Perigos do spray impermeabilizante

Os sprays impermeabilizantes são muito úteis principalmente na época de chuvas ou na temporada de esqui, mas é preciso de muito cuidado.

Publicidade

Recentemente, foi relatada a morte repentina de um homem quando estava na banheira de sua casa no Japão. O motivo da morte foi causado por uso do aparentemente inofensivo spray impermeabilizante. Saiba como usar corretamente e veja os perigos que borrifadores podem causar à sua saúde.

Morte causada por spray impermeabilizante

O tema teve mais relevância em solo nipônico recentemente com o tweet de um médico.

“Não utilize sprays impermeabilizantes em ambientes fechados. Tente não aspirá-lo mesmo fora de casa. Sem tensioativos as células não conseguem se espalhar. Se o pulmão ficar impermeável, a pessoa pode sofrer de doença pulmonar intersticial. Assim, não importa quanto você respire, o oxigênio não entra e o indivíduo pode morrer. Uma pessoa que gostava de escalar montanhas teve esses sintomas”.

A publicação foi feita por um médico de Chiba especialista em atendimento de emergência e cirurgias. Segundo o médico, ele se recordou da história de um de seus companheiros que atendeu um paciente que apresentou tais sintomas um dia antes de ter programado uma escalada.

“Há alguns anos, um homem que havia borrifado spray impermeabilizante em seus equipamentos de montanhismo um dia antes de escalar um montanha acabou morrendo após apirá-lo em ambiente fechado. Ele acabou utilizando uma lata inteira. Talvez teria desejado borrifar cuidadosamente todos os equipamentos. Escuto que algumas pessoas que utilizam na época da chuva ou neve, ou antes de escalar montanhas, e passam mal. Acho que muitas pessoas não conhecem o perigo do spray. Queria que todos soubessem disso e resolvi escrever o post”, comenta o médico.

Experiência de quase-morte de uma mulher

“Há alguns anos, fui displicente e agora quero alertar todos. Queria respirar, mas toda vez que inalava ar, não conseguia respirar oxigênio e me sentia estrangulada. O ar entrava, mas meu pulmão não aceitava, o que me estrangulava mais. E tudo isso se repetia eternamente. Fiquei com febre e sofri 3 dias com isso. Que ninguém cometa o mesmo erro”, relata uma mulher no Twitter.

Em comentário dado ao NHK News, a mulher disse que o incidente ocorreu há 5 anos, no mês de junho. “Pensei que ia morrer. Escrevi o post alertando para que ninguém tenha que sentir isso”, explica.

O caso aconteceu momentos depois de ter borrifado uma lata de spray impermeabilizante em 4 pares de saltos altos que havia comprado para usar no trabalho. O apartamento estava totalmente fechado no momento. Uma hora depois começou a sentir os sintomas. Primeiro, foi apenas uma tosse seca, que evoluiu para complicações respiratórias.

“Pesquisei os sintomas na internet e achei que o spray teria causado isso e fui ao médico. Fiz o exame e me falaram para ficar de repouso, mas estava com febre de 39°C. Fiquei 2 dias de cama e foi realmente horrível”, completa.

Por que é perigoso respirar spray impermeabilizante?

O spray impermeabilizante contém fluoropolímero, silicone e outros tipos de resina aquosas, que repelem a água. Segundo o Centro de Informação de Intoxicação do Japão (Japan Poison Information Center), que realiza atividades de conscientização sobre intoxicação aguda causada por substâncias químicas, se o spray tiver essas resinas, podem se prender no pulmão e atrapalhar o fluxo de oxigênio.

Na pior das hipóteses, pode ocasionar complicações respiratórias e até matar.

Os acidentes estão aumentando

O centro recebe consultas de pessoas que aspiraram spray impermeabilizante. Segundo o gráfico do centro, em 1993 foi registrado o maior índice de casos.

Naquela época, o Japão estava vivenciando o ápice da popularização de esqui, e muitas pessoas usavam os sprays dentro de casa para limpar os equipamentos. Depois de muitos esforços para conscientizar a população, o número de incidente caiu para apenas 6 em 2001.

Contudo, recentemente os números voltaram a aumentar. Em 2015, foram registradas 68 consultas. Agora, muitos casos estão acontecendo nos meses de junho e julho, e não apenas na temporada de esqui.

Um passarinho pode morrer na hora se aspirar o spray

Comentários de pessoas que têm animais de estimação também ganharam notoriedade.

Entre as pessoas que cuidam de periquitos e outras espécies de pássaros, não utilizar spray impermeabilizante dentro de casa faz parte do bom senso. Contudo, muitas pessoas que têm outros animais de estimação não sabem disso.

