Alimentos ricos e saborosos do outono

Outono é considerada a estação do apetite por comidas deliciosas e exercícios físicos no Japão.

Os alimentos do outono trazem a sabedoria da natureza para preparar o corpo para o inverno (Pixabay)

Além de baratos por serem da época, os alimentos da estação têm a sabedoria de nutrir o organismo com tudo o que ele necessita. Conheça os ricos alimentos do outono e compre-os na feira ou no supermercado para enriquecer o cardápio diário.

Publicidade

Cogumelos do outono

Enoki é um cogumelo branco e fino. O nome é usado no mundo todo sem tradução. Ele é rico em magnésio, ferro e vitamina D. Vai muito bem em refogados, missoshiru e panelada (nabe). É ótimo para a beleza e para combater o cansaço.

Eryngi é outro cogumelo vindo do Mediterrâneo. Entrou no Japão recentemente, mas a bela textura logo o tornou popular. É rico em fibras dietéticas e limpa os intestinos. Também é eficaz para a prevenção de doenças relacionadas ao estilo de vida, como diminuição do nível de colesterol e descarga de sal do corpo. Pode ser usado para os refogados ou assados, com temperos ocidental ou oriental.

Outro cogumelo – nameko – cujo nome também é usado sem tradução, é pequeno, arredondado e de cor castanha. É gelatinoso no tato, por causa do princípio ativo chamado mucina. A mucina absorve e libera colesterol e substâncias cancerígenas do corpo. O nameko pode ser consumido em ensopados, missoshiru e nabe.

Muito popular no Japão, o shitake (pronuncia-se shiitake) parece ser um alimento da primavera. Mas, ele é também do outono.  Contém muita vitamina D para ajudar a fortalecer os ossos. Mas pode potencializar a vitamina D apenas deixando-o ao tempo tomando sol por cerca de 1 hora, depois de comprado. Pode ser usado para assar na brasa, acompanha bem todos os tipos de carne, delicioso nos ensopados, sopas e missoshiru.

Da esq. para a dir. enoki, eryngi e nameko

Vegetais do outono

Ao ir para a feira ou supermercado, o colorido dos vegetais enchem os olhos. Época para comprar abóboras, couve-flor, raiz de lótus, batata-doce, inhame, folhas do crisântemo comestível (indispensável em nabe), chingensai ou repolho-china (também conhecido como pak-choi), inhame chinês (nagaimo), alho poró, cenoura, acelga, brócolis, rúcula, alface e raiz de bardana, são os mais populares da época.

Ainda tem as leguminosas como o feijão azuki e o gergelim. Além disso, o amendoim.  

Couve-flor, abóbora kabocha, folhas do crisântemo comestível e rúcula

Frutas do outono

Além dos coloridos das verduras e raízes há ainda as frutas como o caqui. Até o final de outubro ainda é possível comprar figos. Junto com ele, pode levar para casa as castanhas portuguesas, marmelo, kiwi, tangerinas, vários tipos de limões e outra variedade de maçãs.

Peixes e frutos do mar

Até o final de outubro ainda se pode apreciar as sardinhas, bonito (katsuo), cavala (saba) e sanma. Durante todo o outono, o salmão, serra-oriental (sawara), tainha (bora) e enguia (unagi).

Também as ricas ovas de salmão (ikura) conhecidas como caviar vermelho, como as lagostas, caranguejo real, ovas de bacalhau e alga nori.

Fontes: Shokuzai e Kondate

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Polícia continua procurando assaltante que feriu mulher que estava com bebê

Publicado em 13 de outubro de 2023, em Sociedade

A vítima de roubo relatou que estava na sala quando o assaltante entrou pela porta da frente que não estava trancada.

Viaturas da polícia em frente à casa onde a residente foi assaltada e ferida (ANN)

Por volta das 10h de quarta-feira (11), uma pessoa da vizinhança ligou para o 110 para denunciar que uma mulher foi vítima de um assaltante, ferida com faca, na sua residência em Terada-machi, cidade de Hachioji, Tóquio.

Publicidade

Segundo informações do Departamento de Polícia Metropolitana, um assaltante invadiu a residência e ameaçou a moradora, na casa dos 30 anos, usando uma faca ordenando-lhe “me dê as cadernetas”. 

A vítima estava com o seu bebê, mas ele saiu ileso. No entanto, ela teve ferimentos como cortes nos braços e dedos. 

“Uma mulher carregando um bebê veio até mim pedindo ajuda. Ela estava ferida com corte. Havia sangue por toda parte. Ela me disse que estava feliz pelo bebê estar seguro”, relatou uma das testemunhas que estava caminhando nessa rua e a ajudou. 

A vítima relatou que o assaltante entrou pela porta da frente que não estava trancada, empunhando algo como uma arma stun gun, ameaçando-a e ela reagiu. Depois de pegar as cadernetas bancárias a levou para fora com o bebê, para entrarem no carro estacionado, mas ela gritou por socorro e ele se foi. Disse que nunca o tinha visto antes. 

A polícia informou que ela foi levada ao hospital e que apesar da perda de sangue, os ferimentos foram leves. 

O assaltante que fugiu aparenta ter idade entre 40 e 50 anos e usava roupas cinza.

O Departamento de Polícia Metropolitana ainda está à caça do assaltante.

Fontes: NHK, ANN e FNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!