Tomar café antes de dormir não afeta a qualidade do sono, mostra estudo

As descobertas foram inusitadas, já que fisiologicamente a cafeína bloqueia as substâncias químicas que promovem o sono no cérebro.

Novo estudo mostra que a cafeína não afeta o sono (ilustrativa/banco de imagens)

A cafeína é um estimulante conhecido que anima quem a consome e aumenta a atenção e promove a vigilância.

Publicidade

Mesmo assim, um novo estudo curioso descobriu que beber chá ou café dentro de 4 horas antes de dormir não afeta o sono de forma nenhuma.

Pesquisadores da Universidade Atlântica Flórida e da Escola Médica de Harvard registraram  a quantidade de cafeína, álcool e nicotina que 785 voluntários consumiram e compararam seus diários do sono e sensores de pulso.

Cerca de 40 por cento do grupo admitiu consumir cafeína em pelo menos uma noite do estudo. Mas, embora a nicotina e o álcool terem afetado o sono – com um cigarro noturno apagando 42 minutos do sono total para os insones – a cafeína pareceu não ter efeito algum.

As descobertas foram inusitadas, já que fisiologicamente a cafeína bloqueia as substâncias químicas que promovem o sono no cérebro.

Escrevendo no jornal Sleep, a Dra. Cristinie Spaola, da Universidade da Flórida, disse: “Considerando a importância de saúde pública de obter qualidade de sono e uso disseminado de álcool, nicotina e cafeína, poucos estudos investigaram profundamente a associação entre o uso noturno da substância e parâmetros de sono.

“Esses estudo representa um dos maiores exames longitudinais da associação de uso noturno de álcool, cafeína e nicotina com resultados de sono medidos objetivamente.

“Uma noite com uso de nicotina e/ou álcool dentro de 4 horas antes de dormir demonstrou pior continuidade de sono do que uma noite sem.

“Não observamos uma associação entre ingestão de cafeína dentro de 4 horas antes de dormir com qualquer um dos parâmetros de sono. Essas descobertas dão suporte à importância de recomendações de saúde do sono as quais promovem a restrição de nicotina e álcool à noite”.

Um relatório do Conselho do Sono descobriu que 70% dos adultos na Inglaterra tinham menos de 7 horas de sono por noite e mais de um quarto dormiam mal regularmente. O Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS) recomenda cortar o chá, café e energéticos ou bebidas como coca-cola à noite porque acredita-se que a cafeína interfira no processo de pegar no sono e evita o sono profundo, recomendado ao invés disso tomar leite morno ou chá de ervas.

A orientação tem base em pesquisa anterior  a qual mostrou que o uso de cafeína perto da hora de dormir pareceu aumentar o tempo para cair no sono e fez as pessoas acordarem mais depressa.

Entretanto, pesquisadores dizem que grande parte dos estudos envolveram menos participantes em ambientes  de laboratório não naturais, onde foram dados a eles tabletes de cafeína para simular os efeitos de bebidas noturnas.

Em contraste, as pessoas no novo estudo abordaram suas vidas normais. Os resultados mostraram que uma noite com uso de nicotina, comparada com uma noite sem, levou as pessoas a acordarem 6 minutos antes.

Entretanto, eles enfatizaram que não conseguiram dizer quanta cafeína cada participante ingeriu ou se alguém foi particularmente sensível à ela.

Fonte: The Telegraph

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Lotte recolhe 400 mil unidades de chocolates

Publicado em 7 de agosto de 2019, em Economia

Por ter sido informada de danos à saúde a fabricante Lotte recolhe voluntariamente 400 mil unidades de seus produtos.

Chocolates alvo do recolhimento (NHK)

A gigante do segmento de fabricação de produtos alimentícios, Lotte, informou na quarta-feira (7) que recolherá voluntariamente 2 de seus chocolates. 

Publicidade

No total são cerca de 400 mil unidades distribuídas no mercado. Uma substância láctea alérgena além do valor padrão foram encontradas nos chocolates 70% cacao e polifenol chocolate.

Segundo a fabricante 7 pessoas que consumiram um desses chocolates relataram reação alérgica, por isso, recolhe do mercado. 

Fontes: NHK e Chunichi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!