Consumir até 25 xícaras de café por dia não faz mal ao coração, diz estudo

Publicado em 5 de junho de 2019, em Saúde, Bem-Estar e Cotidiano

Um novo estudo descobriu que mesmo consumindo grandes quantidades de café isso não vai endurecer as artérias e prejudicar o coração.

Neste Artigo:
&nbspConsumir até 25 xícaras de café por dia não faz mal ao coração, diz estudo
O estudo foi realizado com mais de 8.000 pessoas em todo o Reino Unido (ilustrativa/banco de imagens)

Amantes de café podem respirar aliviados. Um novo estudo descobriu que mesmo consumindo grandes quantidades da bebida isso não vai causar rigidez arterial e prejudicar o coração.

Publicidade

Os aficionados vêm recebendo mensagens contraditórias sobre sua bebida favorita, com algumas pesquisas sugerindo que consumir café pode melhorar a saúde enquanto outros estudos fazem uma alerta às pessoas para reduzirem o consumo.

Estudos anteriores sugeriram que o café pode promover rigidez arterial, colocando pressão no coração e aumentando a probabilidade de ataque cardíaco.

Entretanto, um novo estudo, fundado em parte pela British Heart Foundation, descobriu que beber cinco xícaras de café por dia não foi pior para as artérias do que consumir menos de uma.

O estudo realizado com mais de 8.000 pessoas em todo o Reino Unido também descobriu que mesmo aqueles que consumiram até 25 xícaras por dia não tinham mais probabilidade de sofrer uma rigidez arterial do que alguém que bebeu menos de uma xícara por dia.

No estudo mais recente, que foi apresentado em 3 de junho na conferência da Sociedade Cardiovascular Britânica, cientistas da Universidade Queen Mary de Londres dividiram 8.412 pessoas em três grupos, com cada um fazendo seu próprio relatório de consumo de café.

O primeiro grupo foi formado por pessoas as quais disseram que consumiam menos de uma xícara de café por dia. O segundo incluiu aqueles que beberam entre uma a duas xícaras e o terceiro incluiu aqueles que consumiram mais de três, com alguns no grupo bebendo até 25 xícaras de café por dia. As pessoas que consumiram mais de 25 xícaras de café por dia foram excluídas.

Todos os participantes no estudo passaram por ressonância magnética e testes de ondas de pulso infravermelhas. Pesquisadores ajustaram fatores como idade, gênero, etnia, condição de fumo, peso, pressão sanguínea, dieta e a quantidade de bebida alcoólica que uma pessoa consome.

“O que descobrimos foi que beber mais de três xícaras de café por dia não aumentou de forma significativa a rigidez de vasos sanguíneos se comparado a pessoas que consumiram uma xícaras ou menos por dia”, disse Kenneth Fung, que liderou dados de análise na Universidade Queen Mary de Londres.

“A mensagem principal para as pessoas tirarem disso é que o café pode ser degustado como parte de um estilo de vida saudável e os amantes da bebida podem ficar tranquilos com esse resultado em termos de consequências de rigidez de vasos sanguíneos”.

Embora alguns participantes no estudo tenham consumido 25 xícaras por dia, o consumo médio dentre o grupo que mais bebeu café foi de cinco por dia.

“Não estamos dizendo para as pessoas beberem 25 xícaras de café por dia. Se você beber dentro das diretrizes recomendadas, então não esperamos ver um aumento da rigidez arterial se comparado com aqueles que beberam uma xícara ou menos por dia”, enfatizou.

A pesquisa também mostrou que as pessoas que têm consumo moderado ou pesado de café seriam muito provavelmente do sexo masculino, fumam e consomem bebidas alcoólicas regularmente.

“Há vários estudos dizendo coisas diferentes sobre o café, e isso pode dificultar para que seja filtrado o que podemos acreditar e o que não deveríamos. Essa pesquisa colocará, confiantemente, algumas reportagens de mídia em perspectiva, visto que ela descarta um dos efeitos prejudiciais em potencial do café em nossas artérias”, disse o professor Metin Avkiran, diretor médico associado na British Heart Foundation.

Fonte: CNN


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão - Good Support!!
Kumon - Estude japonês!