Pneumonia Mycoplasma: veja os sintomas e procedimentos indicados

Publicado em 12 de novembro de 2016, em Saúde, Bem-Estar e Cotidiano

Japão: um surto de Pneumonia Mycoplasma preocupa autoridades. Veja os sintomas e procedimentos indicados.

Neste Artigo:

&nbspPneumonia Mycoplasma: veja os sintomas e procedimentos indicados

Publicidade

Febre e tosse contínua são sintomas típicos da infecção por Mycoplasma. A princípio apresenta sintomas semelhantes a um resfriado comum, seguidos de febre e tosse.

A grande maioria dos pacientes são curados somente com uma consulta médica, mas nesses últimos anos os métodos de diagnóstico e a resistência aos medicamentos têm ocasionado algumas mudanças no tratamento desta enfermidade.

Principais características da infecção por Mycoplasma

A pneumonia comum é causada por bactérias ou vírus que causam danos às vias respiratórias, brônquios e pulmões, e apenas com o estetoscópio é possível identificar devido ao ruído causado pelo catarro que se forma nessas áreas.

Mas, a pneumonia Mycoplasma não causa danos diretamente nos brônquios nem nos pulmões, dificultando o diagnóstico rápido.

Crianças em idade escolar e adultos na faixa etária de 20 a 30 anos, são mais propensos a este tipo de pneumonia. São raros os casos de bebes e crianças pequenas serem diagnosticadas com esta pneumonia, mas aqueles que tiverem esta doença quando crianças, devido à falta de imunidade, poderão desenvolvê-la novamente com o passar dos anos.

Principais sintomas

Como a princípio os sintomas são semelhantes a um resfriado comum com febre e tosse, acredita-se que a grande maioria se automedique através de antigripais vendidos nas farmácias. Mesmo que for medicado com antibióticos, os sintomas não irão se agravar subitamente, mas fique atento à febre pois persistirá por 3 a 4 dias.

Outra característica desta pneumonia é a tosse, que é persistente e se agrava a ponto de despertar durante a noite. Diferente da influenza e outras viroses típicas de inverno, a bactéria Mycoplasma vai aumentando sua taxa no organismo de forma moderada.

Exames para diagnosticar a pneumonia Mycoplasma

No caso de uma pneumonia comum, o diagnóstico é facilmente feito através de um exame de raio-x, mas para identificar a infecção por Mycoplasma será necessário realizar um exame de sangue.

Quando o organismo infectado pelo Mycoplasma tenta eliminar esta bactéria, cria o anticorpo MPHA. A elevação da taxa deste anticorpo deve-se medir por 2 vezes para ter 100% de certeza em relação ao diagnóstico.

A primeira será na fase aguda dos sintomas e a segunda após 2 semanas, no período de recuperação. Se a taxa de MPHA estiver se elevado acima de 4 vezes, este resultado confirmará a infecção por Mycoplasma.

Prevenção

A prevenção é praticamente a mesma em relação a gripes e resfriados. Veja nesta matéria conselhos e dicas que japoneses costumam seguir para se prevenir no inverno (clique para abrir).

Fonte: Ishamachi Imagem: Image Bank


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão - Good Support!!
Kumon - Estude japonês!