portanto com efeito suprimido, a ação de despertar é fraca em relação ao café.

Xícara de chá preto (Public Domain Pictures)

Essa bebida também contém catequinas (os poderosos antioxidantes do chá que combatem as células causadoras de câncer e ajudam a prevenir doenças cardíacas, taninos (os compostos químicos naturais que dão adstringência ao chá preto e ao vinho tinto), guanina (estimulante natural) e xantina (outro estimulante natural, semelhante à cafeína).

Os muitos antioxidantes e polifenóis do chá preto estão associados a vários benefícios à saúde. Especificamente, o chá preto contém flavonoides complexos, que são polifenóis que ajudam na prevenção de doenças. Uma única xícara de chá preto contém uma média de 200 miligramas de flavonoides. Muitos médicos agora recomendam a ingestão de 600 miligramas de flavonoides por dia para uma série de benefícios à saúde.

É especialmente recomendado para a saúde cardiovascular, na prevenção do câncer graças aos polifenóis. Os taninos ajudam a combater vírus da influenza e também a disenteria e hepatite.

Também beneficia o sistema imunológico por causa dos antígenos de alquilamina. Ajuda na digestão e alivia doença intestinal

Beleza com chá preto

Beber esse chá beneficia a pele de três maneiras. Primeiro, nutre a pele com vitaminas B2, C e E, com minerais como magnésio, potássio e zinco e polifenóis e taninos essenciais. Segundo, sua cafeína e alguns de seus outros componentes químicos podem matar vírus orais, o que ajuda a prevenir infecções de pele e espinhas. Terceiro, o chá preto demonstrou reduzir rugas simuladas e sinais de envelhecimento prematuro.

E mais, colocar saquinhos de chá pretos sob os olhos ajuda a reduzir o inchaço e as olheiras. Também ajuda a dar brilho e evitar que os cabelos fiquem brancos.

Melhora a saúde dos ossos, dá mais energia, melhora o foco e concentração, pois o efeito da cafeína do chá preto é diferente do café, pois estimula menos o coração.

Com todos esses benefícios fica difícil não se render ao chá preto. Mas, atenção, é melhor beber sem açúcar ou adoçante

Leia outras matérias relacionadas à saúde e bem-estar tocando aqui. Compartilhe com sua rede de amigos.

Presenteie-se com chá preto (Pixabay)

Fontes: Japan Tea Association, Wikipedia, The Spruce Eats e Health Line

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Ônibus escolar e carro colidem em Gifu e 3 ficam feridos

Publicado em 30 de outubro de 2019, em Acidentes

O acidente entre os dois veículos na manhã de quarta-feira resultou em uma criança ferida mais 2 adultos.

(imagem/Tokai TV)

Por volta das 8h20 de quarta-feira (30) ocorreu uma colisão entre um carro de passeio e ônibus de transporte escolar, em um cruzamento sem semáforo, na cidade de Hashima (Gifu). 

Publicidade

Um menino de 4 anos e a professora da pré-escola, 28, se feriram, com lesões consideradas leves. Um homem assalariado, 60, que caminhava pelo local foi atingido por um fragmento de peça quebrada que pulou do local do acidente.  

As demais 8 crianças que estavam dentro do ônibus só tomaram susto com o acidente. 

A polícia está ouvindo o motorista do veículo de passeio, 24, de Inuyama (Aichi) e o do ônibus, de 67 anos. 

O local tem visibilidade muito ruim, segundo a polícia, por isso, está sendo investigada a circunstância do acidente. 

Fontes: Tokai TV e Yomiuri

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!