Como evitar hipertermia no cão de estimação

Publicado em 13 de agosto de 2019, em Saúde, Bem-Estar e Cotidiano

Com as altas temperaturas deste verão é preciso redobrar os cuidados para a saúde humana, mas também do seu pet.

Neste Artigo:
&nbspComo evitar hipertermia no cão de estimação
Imagem ilustrativa Pixabay

A hipertermia e insolação são fatores de preocupação com as altas temperaturas dessa onda de calor que já perdura mais de 2 semanas. Se o ser humano sofre o cão de estimação também.

Publicidade

A médica veterinária Hiroko Tanabe foi ouvida pelo Weather News para informar sobre os cuidados com o melhor amigo do homem. Ela diz que os pets com menos de 1 ano e idade superior a 7 requerem atenção redobrada.

Cães com o focinho curto, os que já tiveram hipertermia no passado, os que têm doenças, exigem muito mais atenção.

Causas da hipertermia e como evitar

As causas da hipertermia nos cães são luz solar direta, alta temperatura, alta umidade e ausência de vento. Mesmo se o ar- condicionado for usado em ambientes internos, existe a possibilidade de insolação. Quando é criado fora, a luz solar direta na sua casinha ou no concreto é danosa. 

Por isso, é importante usar o ar-condicionado para refrescar o ambiente onde ele fica e não deixar que a luz solar atinja o local diretamente.

Um ponto importante é na hora de dar um volta com ele. Se o asfalto estiver com uma temperatura de 55ºC o pet vai sentir pelo menos 40ºC por causa de sua altura, enquanto o ser humano adulto sentirá 30ºC.

Por isso, a recomendação da veterinária é escolher o amanhecer ou a noite, depois que estiver mais fresco, para sair com ele.

Água, bebida isotônica ou leite?

O cão necessita de reposição de água, como o ser humano que toma esse líquido precioso suplementado com sal ou bebidas isotônicas. Já o pet não precisa de bebida isotônica pois a perda de minerais não se compara aos humanos, já que sua transpiração ocorre nas patas. Basta hidratá-lo com água.

A médica adverte sobre o leite pois há pessoas que pensam que essa bebida ajuda na suplementação. Mas ela diz que há risco de alguns cães terem diarreia, e aí sim, perder minerais, sendo perigoso para sua saúde. Por isso, é melhor dar água mesmo.

Procedimentos na suspeita de hipertermia

Se perceber que o corpo dele está mais quente que o normal, com respiração ofegante e babando excessivamente podem ser sinais de hipertermia. Se o quadro se agravar poderá ter convulsão. 

Com esse quadro leve-o a um local fresco, dê água e refresque as articulações com toalha gelada. Assim que melhorar um pouco, leve-o à clínica.

A médica recomenda cuidados no verão, por isso, o ambiente e a caminhada merecem atenção. 

Fonte: Weather News


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão - Good Support!!
Easy Car Ride, carros e financiamentos
UNIP - Faculdade a distância no Japão