Governo quer limitar a construção de novas universidades em Tóquio

Japão quer diminuir o fluxo de jovens em Tóquio e incentivar as economias locais.

Universidade de Tóquio

Na segunda-feira (6), um painel consultivo do governo começou a considerar uma limitação na criação de novas universidades e departamentos em Tóquio como parte de medidas para aliviar a concentração de estudantes na capital.

Publicidade

O painel também espera considerar maneiras para reduzir a saída de jovens de áreas regionais, incluindo medidas para revitalizar universidades locais e criar novas oportunidades de trabalho em tais áreas.

Formado por empresários, políticos e um líder de uma universidade, o painel poderá emitir um relatório provisório em maio antes de compilar um conjunto de medidas no verão.

Entretanto, discussões podem enfrentar um andamento difícil visto que algumas pessoas relacionadas a universidades expressaram preocupação de que uma restrição na criação de universidade limitaria a liberdade acadêmica.

De acordo com um senso nacional de 2015, 28% da população japonesa está concentrada em Tóquio e nas 3 províncias adjacentes.

No final do ano passado, o Gabinete aprovou uma estratégia para lidar com o declínio populacional, que incluiu a meta de gerar 300.000 empregos para os jovens em áreas rurais até 2020 e reduzir o deslocamento para Tóquio e para as 3 províncias.

Fonte: Kyodo
Imagem: Bank Image

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Fabricantes japonesas de automóveis estão na corrida para formar parcerias

Publicado em 8 de fevereiro de 2017, em Sociedade

Grandes fabricantes de carros do Japão estão formando parcerias no desenvolvimento de tecnologias. Saiba mais.

Reprodução/NHK

Uma parceria de negócios entre 2 fabricantes japonesas de veículos pode incentivar outras a estabelecerem alianças no desenvolvimento de veículos com tecnologia de ponta.

Publicidade

A Toyota e a Suzuki anunciaram na segunda-feira (7) que chegaram a um acordo básico para uma aliança em amplas áreas, incluindo as tecnologias amigáveis ao meio ambiente e de direção autônoma.

Segundo a NHK, a Toyota já havia concordado em realizar uma aliança de negócios similar com outra fabricante de veículos, a Mazda. A Toyota espera que o mais recente negócio com a Suzuki, que tem uma forte âncora no mercado indiano, permitirá a ela assumir o comando no estabelecimento de padrões globais para as tecnologias.

A colaboração intersetorial também está ganhando destaque neste momento de grandes parcerias. A gigante da TI Google está se juntando às montadoras Honda e Fiat Chrysler no desenvolvimento de tecnologia de direção autônoma.

A formação de alianças vai se intensificar, visto que o desenvolvimento da próxima geração de carros ecológicos e outras tecnologias de ponta necessita de grande investimento.

O oficial superior da Toyota, Shigeru Hayakawa, disse que encontrar parceiros dentro e fora da indústria de automóveis, assim como estabelecer regras em relação a alianças, está se tornando mais importante do que nunca.

Fonte: NHK
Imagem: Bank Image

Salvar

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!