Pessoas que consomem bastante peixe e frutos do mar têm menos risco de depressão

Pesquisa japonesa aponta que o consumo de peixe e frutos do mar reduz para metade o risco de depressão. Veja mais.

Pesquisa japonesa aponta que o consumo de peixe e frutos do mar reduz para metade o risco de depressão

Uma pesquisa realizada por uma equipe de pesquisadores do Centro Nacional do Câncer e da Universidade de Keio analisou que o consumo de 110g de peixes e frutos do mar diariamente diminui o risco de depressão. A pesquisa foi publicada na versão digital da revista Nature de terça-feira (26) e pelo Translational Medical Center (NCNP).

Publicidade

Pesquisadores investigaram a relação entre o consumo de 19 tipos de peixes e frutos do mar e o risco de depressão com 1.181 residentes na província de Nagano durante 25 anos. A pesquisa analisou o cotidiano, histórico médico e consumo de frutos do mar.

Os entrevistados foram divididos em 4 grupos distintos, de acordo com a quantidade de peixes consumida. Segundo a pesquisa, o risco de depressão do segundo grupo que consumia mais peixes e frutos do mar (média de 111g) em comparação com o grupo que consumia menos peixes e frutos do mar (média de 57g) era 56% reduzido.

A incidência de depressão do grupo que consumia mais peixes era apenas 26% mais baixa, o que contrariava as estatísticas. Contudo, os pesquisadores descobriram que o método de preparo e alguns ingredientes podem afetar o resultado.

Os pesquisadores explicam que o motivo é a ação no cérebro causada pelo ácido eicosapentaenoico (EPA), que compõe o Ômega-3. O mesmo padrão se repete na análise do consumo de EPA. O grupo que consumia menos EPA (200mg) tinha 46% mais risco de depressão do que o segundo grupo que menos consumia (307mg). Ou seja, quando maior for o consumo, menor será o risco de depressão.

“É aconselhável consumir 100g de peixes para manter a saúde do corpo e da mente”, disse Yutaka Matsuoka, chefe do departamento de pesquisas de apoio à saúde do Centro de Ciências para Saúde Pública do Centro Nacional do Câncer. “O consumo de peixes e frutos do mar está diminuindo ao longo dos anos. Espero que os resultados da pesquisa consigam fazer as pessoas perceberem os benefícios dos peixes e frutos do mar”, completa Matsuoka.

As pessoas que comem bastante peixe têm a tendência de consumir grandes quantidades de salada ou utilizar óleo de girassol ou canola para fritura. Esses óleos possuem grandes quantidades de Ômega-6, que causa inflamações e pode cancelar os efeitos do EPA, explica Matsuoka.

Fonte: Asahi e Mainichi Shimbun

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

28/Set Aconteceu Hoje – Principais notícias no Portal Mie!

Publicado em 28 de setembro de 2017, em Aconteceu Hoje

Boa noite! Otsukare Sama Desu! Confira os assuntos mais importantes do dia no Portal Mie!

Castelo de Himeji, Hyogo

Cotação (17h00 – 28/set)   

Publicidade

&nbsp24/Mai Aconteceu Hoje – Principais notícias no Portal Mie! Dólar  112.81 円 – 112.82 円 (+0.13)
&nbsp24/Mai Aconteceu Hoje – Principais notícias no Portal Mie! Euro 132.58 円 – 132.62 円 (+0.12)
&nbsp24/Mai Aconteceu Hoje – Principais notícias no Portal Mie! Real  35.366 円 – 35.416 円 (+0.065)

[resumo]

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!