Tangerina: propriedades e como consumir essa riqueza

Essa fruta cítrica típica do inverno japonês pode ser consumida em abundância nesta época. E o corpo pede. Veja por que e as opções culinárias.

Chegou a temporada das ricas tangerinas (Pixabay)

A tangerina é uma fruta originária da China há cerca de 500 anos, rica em nutrientes e também deliciosa. Dela se usa tudo, desde a casca. Aliás, no seu país de origem a primeira palavra tem a mesma sonoridade da palavra sorte, por isso, aquele povo a considera auspiciosa.

Publicidade

No Brasil, dependendo da região, é conhecida como mexerica, mimosa, bergamota e de outros nomes, até pela grande variedade como a poncã, por exemplo. No Japão é chamada de mikan (蜜柑 ou ミカン).

Propriedades nutritivas da tangerina

Ela não é calórica como se pensa. Cada 100g tem apenas 46kCal e é rica em nutrientes. Veja alguns em 100g:

  • 1g de fibra
  • 12g de carboidratos
  • 84 μg de vitamina A
  • 180 μg de betacaroteno
  • 22 μg de ácido fólico
  • 32mg de vitamina C
  • 150mg de potássio
  • 11mg de magnésio

Além disso tudo ainda tem outros do complexo B, ferro, zinco, fósforo e ferro.

Comer também esses “fios” brancos (Pixabay)

A maioria das variedades japonesas não tem sementes o que facilita na hora de comer a fruta, pois pode consumir com a membrana externa e com aquelas partes brancas. Elas contêm fibras que ajudam a reduzir a absorção de glicose e gordura, além de ser antioxidante.

O que fazer com a casca

A casca se lavada antes do consumo, limpa e higienizada, não precisa ser descartada. Coloque-a para secar ao sol e depois de desidratada guarde em um pote com tampa hermética. Pode ser guardado na geladeira. Cada vez que preparar um chá, vinho quente ou uma rica banheira perfumada pode colocar as cascas.

Tangerina na culinária

Além de saboreá-la como sobremesa, comendo a fruta, pode colocar os gomos nas saladas. A tangerina combina com saladas de folhas com abacate, frango desfiado ou camarão, como também pimenta e cheiro verde.

Saladas com tangerina (e-Recipe e Passage)

Também vai muito bem nos molhos para salada. A proporção é simples. Para cada medida de caldo da tangerina a mesma de azeite de oliva e sal marinho a gosto.

Vai assar um frango? Que tal espremer o suco da tangerina e jogar sobre ele? Fica aromático e saboroso.

Nos doces pode preparar sobremesas com gelatina, ágar-ágar, creme com amido de milho, salada de frutas, mousse, sorvete ou geleia. Se gosta de smoothies pode acrescentar o suco dela e raspar um pouco da casca para dar um toque aromático.

Na bebida alcoólica experimente um drink de tangerina com pimenta.

Sobremesas variadas com tangerina (Livedoor e e-Recipe)

Tangerina para a saúde

A imagem dela é de ser rica em vitamina C. Mas como viu acima, tem muitos outros nutrientes, incluindo os fitoquímicos. Por isso, é de grande ajuda.

A pectina contida como fibra dietética tem funções de melhorar o funcionamento do intestino, aumentar a sensação de saciedade e ajuda a reduzir o colesterol e ainda a controlar a glicemia.

As propriedades contidas na tangerina ajudam a prevenir doenças cardíacas e o AVC, a fortalecer o sistema imunológico – principalmente na época da gripe e influenza – e também tem atuação como calmante natural. É boa para a saúde dos olhos e o ácido fólico ajuda a prevenir o câncer, atuando na reparação do DNA.

Portanto, melhor do que ingerir a tangerina em suco é comê-la.

Bom apetite e boa saúde!

Fontes: Kudamono Navi, Foods Link e Enfant Living

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Homem morre após comer mochi

Publicado em 2 de janeiro de 2019, em Sociedade

O engasgo com mochi foi a causa de 10 internações e uma morte, somente em Tóquio.

Mochi assado (ANN)

O mochi assado ou na sopa é uma das iguarias de Ano Novo, mas também de risco para os idosos. Só no primeiro dia do ano, terça-feira, 11 pessoas da faixa dos 27 aos 98 de ambos os sexos, foram encaminhadas para o hospital.

Publicidade

A maioria (60%) tem acima de 60 anos.

Por volta das 10h a ambulância foi chamada para atender um idoso, na faixa dos 80 anos, em Akishima (Tóquio). Ele estava se servindo de zoni, a sopa típica de Ano Novo. Foi levado imediatamente para o hospital, mas não resistiu.

Outras 5 pessoas, na faixa dos 50 aos 90 anos, estão em estado grave.

A Agência do Corpo de Bombeiros explica que antes de preparar o mochi convém cortá-lo em pedaços pequenos. E deve ser bem mastigado. Quando tiver criança pequena e idoso na casa as pessoas devem ficar atentas.

Fontes: ANN e NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!