Providências urgentes antes da aproximação do tufão

Publicado em 11 de outubro de 2019, em Dicas Especiais

Além de conferir onde tem abrigo, estoque de água e alimentos, proteção nas janelas, há outras importantes.

Neste Artigo:
&nbspProvidências urgentes antes da aproximação do tufão
Grande e temido tufão n.º 19, às 13h de sexta-feira, se aproximando do arquipélago principal (NHK)

Com a aproximação do tufão, desta vez grande e temeroso, é recomendável que se tome medidas preventivas, especialmente se mora em Tokai e Kanto. Ele deverá passar por Tokai no final da tarde de sábado (12), portanto, ainda dá tempo de tomar as medidas.

Publicidade

A primeira delas é para quem mora em casa térrea, mesmo que seja um sobrado. Deve conferir as calhas, deixando-a limpa, e telhado. Se tiver árvore no quintal convém reforçar usando estacas firmes junto ao tronco.

Ainda, o ideal é providenciar barricadas para evitar que a água da chuva ou inundação entre em casa. Se puder eleve os eletrodomésticos como geladeira, aparelho de tevê e outros para não serem danificados caso ocorra inundação.

Casa e apartamento

Essas dicas valem tanto para quem reside em casa térrea quanto em apartamento. A primeira é recolher (para dentro de casa) tudo o que está fora e que possa danificar a edificação como varal, bicicletas, vasos, brinquedos e outros objetos.

A segunda é proteger os vidros das janelas e portas caso não tenha persiana metálica nesses locais. Para isso, use fita adesiva (leia a matéria tocando aqui). Depois feche as cortinas, elas também ajudam a dar proteção.

A terceira é retirar os cabos dos eletrodomésticos das tomadas para evitar problemas, principalmente se tiver raios.

A quarta é encher a banheira para o caso de corte no fornecimento de água. Assim poderá usar um balde para dar descarga no vaso sanitário. 

Providências de sobrevivência

Para as famílias que têm bebê e crianças pequenas o cuidado é redobrado. Lembre-se de separar as fraldas, caderneta da mamãe e bebê, chupeta, leite em pó, água para o preparo, mamadeira e artigos de higiene. 

Além disso verifique se o seu fogão portátil e confira se tem bombas de gás, muito úteis se houver corte de energia elétrica (fogão elétrica) e gás. 

&nbspProvidências urgentes antes da aproximação do tufão

Outros itens a serem separados são isqueiro, fósforo, pilhas, velas, lanternas, caixa de primeiros socorros, moedas de ¥10 e ¥100 caso precise usar telefone público, bateria extra do smartphone carregada, água mineral e alimentos de fácil preparo para 1 ou 2 dias, e artigos de higiene pessoal. 

Para quem tem pet lembre-se de verificar se tem comida e artigos de higiene para ele.

Outras medidas importantes 

Além disso tudo, lembre-se de ter às mãos uma caixa de papelão e fita adesiva caso quebre o vidro da janela, para colar no local. 

Também tenha em mãos a informação de onde se abrigar no caso de ordem de evacuação.

Leve os carros da família para abastecer. É o que faz o povo de Okinawa antes do tufão chegar, pois se ocorrer apagão os postos de gasolina não funcionam. Com o carro abastecido ele pode fornecer energia para recarregar o smartphone.

Se ainda não leu sobre como usar Wi-Fi mesmo com o smartphone estando fora da área de serviço, toque aqui.

Para quem reside em áreas onde há possibilidade da aproximação do tufão, por favor, siga as instruções das autoridades locais. São elas que informarão pelos alto-falantes como estão o nível dos rios, a altura das ondas e se devem buscar abrigo. Nesse caso, não hesite, vá para o local de evacuação. Se tiver dúvidas, mantenha contato com os vizinhos. 

Tenha em mente a preservação da vida em primeiro lugar.

Fonte: Tenki 


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão - Good Support!!
Easy Car Ride, carros e financiamentos
UNIP - Faculdade a distância no Japão