Tratamento domiciliar da Covid: 3 pontos a cuidar

Publicado em 1 de setembro de 2021, em Dicas Especiais

Médico ensina os 3 pontos mais importantes durante o tratamento domiciliar dos pacientes com Covid-19.

Neste Artigo:
&nbspTratamento domiciliar da Covid: 3 pontos a cuidar
Imagem do oxímetro cedida pela Hinata Clínica San-no para FNN

O MHLW-Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar informou que até 25 de agosto estavam em tratamento domiciliar 118.035 pacientes com Covid-19, o maior número desta epidemia. 

Publicidade

Diante desse quadro, com milhares de pessoas se cuidando em casa, o médico Norio Ohmagari, do NCGM-Centro Nacional de Saúde e Medicina Global, deu uma entrevista para a FNN dizendo o que fazer e quais são os pontos importantes a cuidar.

1-Saturação do oxigênio

O primeiro ponto a cuidar é da condição respiratória. Recomenda-se observar o valor da saturação de oxigênio no sangue com um oxímetro, não só para quem está sofrendo, mas também para quem pensa que está vagamente doente. “Há um pequeno truque para medi-la”, diz o médico. A saturação de oxigênio é geralmente de 99% a 96% e diminui à medida que os sintomas pioram. 

No entanto, se você estiver em um estado de repouso, como deitado, não será um valor numérico que mostre os sintomas reais, por isso, é melhor medi-lo imediatamente após alguma atividade diária, como ir ao banheiro ou escovar os dentes.

Além disso, para quem usa unhas postiças, de gel, de acrílico ou esmalte comum, deve primeiro remover completamente do dedo da mão que usará o oxímetro.

&nbspTratamento domiciliar da Covid: 3 pontos a cuidar
Médico Norio Ohmagari, do NCGM (FNN)

2-Atenção à febre 

Os pacientes costumam ter febre. Por isso, o segundo ponto é: mais importante do que até quantos graus a temperatura corporal elevou, é registrá-la – anotar em um bloco de notas – a cada medida, várias vezes por dia

3-Diarreia

O terceiro ponto é condição da barriga, pois muitas vezes a Covid-19 causa diarreia severa.

Muitas pessoas estão exaustas e enfraquecidas pela diarreia. Algumas pessoas dizem “é tão sofrido que não consigo beber água”. Ainda assim, o médico enfatiza que a hidratação é necessária e importante.  

Transmitir as informações ao médico

É muito importante passar essas informações dos 3 pontos ao médico para que ele compreenda a condição física do paciente. 

Além disso, há relatos de pessoas que sentem muito cansaço ou fadiga. Caso sinta, é importante transmitir ao médico também.

“A grande maioria passa por essa doença pela primeira vez, então se achar que algo está um pouco estranho, consulte uma instituição médica”, aconselha o médico.

Fonte: FNN


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - Japão