Difusão da Própolis Verde no Japão na prevenção do câncer

Publicado em 16 de julho de 2016, em Saúde, Bem-Estar e Cotidiano

Apicultores de Minas Gerais produzem a Própolis Verde, que é utilizada no tratamento complementar de pessoas com câncer.

Neste Artigo:

&nbspDifusão da Própolis Verde no Japão na prevenção do câncer

Publicidade

No dia 2 de julho, o Portal Mie publicou uma matéria sobre aumento de casos de câncer no Japão. Esta matéria foi muito lida no Brasil, e representantes de grupos de pesquisa de estudos contra o câncer enviaram informações sobre métodos e tratamentos novos. Abaixo temos uma matéria feita em conjunto com apicultores brasileiros.

Apicultores de Minas Gerais produzem a Própolis Verde, que é utilizada no tratamento complementar de pessoas com câncer.

Segundo informações da Natucentro, a Própolis Verde é um suplemento alimentar (não é medicamento) que contém artepelin C, indicado para fortalecer o organismo contra gripes, resfriados, processos inflamatórios e outras infecções. No Japão esta substância pura isolada é utilizada na prevenção e como coadjuvante no  tratamento do câncer, mas 1 g de artepelin pode custar o equivalente a 1,5 milhão de ienes (cerca de 50 mil reais).

Entrevistamos o Dr. Prof. Jairo Knuup Bastos, professor e pesquisador na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – USP e o apicultor Cézar Ramos Junior, proprietário da Natucentro Própolis (Bambuí – MG) que nos falaram sobre os benefícios da própolis verde e sua difusão no Japão.

Portal: Qual a eficácia da Própolis Verde no tratamento do câncer?
Dr. Prof. Jairo Kenupp Bastos:
O artepelin C e a própolis verde atuam principalmente na profilaxia do câncer, o que foi comprovado por ensaios in vitro e in vivo (Artigo publicado na Planta Medica, 2014). Todavia, pode ser um coadjuvante no tratamento do câncer, cuja eficácia deve ser comprovada por estudos clínicos. Foi comprovada a ação do artepelin C (Art C) e própolis verde contra diferentes linhagens de células tumorais. Para linhagens celulares do câncer de próstata observou-se que o Art C induz apoptose, bem como atua no aumento de mediadores do sistema imunológico de vigilância na eliminação de tumores em formação (Artigo publicado no International Journal of Oncology, 2012). Também, em ensaios in vivo comprovou-se a eficácia de Art C e extrato de própolis verde no crescimento de tumores pelo bloqueio do sinalizador de câncer PAK1. (Artigo publicado na Phythoterapy Research, 2009. Ensaio in vivo evidenciaram que o Art C previne o câncer de colon (Artigo publicado na Cancer Letters, 2006).

&nbspDifusão da Própolis Verde no Japão na prevenção do câncer

Portal: Como os japoneses descobriram a Própolis Verde?
Cézar Ramos Júnior :
A própolis é usada há milhares de anos pelos antigos povos no tratamento de doenças infecciosas. Os gregos, que usavam própolis como medicamento, deram o nome ao produto: pro (em defesa de) e polis (cidade), ou seja em defesa da cidade (ou da colmeia). No antigo Egito (1700 a.C.) era utilizada para embalsamar os mortos.

A própolis é considerada um alimento funcional e atua destruindo as bactérias nocivas ao organismo e mantendo as benéficas, desta forma fortalece o sistema imunológico. A sua ação estende-se ainda a fungos e vírus como o da herpes e da gripe.

&nbspDifusão da Própolis Verde no Japão na prevenção do câncerApesar do uso ancestral da própolis, somente nas últimas décadas foram intensificados os estudos de suas propriedades.

A própolis verde mineira foi introduzida no Japão na década de 80 e sua  popularidade internacional se intensificou a partir de 1989, durante a APIMONDIA, principal evento mundial de apicultura que ocorre a cada dois anos em diferentes países.

Durante o evento, empresários japoneses levaram amostras do produto para o Japão e o que lhes chamou a atenção foram os resultados obtidos em testes clínicos para o tratamento pacientes com câncer, apresentando a diminuição de tumores cancerígenos.

&nbspDifusão da Própolis Verde no Japão na prevenção do câncer

Portal: O uso é recomendado por médicos ou é uma terapia alternativa?
Dr. Prof. Jairo Kenupp Bastos:
Não tenho conhecimento sobre a prescrição da tintura de própolis pela classe médica para o tratamento do câncer, mas as populações o utilizam, principalmente, na prevenção do câncer, entre outras aplicações da própolis verde.

Portal: Há projeção de crescimento de exportações para o Japão?
Cézar Ramos Júnior:
Sim. Neste momento o mercado se mantém estável e existem grandes expectativas de crescimento. Pessoas no mundo todo estão cada dia mais conscientes sobre a importância de adotar hábitos saudáveis e alimentação equilibrada para manter a saúde estável.

A própolis verde, como sendo um alimento natural, rico em bioflavonoides especiais como o artepelin C, é capaz de estimular o sistema imunológico tornando assim nosso organismo mais preparado para se defender de várias doenças.

Portal: Caso alguém queira experimentar o produto no Japão, como deve proceder?
Cézar Ramos Junior:
Para obter informações sobre nossos produtos, entre em contato com natucentro@natucentro.com.br e informaremos o ponto de venda mais próximo no Japão.        

 Link relacionado:

Agricultores investem em planta nativa com propriedades terapêuticas

 Fonte: Natucentro Própolis – Bambuí – Minas Gerais


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão - Good Support!!
Kumon - Estude japonês!