Batata pode ser perigosa: saiba como se proteger da intoxicação

Após a intoxicação alimentar de 13 crianças por terem comido batata, saiba que ela oferece risco por causa de dois glicoalcaloides. Veja como evitar.

Batatas (Public Domain Pictures)

A batata usada para o preparo de vários alimentos pode causar intoxicação alimentar se não souber identificar onde está o perigo. 

Publicidade

Na terça-feira (9) 13 estudantes do primário da cidade de Takarazuka (Hyogo) foram diagnosticados com intoxicação alimentar por causa do popular tubérculo. Oito delas tiveram que ficar internadas. 

Na página do Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas há explicações sobre o motivo da intoxicação. 

Em 10 anos, até o ano passado, foram 346 pessoas diagnosticadas com intoxicação por 2 glicoalcaloides – solanina e chaconina, ambos encontrados na batata. A causa de tê-las pode ser para se protegerem dos predadores.

Como identificar o problema na batata

Segundo o ministério é bem fácil evitar essa intoxicação alimentar. Basta prestar atenção em 3 detalhes. 

O primeiro deles é não usar a batata ainda pequena, que não se desenvolveu plenamente, no preparo dos alimentos. Isso acontece quando se planta batata em casa, por exemplo. As vendidas em supermercados e quitandas são colhidas no ponto. 

O segundo detalhe muito importante é não deixar esse tubérculo tomar sol ou luz da lâmpada fluorescente. Quando isso acontece fica com a casca em tom verde, o que produz os glicoalcaloides. Se já comprou assim, retire uma generosa camada da casca para o preparo. Para que isso não aconteça em casa é preciso saber armazená-la. Procure guardar em uma caixa de papelão fechada, em local fresco e ventilado, porém, sem luminosidade. 

Batata com a casca verde por ter recebido luminosidade comparada à armazenada sem luz (ministério)

O terceiro detalhe é evitar de deixar a batata muito tempo em casa, ao ponto de começar a brotar. Esses brotos oferecem risco à saúde. Por isso, se tiver brotando, remova todos, descascando uma camada bem grossa.

Batatas com brotos (ministério)

Seguindo essas recomendações poderá desfrutar da popular batata nos seus pratos, sem nenhum problema.

Fontes: NHK, NNN e FNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Estrangeiros formam 2% da população no Japão

Publicado em 12 de julho de 2019, em Sociedade

O número de residentes de nacionalidade estrangeira aumentou em todas as 47 províncias.

A área de cuidador (a) é uma das que mais estão sofrendo com a falta de mão de obra (ilustrativa/banco de imagens)

Cidadãos estrangeiros agora formam 2% da população no Japão, enquanto o número de residentes japoneses diminuiu pelo 10º ano consecutivo.

Publicidade

Os números, divulgados pelo ministério de assuntos internos em 10 de julho, foram compilados de uma pesquisa populacional com base no sistema de registro de residente.

A população total do Japão situou-se a 127,444,000 desde 1º de janeiro, queda de 260,000 em comparação ao ano anterior.

Enquanto isso, a população de residentes estrangeiros desde 1º de janeiro chegou a 2,667,000, contando por um recorde de 2.09 por cento, alta do 1.96 por cento do ano anterior.

O número aumentou em cerca de 170,000, ou 6.79 por cento, marcando o 5º ano consecutivo que a população estrangeira cresceu.

A população japonesa teve uma diminuição de cerca de 430,000 pessoas, comparado ao ano anterior, o maior declínio desde 1968, quando as estatísticas começaram a ser mantidas, e o 10º ano consecutivo de queda desde o seu pico em 2009.

O número de residentes de nacionalidade estrangeira aumentou em todas as 47 províncias. Em 10 delas, incluindo Saitama, Kagoshima e Kumamoto, o número aumentou em mais de 10 por cento.

Dentre os fatores aos quais o aumento pode ser atribuído é a adição de “cuidador” como categoria sob o Programa de Treinamento Técnico do governo central em novembro de 2017.

O governo introduziu um novo visto de trabalho denominado “habilidades específicas” em abril deste ano. A expectativa é de que cerca de 345,000 estagiários adquiriam ao longo de 5 anos o novo status, incluindo aqueles já morando no Japão que alteram seus status de estagiários técnicos.

Nos últimos 4 anos, o número de cidadãos estrangeiros que mora no Japão aumentou em mais de 100,000 a cada ano, e a tendência deve continuar.

O número de recém-nascidos no Japão foi de 921,000, uma baixa recorde desde 1979. O número de pessoas que morreu foi de 1,364,000, uma alta recorde.

Fonte: Asahi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!