Maioria não lava a ecobag com frequência: veja o perigo

Publicado em 3 de julho de 2020, em Dicas Especiais

Com a grande maioria dos estabelecimentos comerciais cobrando pelas sacolas plásticas a população intensifica o uso da ecobag, requerendo cuidado com a higiene.

Neste Artigo:
&nbspMaioria não lava a ecobag com frequência: veja o perigo
Imagem ilustrativa de ecobag (PxHere)

Desde 1.º de julho os estabelecimentos comerciais que forneciam gratuitamente as sacolas plásticas passaram a cobrar, exceto aqueles que usam as feitas com matéria prima chamada de biomass ou de papel.

Publicidade

Redes como Yoshinoya, Matsuya, Sukiya, Saizeriya, Skylark Group, McDonald’s, KFC, Gyoza no Osho e outras informaram que não vão cobrar. Desde que tenha mais de 25% de biomass o governo disse que a cobrança não é obrigatória.

Diante disso mais do que nunca as chamadas my bag (マイバッグ) ou ecobag estão em alta. Cada pessoa deve ter a sua para não só para não ter que pagar pelas de plástico mas por causa do meio ambiente. Afinal, são milhares que vão para o mar e tartarugas e outros seres podem comê-las por engano.

A empresa Weather News entrevistou 8.008 pessoas, online, de todo país, nos dias 24 e 25 de junho, para verificar o comportamento em relação à ecobag. Quase que a maioria absoluta das mulheres (97%) respondeu que tem a sua, enquanto no geral 86% responderam que sim.

Para a pergunta “tem lavado a sua sacola?”, somente uma pequena parcela respondeu que sim. Veja abaixo.

  • 7% sim
  • 39% disseram que de vez em quando 
  • 54% responderam que não 

Perigo de não lavar a ecobag

Nos Estados Unidos onde a ecobag é colocada em prática para substituir as de plástico, o uso foi suspenso por causa da epidemia do novo coronavírus. 

Alguns especialistas indicaram que é para evitar o risco de contágio, já que a sacola pessoal acaba tendo contato com várias superfícies que podem estar contaminadas como o cesto do supermercado, o caixa e outras. 

No Japão os especialistas recomendaram que a população pode continuar usando a my bag sim. No entanto, é preciso lavá-la, pois pode se contaminar com outras coisas, como respingos dos vegetais, pescados, sorvetes e outros, e contaminar a sacola com bactérias e criar fungos, principalmente nos dias de calor. Além desse problema, ainda pode ficar com mau cheiro.

Se sua ecobag é de tecido comum ou de náilon pode lavá-la sem problemas. Mas se é de algum material que não pode ir para a máquina ou passar pela lavagem recomenda-se limpá-la com um pano úmido e depois passar álcool para desinfetá-la.

Assim, poderá usá-la com tranquilidade.  

Fontes: Weather News, FNN e Sirabee


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!
Produtos Brasileiros no Japão