Fadiga de verão ou ‘natsubate’: sintomas e como combater

Desânimo, cansaço, mal-estar e falta de apetite são alguns dos sintomas de fadiga de verão ou ‘natsubate’.

Fadiga de verão ou ‘natsubate’ não pode ser confundida com preguiça: é preciso se cuidar (Flickr)

A fadiga de verão ou natsubate (夏バテ) em japonês, acomete as pessoas e, se elas não conseguirem dormir bem, a situação se agrava, avançando para a gripe típica da estação.Os sintomas dessa gripe são dor de garganta, corpo com mal-estar e até diarreia. A disfunção do sistema nervoso autônomo, combinado com a falta de vitaminas no organismo e o baixo nível de energia, provoca o aumento da fadiga e do mal-estar chegando à letargia.

Publicidade

Causas da fadiga de verão

  • Diferença de temperatura

Do ambiente externo quente, ao entrar num frio, com ar-condicionado, causa um desequilíbrio no sistema nervoso autônomo, por causa desse estresse. O sistema nervoso autônomo controla funções como a respiração, circulação do sangue, temperatura e digestão.

  • Anormalidade na transpiração pelo calor ou umidade

Isso ocorre quando o “regulador interno” da transpiração não funciona direito, pois o suor ajuda a manter a temperatura do corpo. Uma exposição ao sol prolongada combinada com a falta hidratação no organismo pode causar a fadiga de verão.

  • Falta de sono ou sono irregular  

Vegetais para evitar a fadiga de verão: saborosos e nutritivos (Pixabay)

Fadiga de verão: 4 pontos para prestar atenção

A médica Junko Inatsugi, especializada em cardiologia e medicina esportiva, explica no site da Ajinomoto sobre os 4 principais pontos a serem observados e praticados.

Para melhoria dos sintomas da fadiga de verão (natsubate), “é importante rever a dieta alimentar e o estilo de vida”, aponta a médica. Para isso, ela levanta 4 pontos:

  1. Dieta equilibrada
  2. Hidratação do corpo
  3. Bom sono
  4. Exercício físico moderado

Carne de porco é um alimento excelente para combater a fadiga de verão, bem como a enguia (Pixabay)

Alimentos para evitar a fadiga de verão

Para manter a saúde no verão, a médica recomenda combinar o consumo de  proteínas com verduras e frutas. Para isso, é preciso enriquecer o cardápio com alimentos que contenham vitaminas, sais minerais e proteínas. Portanto, quando pensar em carnes, as mais recomendadas para o verão são fígado, suína, peixes como enguia (unagi), bonito (katsuo) e atum. A carne de porco é rica em vitaminas do complexo B, imprescindível para evitar a fadiga de verão.

Outros alimentos ricos em proteína são os derivados de soja: pode ser a própria cozida (edamame), miso, tofu ou natto.

Vegetais da estação como cebola, alho, alho poró, cebolinha, tomate, pepino, beringela, abóbora kabocha, pimentão, pimenta, cítricos (laranjas e limões), melancia, melão, etc. são ótimos para completar a boa dieta. 

No calor a tendência é consumir alimentos ou produtos alimentícios gelados. A recomendação é dar preferência aos quentes, para não “esfriar” o corpo.

Hidratar o corpo mesmo antes de sentir sede (Flickr)

Verão requer hidratação e cuidado com bebidas

É importante tomar água antes mesmo de sentir sede. Isso evita hipertermia e fadiga de verão. Parece óbvio, mas no verão, com a transpiração há perda de líquido e sais minerais do organismo. Quando ocorrer transpiração em excesso, a recomendação da médica é ingerir bebida esportiva (isotônica).

Ela alerta para as bebidas alcoólicas, como a cerveja gelada e outras, que ao contrário do que se pensa, acabam desidratando o organismo. Os refrigerantes também não são recomendados.

Boa noite de sono com roupas de cama e pijama com tecidos de fibras naturais como algodão e linho (Public Domain)

Sono adequado no verão

Para se recuperar do cansaço é preciso ter uma boa noite de sono. A temperatura ideal para o descanso é 28°C. A médica não recomenda passar a noite inteira com o ar-condicionado ligado. Se preferir, programe o ventilador, melhor do que ar condicionado muito gelado. “O ideal é programá-lo para desligar após 2 horas”, explica. Recomenda também que a roupa de cama e o pijama sejam de fibras naturais como o algodão, a seda ou o linho.

Caminhadas ou corridas leves no começo da manhã ou final da tarde (Pixabay)

Exercícios físicos moderados

Como o corpo humano controla a temperatura com a sudorese, para a prevenção da fadiga de verão é preciso melhorar a capacidade de transpirar. Quando caminha ou faz um corrida leve, as glândulas, ativam-se as glândulas sudoríparas.  Assim, se produz o suor, importante para regular a temperatura do corpo, como para eliminação das toxinas. Com 15 a 20 minutos de de caminhada ou corrida leve, as glândulas já trabalham, segundo a médica. Ela alerta para os exercícios físicos sob o sol escaldante. Os melhores horários são no começo da manhã ou fim de tarde.

Entre o ar-condicionado e o ventilador, dê preferência para segundo, depois de ter esfriado o ambiente

Ponto no pé para amenizar os sintomas

Há um ponto na sola dos pés – ambos os lados – chamado de yuusen (湧泉). Pressionando esse ponto por 3 segundo por vez, até que o local fique aquecido, produz efeitos para amenizar a rigidez no pescoço (katakori), melhorar a circulação sanguínea da cabeça, pés frios, languidez e cansaço do corpo e melhoria no sistema nervoso autônomo.

Para localizar o ponto, feche os dedos dos pés e a parte mais côncava é o ponto. Para compreender, assista ao vídeo.

Fontes: Takeda Kenko, Ajinomoto, SK Media e Sennenq
Fotos: Pixabay, Flickr, Public Domain e Takeda Kenko

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Temor de formigas venenosas aumenta as vendas de pesticidas no Japão

Publicado em 25 de julho de 2017, em Sociedade

Vendas de pesticidas aumentam após a espécie venenosa ter sido encontrada em vários locais no Japão.

Publicidade

Após várias constatações da presença de formigas-de-fogo/lava-pés (hiari) em vários portos no Japão, as vendas de pesticidas aumentaram no país.

Um estabelecimento que vende itens para reforma de casas no distrito de Shinagawa (Tóquio), onde formigas-de-fogo foram encontradas na área de um porto nas neste mês, ampliou seu espaço de prateleira para pesticidas.

As vendas de pesticida da loja para a semana com início no dia 10 de julho foram mais de 10 vezes o número para o mesmo período do ano passado.

Vendas de pesticidas aumentam após a espécie venenosa ter sido encontrada em vários locais no Japão, principalmente em portos (NHK)

Segundo o gerente, os pesticidas são geralmente adquiridos por empresas, mas cada vez mais pessoas estão os comprando para uso em suas residências.

Um cliente disse que quer tomar precauções totais, visto que as férias de verão das crianças estão começando.

Uma fabricante japonesa de inseticidas para uso doméstico, a Earth Chemical, está dobrando a produção nos meses de julho e agosto. A empresa postou um vídeo em seu site mostrando um teste que ela realizou em Taiwan para demonstrar a eficácia de seus produtos.

Contudo, o Ministério do Meio Ambiente alerta que o uso excessivo de pesticidas pode eliminar formigas nativas e facilitar a disseminação das formigas-de-fogo.

Autoridades alertam àqueles que encontrarem insetos parecidos com formigas-de-fogo que não os toquem e reportem imediatamente a descoberta ao ministério ou autoridades locais.

Fonte e imagem: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!