Fogão é a maior causa de incêndio das residências

Com o frio as pessoas já estão usando aquecedores em casa, um dos aparelhos que causa incêndio, mas o pior dos vilões é o fogão.

Chama do fogão a gás (Pixabay)

O inverno costuma ter dias com baixo índice de umidade, fácil de propagar o fogo quando começa o incêndio doméstico. Além disso, o uso do aquecedor elétrico ou a querosene pode ser outro fator que causa esse medonho incidente.

Publicidade

Nos últimos 10 anos o aparelho que mais causa incêndio é o fogão a gás. Segundo pesquisa realizada pelo Corpo de Bombeiros da região metropolitana os motivos são conforme o ranking abaixo.

  1. esquecer que está ligado, largar aceso: 38% 
  2. contato com outro material, como manga da roupa ou casaco: 17%
  3. acender sem querer: 10%

Por isso, a recomendação é de tomar muito cuidado com esse aparelho indispensável, principalmente quando for fazer fritura.

À esq. fogo na manga do pijama e à dir. ao tentar apagar o fogo da frigideira com água levanta-se uma coluna de chamas (JNN)

A segunda maior causa de incêndio é cigarro aceso. Muitos fumantes dormem sem apagá-lo. Em terceiro lugar é o incêndio criminoso e em quarto o aquecedor.

Além de todos os cuidados o Corpo de Bombeiros recomenda verificar a data de validade do extintor que toda casa deve ter. É muito útil, especialmente na ocorrência de chama no fogão. Jamais se deve jogar água se na panela tiver óleo, pois isso alastra ainda mais as chamas. 

Outro ponto muito importante é o alarme contra incêndio. Há vários casos de disparo desse alarme, o que ajuda a evitar a propagação pois as pessoas agem rapidamente para chamar pelo 119. Segundo os bombeiros, caso ainda não tenha é possível comprá-lo 1 a 2 mil ienes, movido a bateria, fácil de instalar. 

Fontes: Weather News e JNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Médica presa por posse de drogas em casa

Publicado em 2 de dezembro de 2020, em Crime

A médica tinha licença para manipulação de drogas para tratar dor e também para uso anestésico. As drogas foram encontradas na sua residência.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!