Hiponatremia: cuidado com ela no calor

Com o calor e excesso de transpiração a pessoa corre o risco de ter queda no nível de sódio no organismo, levando-a à hiponatremia.

Casal ingerindo água (PxHere)

Explicando de forma simples a hiponatremia é um transtorno metabólico causado pelo baixo nível de sódio no sangue.

Publicidade

O sódio é um eletrólito para auxiliar na regulação da quantidade de água dentro e em torno das células. Assim mantém a estabilidade da pressão sanguínea. Sem o sódio nem os músculos nem os nervos funcionam direito.  

Ele não é produzido pelo organismo. É obtido por meio da alimentação. Há uma infinidade de produtos alimentícios e bebidas que surgem no verão do Japão. São balas, doces, bebidas e outros, contendo sal no produto. Eles têm uma função: prevenção à hiponatremia.

Sintomas da hiponatremia

  • Câimbras
  • Tontura
  • Náuseas e vômitos
  • Confusão mental
  • Fadiga muscular
  • Inquietação
  • Irritabilidade
  • Fraqueza

Quando o quadro se agrava pode levar o paciente ao coma e até à morte. Para saber se está com quadro só médico pode avaliar, através de exame de urina.

Há várias tipos de hiponatremia, especialmente os pacientes de determinadas doenças relacionadas com o coração, rins, fígado, além de pessoas da terceira idade e mulheres na menopausa.  

Uma delas, a hiponatremia hipovolêmica ocorre quando o corpo perde água e sódio, mas os níveis de perda de sódio são maiores que os de água. Nesse caso, procure ir ao hospital.

Prevenção

No verão há como prevenir esse transtorno que não pode ser subestimado. Pessoas que estão em ambiente com ar-condicionado, seja nos momentos pessoais ou no trabalho, que não transpiram não precisam se prevenir contra esse transtorno, a não ser que já tenha um outro quadro de doença.

Em geral, pessoas expostas ao calor intenso, seja praticando esportes, no lazer ou no trabalho, precisam de prevenção. Por isso, trabalhadores expostos ao sol como os da construção civil ou motoristas, ou aqueles cujo ambiente tem temperatura elevada, com solda e prensa, recebem da empresa bebidas isotônicas e balas salgadas para prevenção.

Uma das formas é evitar bebidas com cafeína, pois é diurética. Outra é ingerir água para hidratar o corpo, colocando uma pitada de sal. O ideal é procurar um de boa procedência, como os integrais marinhos ou do Himalaia por causa da grande quantidade de minerais.

Sais de boa qualidade, amigos no verão (Pixabay)

Receita

Segundo a Otsuka Seiyaku, uma boa medida é de até 2g de sal para 1 litro de água. Isso é equivalente a meia colher de café. Esta água pode ser tomada ao longo do dia. Como o ideal é tomar 2 litros de água, o outro 1 litro pode ser da água sem o sal. Atenção: essa medida é válida somente para adultos. Bebês e crianças devem tomar leite materno ou água. 

A dica é preparar água saborizada com limão, hortelã ou frutas vermelhas e acrescentar essa medida indicada. A água vai ficar mais saborosa, o corpo ficará hidratado e fará a prevenção.

Se não abre mão do cafezinho ou dos chás que contém cafeína, acrescente uma pitadinha de sal. Não fica ruim, ao contrário, acentua o sabor do café.

A outra recomendação é tomar cuidado com o excesso de ingestão de sal no verão, pois quem é hipertenso poderá ter problemas de elevação da pressão arterial. O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão recomenda a quantidade de até 8g de sal para os homens e até 7g para as mulheres.

Em caso de dúvida convém procurar um médico para exame.

Compartilhe esta matéria com os amigos.

Fontes: Otsuka, Nikkei Style e KenKen 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Três cosplayers japonesas detidas em festival na Malásia

Publicado em 3 de julho de 2019, em Ásia

Segundo a imigração malaia, as japonesas e outro estrangeiro entraram no país a turismo, mas estavam com caracterização cosplay e atuando sem permissão.

Festivais cosplayer vem crescendo em popularidade na Malásia (ilustrativa/banco de imagens)

Três cosplayers japonesas e um homem espanhol foram presos em uma batida feita em um festival cosplay na Malásia por participar sem as permissões apropriadas, disseram autoridades da imigração na terça-feira (2).

Publicidade

Esse tipo de festival, onde entusiastas imitam personagens de séries de anime, quadrinhos e videogames, muito trazido da cultura pop japonesa – vem crescendo em popularidade no país do sudeste asiático.

Os quatros estrangeiros estavam participando do “Geek Summit” no domingo (30) na cidade de Shah Alam, quando oficiais da imigração entraram no evento após uma queixa.

“Eles entraram na Malásia com visto de turismo, mas estavam com caracterização cosplay e atuando sem permissão”, disse o alto funcionário da imigração Mohamad Shukri ao AFP.

Estrangeiros que querem participar de performances de arte na Malásia precisam de permissão de uma agência governamental.

Os quatro, com idades entre 28 e 41, estão sendo mantidos pelas autoridades da imigração.

Se acusados de violar as leis da imigração, eles estão sujeitos a pagamento de multa e deportação, disse Mohamad Shruki.

Essa não é a primeira vez que um evento cosplay entra em conflito com as autoridades do país conservador e de maioria muçulmana.

Em março, participantes estrangeiros do Japão, Singapura, Tailândia e Hong Kong foram detidos no festival realizado em Kuala Lumpur por não terem as permissões de atuação corretas.

Fonte: Japan Today

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!