Tratamento domiciliar da Covid: 3 pontos a cuidar

Médico ensina os 3 pontos mais importantes durante o tratamento domiciliar dos pacientes com Covid-19.

Imagem do oxímetro cedida pela Hinata Clínica San-no para FNN

O MHLW-Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar informou que até 25 de agosto estavam em tratamento domiciliar 118.035 pacientes com Covid-19, o maior número desta epidemia. 

Publicidade

Diante desse quadro, com milhares de pessoas se cuidando em casa, o médico Norio Ohmagari, do NCGM-Centro Nacional de Saúde e Medicina Global, deu uma entrevista para a FNN dizendo o que fazer e quais são os pontos importantes a cuidar.

1-Saturação do oxigênio

O primeiro ponto a cuidar é da condição respiratória. Recomenda-se observar o valor da saturação de oxigênio no sangue com um oxímetro, não só para quem está sofrendo, mas também para quem pensa que está vagamente doente. “Há um pequeno truque para medi-la”, diz o médico. A saturação de oxigênio é geralmente de 99% a 96% e diminui à medida que os sintomas pioram. 

No entanto, se você estiver em um estado de repouso, como deitado, não será um valor numérico que mostre os sintomas reais, por isso, é melhor medi-lo imediatamente após alguma atividade diária, como ir ao banheiro ou escovar os dentes.

Além disso, para quem usa unhas postiças, de gel, de acrílico ou esmalte comum, deve primeiro remover completamente do dedo da mão que usará o oxímetro.

Médico Norio Ohmagari, do NCGM (FNN)

2-Atenção à febre 

Os pacientes costumam ter febre. Por isso, o segundo ponto é: mais importante do que até quantos graus a temperatura corporal elevou, é registrá-la – anotar em um bloco de notas – a cada medida, várias vezes por dia

3-Diarreia

O terceiro ponto é condição da barriga, pois muitas vezes a Covid-19 causa diarreia severa.

Muitas pessoas estão exaustas e enfraquecidas pela diarreia. Algumas pessoas dizem “é tão sofrido que não consigo beber água”. Ainda assim, o médico enfatiza que a hidratação é necessária e importante.  

Transmitir as informações ao médico

É muito importante passar essas informações dos 3 pontos ao médico para que ele compreenda a condição física do paciente. 

Além disso, há relatos de pessoas que sentem muito cansaço ou fadiga. Caso sinta, é importante transmitir ao médico também.

“A grande maioria passa por essa doença pela primeira vez, então se achar que algo está um pouco estranho, consulte uma instituição médica”, aconselha o médico.

Fonte: FNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Outro frasco de vacina da Moderna com substância estranha

Publicado em 1 de setembro de 2021, em Sociedade

A distribuidora coletou o frasco com o contaminante suspeito. Cerca de 3.790 pessoas já haviam recebido doses do mesmo lote.

Caixa e frascos de vacina da Moderna (ilustrativa/banco de imagens)

A província de Kanagawa disse que encontrou um outro frasco de vacina contra Covid-19 da Moderna contendo substância estranha e suspendeu o lote.

Publicidade

Em uma declaração na terça-feira (31), autoridades da província disseram que um farmacêutico encontrou várias partículas de cor preta em um frasco quando foi fazer a verificação ante do uso.

O Japão suspendeu o uso de 1,63 milhão de doses da Moderna na semana passada após ser notificado de contaminação em parte do fornecimento. A Moderna e a farmacêutica espanhola Rovi que faz o envase das vacinas, disse que a causa poderia ser um problema de fabricação e que reguladoras europeias de segurança iniciaram uma investigação.

A Moderna disse que nenhum problema de segurança ou eficácia havia sido identificado.

A província de Kanagawa disse que a distribuidora doméstica da vacina, a Takeda Pharmaceutical Co Ltd, havia coletado o frasco com o contaminante suspeito, e que cerca de 3.790 pessoas já haviam recebido doses do mesmo lote.

Mais doses da Moderna foram temporariamente suspensas em duas regiões do Japão nesta semana no que parece ser um problema separado de pequenos pedaços da tampa de borracha dos frascos se rompendo quando agulhas são inseridas incorretamente.

Fonte: Nippon

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!