“Obviamente, não se deve usar spray impermeabilizante dentro de casa. O spray borrifado pode se acumular no chão e aumentar a concentração. Logo, pequenos animais como cachorros podem aspirá-lo. E o corpo dos animais é menor do que o nosso. O pulmão deles é bem pequeno, então mesmo uma pequena quantidade da substância pode causar um graves problemas. O principal método preventivo é usar fora de casa”, explica o veterinário Masamichi Watanabe, que trabalha em hospital veterinário em Aichi.

O que as marcas dizem a respeito?

“Os sprays impermeabilizantes são feitos principalmente de polímeros de carbono-flúor. São muito perigosos, então use fora de casa. Deixamos escrito nos produtos os alertas em relação ao uso”, explica uma das maiores fabricantes de sprays.

Atualmente, as marcas estão fazendo pequenas modificações para tornar o produto menos perigoso.

Os polímeros dos sprays têm o formato de pequenas partículas. Por isso, acabam se misturando com o ar e podem causar grandes riscos à saúde se entrarem no pulmão. Contudo, as marcas estão aumentando o tamanho dessas partículas para ficarem mais difíceis de se misturar com o ar.

Além disso, há o grau de adesão, que indica a aderência das partículas borrifadas em objetos. O MHLW-Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar determinou que o padrão mínimo é de 60%. Contudo, as marcas estão fabricando produtos com mais adesão para garantir mais segurança ao consumidor.

E, se você já foi borrifado com spray, não parece que ele gruda na roupa como se fosse água e seca rápido? Na verdade, isso pode ser prejudicial, já que se o spray secar muito rápido, as partículas acabam se espalhando e podem parar dentro do pulmão. Então, as fabricantes também estão fazendo sprays que secam mais lentamente.

Em resumo…

  • Borrife fora de casa
  • Mesmo fora de casa, não utilize na direção a favor dos ventos
  • Verifique se não tem algum animal ou pessoa por perto
Fonte: NHK News

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Autor de mensagem na garrafa é encontrado após 50 anos

Publicado em 19 de julho de 2019, em Notícias do Mundo

Paul Gilmore, que então tinha 13 anos, lançou a garrafa no oceano quando viajava a bordo de um cruzeiro que seguia para a Austrália.

A garrafa foi lançada ao mar por Paul Gilmore há 50 anos (ilustrativa/banco de imagens)

O autor de uma mensagem na garrafa foi localizado cerca de 50 anos após ele tê-la lançado no Oceano Índico.

Publicidade

Paul Gilmore, que então tinha 13 anos, lançou a garrafa no oceano enquanto viajava com sua família a bordo de um cruzeiro que saiu do Reino Unido com destino a Melbourne, na Austrália.

Na terça-feira (16), sua mensagem foi encontrada na Austrália Meridional por Jyah Ellot, de 13 anos, que estava pescando com seu pai.

Gilmore disse à BBC que ele “sempre teve a esperança de que um dia uma carta voltaria”.

Na mensagem de 17 de dezembro de 1969, Paul Gilmore escreveu que estava viajando para a Austrália no navio Fairstar e que estava a 1.600Km de distância de Fremantle. Ele pediu a qualquer um que encontrasse a mensagem que respondesse.

Gilmore, agora jardineiro e dono de negócio disse: “Eu lembro vividamente como enviei aquelas cartas. Elas eram importantes para mim – parte da aventura para o outro lado do mundo.”

“Eu adorava ler histórias de aventuras, de Robinson Crusoé e o restante. Acho que eu estava esperando que uma bela garota em uma ilha exótica a encontrasse”, enfatizou.

Gilmore voltou ao Reino Unido em 1973 e concluiu seus estudos antes de trabalhar na Escandinávia e no Oriente Médio como professor de inglês.

“Sempre gostei de viagens e aventuras. Eu venho viajando desde então de uma maneira ou outra”, disse ele.

Jyah Ellot encontrou a mensagem na Praia de Talia na Península de Eyre. Ele e o pai quebraram a garrafa para preservar a mensagem.

Jyah Ellot com o papel da mensagem e pedaços da garrafa quebrada (à esq.), Paul Gimore no centro da foto (centro) e a o papel da mensagem (à dir.) – via BBC

Jyah está agora na expectativa de escrever para Gilmore, que atualmente está de férias em um cruzeiro.

A família de Gilmore disse ao ABC que, assim que ele retornar de seu cruzeiro, os Elliot devem esperar uma resposta.

Em 2018, uma família em Perth encontrou a mensagem na garrafa mais antiga do mundo, quase 132 anos após ela ter sido lançada ao mar.

Especialistas australianos confirmaram que se tratava de uma mensagem autêntica jogada de um navio alemão.

Fonte: BBC

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!