‘Natsubate’: o que é e como combater

Uma série de sintomas indica se a pessoa está com a tal ‘natsubate’. Saiba o que é e como se prevenir ou combater.

Foto ilustrativa de homem exausto ou com fadiga (FreeRange)

Natsubate pode ser traduzida livremente como síndrome da exaustão de verão. A escrita é 夏バテ e a origem da palavra que expressa um conjunto de sintomas vem da união de 夏 (natsu) + 果てる (hateru). Ou seja, no verão, a pessoa fica no estado de esgotamento ou de exaustão – 疲れ果てる (tsukarehateru).

Publicidade

O conjunto de sintomas dessa síndrome da exaustão são mal estar, fraqueza, dificuldade de raciocínio, falta de apetite, não consegue dormir direito ou insônia, pode ter diarreia, dor de cabeça, cansaço generalizado, tontura, febre, entre outros.

O sistema nervoso autônomo (SNA) faz um grande esforço para manter a temperatura do corpo regulada, dentro do ambiente de alta temperatura. Além disso, o frio devido ao ar-condicionado e à diferença da temperatura com o exterior que está calor facilita a perturbação do SNA. Isso causa o que se chama de disautonomia ou disfunção autonômica. Em consequência, vários sintomas aparecem, caracterizando a síndrome da exaustão de verão.

4 atitudes para prevenção

Quatro atitudes que ajudam a prevenir (PxHere e Pixabay)

Para evitar essa síndrome, a recomendação é tomar medidas preventivas. São 4 as mais importantes:

  1. Hidratar bem o corpo, pois a tendência é de não ingerir água e alimentos que contêm água o suficiente
  2. Descansar bem o corpo procurando ter uma boa noite de sono
  3. Aumentar a capacidade de transpiração fazendo exercícios leves
  4. Manter uma dieta alimentar nutritiva e equilibrada

O que fazer quando já estiver exausto

Se perceber cansaço ou fadiga, a recomendação é tomar medidas simples para se recompor. Se não tomar essas atitudes poderá chegar a ter fadiga crônica. Por isso, a gestão da saúde é importante.

  • Procurar meios para melhorar a qualidade do sono e dormir bem para se recuperar
  • Não deixar o ar-condicionado esfriar demais o ambiente interno. O ideal é programá-lo para 25 a 27ºC
  • Depois da prática do exercício físico, se transpirar muito, procure repor os minerais perdidos. Pode colocar uma pitada de sal marinho integral ou do Himalaia na água ou tomar uma bebida isotônica (Aquarius, Pocari, entre outros)
  • Se puder, tire uma soneca de 15 minutos na hora do almoço
  • Procurar ingerir alimentos ricos em vitamina C e vitamina B
  • Se alimentar bem, mesmo sem apetite, com refeições nutritivas
  • Se puder, tomar banho de ofurô, com água na temperatura entre 38 a 40ºC para relaxar. Ingerir água antes e depois do banho
  • Procurar evitar ingerir água e outras bebidas geladas demais, o ideal é à temperatura ambiente

Boa alimentação e ar-condicionado do carro ou em casa com temperatura bem regulada (Pixabay e Wikimedia)

Alimentos ricos em vitamina C

A natureza é tão sábia que providencia os alimentos certos na época certa.

Irá encontrar nos supermercados pimentões verde, amarelo e vermelho, kiwi, laranja, tomate, melão, abacaxi, cebolinha, couve, mulukhiyah (モロヘイヤ em japonês), couve-flor, brócolis, limão, uva, pêssego, entre outros.

Vegetais de folhas verde escuras, verduras e frutas de cores amarelo e laranja são ricos em vitamina C (Pixabay)

Alimentos ricos em vitaminas do complexo B

Na prevenção e combate à fadiga e exaustão, os mais famosos alimentos no Japão são a enguia e carne de porco, pois são ricos em vitamina B1 ou tiamina. Como ela não se armazena no organismo é preciso consumi-la diariamente. Outros alimentos são sementes de girassol, amendoim, castanha de caju e presunto defumado.

Encontrada no natto, fígados de porco e frango e enguia, a B2 ou riboflavina, também é importante para a beleza da pele e para evitar o estresse.

A B6 ou piridoxina ajuda a prevenir anemia e produzir energia. É encontrada no fígado de boi, banana, abacate e salmão.

Já a B9 ou ácido fólico ajuda a evitar cansaço. Pode ser encontrada no feijão e lentilha, nos fígados de frango e boi, quiabo, espinafre e soja verde, todos cozidos.

A B12, também importante, pode ser encontrada nos mariscos e salmão, e também no fígado de frango, ajudando a manter a saúde do sistema nervoso.

Carne de porco e enguia, chamada de unagi, são pratos preferidos dos japoneses no verão (Wikimedia e Pixabay)

Nutrientes

Além desses alimentos, o importante é manter uma dieta equilibrada e nutritiva. Lembrar-se de consumir alimentos com proteína, que hidratem o corpo, que forneçam vitaminas e minerais, equilibradamente.

Para não deixar que o corpo esfrie procure usar pimenta vermelha, gengibre, curry, alho ou cebola como temperos para o preparo dos alimentos.

Fontes: D-HealthCare, Kakuredassui e Ajinomoto 
Fotos: Flickr, PxHere, Wikimedia, Pixabay e MaxPixel

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Um trecho para Coreia do Sul a partir de ¥700 na promoção

Publicado em 20 de junho de 2023, em Tome Nota

A promoção da LCC Jeju é de um trecho a partir de ¥700, tanto para Seul quanto para Busan: ideal para estética e K-pop.

Foto meramente ilustrativa da aeronave da Jeju Air (Wikimedia)

Já pensou em fazer turismo na Coreia do Sul? O país é famoso pela gastronomia e pela modernidade, mas também como um dos destinos para turismos da K-pop, procedimentos estéticos e médicos.

Publicidade

A LCC Jeju Air proporciona voar para o país vizinho com a promoção da tarifa de um trecho por apenas 700 ienes ou a partir de. Na compra de passagens de ida e volta, ganhará um cupom de desconto de até 3 mil ienes e, na inscrição como membro, ganhará um desconto adicional de 5% .

O período de embarque dessa promoção é de 29 de outubro a 30 de março de 2024. A Jeju Air oferece rotas para Seul e também para Busan, uma cidade turística, famosa pelas praias e oportunidades para compras.

Os voos para Seul partem de 8 capitais: Tóquio, Osaka, Fukuoka, Nagoia (Centrair), Matsuyama, Shizuoka, Sapporo e Naha. Para Busan, há 3 rotas, a partir de Tóquio, Osaka e Fukuoka.

Atenção para o período de reservas desta promoção: entre 10h de quarta-feira (21) e 17h de terça-feira (27).

Sobre o visto e K-ETA

Os cidadãos com passaporte brasileiro não precisam do visto se forem a turismo ou para visitar familiares, desde que o período de estadia seja inferior a 91 dias.

Mas, todos as pessoas com permanência de curto prazo precisam obter a Autorização Eletrônica de Viagem (K-ETA), segundo o Consulado-Geral da Coreia do Sul de São Paulo.

Para se informar sobre como obter a K-ETA, toque aqui para ler as informações do governo sul-coreano, em espanhol. Caso prefira mudar de idioma basta selecionar um deles no topo da página. É fácil fazer o registro e a K-ETA é válida por 2 anos.

Fonte: Impress

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!