Latas com spray: como descartá-las de forma segura

Para evitar incêndios como os que ocorreram em Sapporo ou Nagoia, veja como proceder para descartar as latas com spray de forma segura.

A explosão que gerou 42 vítimas em Hokkaido levantou a questão das latas com spray (FNN)

Como descartar as latas com spray de forma segura? Uma explosão seguida de incêndio em Sapporo (Hokkaido) levantou essa discussão em todo o Japão.

Publicidade

Em 18 de dezembro passado soube-se que a causa da explosão em Sapporo, a que feriu 42 pessoas, foi a retirada do gás das latas. Depois de terem retirado o gás de 120 latas, um funcionário da Apaman ligou o equipamento de esquentar a água. O gás no ambiente mais a faísca do equipamento foram o estopim para a explosão.

Explosão em Sapporo feriu 42 pessoas, por causa das latas com spray (FNN)

Na tarde desse dia ocorreu um incêndio no apartamento de uma moradia pública em Nagoia (Aichi). A causa foi a explosão de uma lata com spray, de produto para fixar o cabelo. A vítima relatou que estava fazendo faxina e, por alguns minutos, deixou a lata perto do aquecedor. Esse inflamou e provocou explosão seguida de incêndio.

Diante desses infortúnios é preciso tomar mais consciência do risco de um aparentemente seguro spray em lata. Afinal, há inúmeros produtos como desodorante, desodorizador de ambiente, inseticida, entre outros, usados no cotidiano.

Apesar de todas elas trazerem informação obrigatória a respeito do uso com cuidado, no rótulo, muitos não leem.

Na hora do descarte há prefeituras que pedem para retirar o gás abrindo um buraco na lata. Outras pedem para descartar sem fazer nada.

Descarte sem furar as latas com spray

Mesmo no caso do descarte sem abrir buraco é preciso retirar o gás. Para isso, retira-se a parte superior de plástico, a qual se descarta no lixo reciclável.

Depois de removida a parte superior, pressiona-se o bico em uma superfície ao ar livre (FNN)

O pino da extremidade deve ser pressionado em uma superfície ao ar livre. Portanto, fora de casa, em local ventilado e que não tenha calor ou fogo por perto. Além de retirar o que sobrou do produto, também o gás se vai. Aí sim, pode ser descartado.

Descarte com lata furada

Um professor da Universidade de Chiba, da cadeira de gestão de produtos de risco, ensinou na reportagem da FNN 3 medidas a serem tomadas nesse caso do descarte com a lata furada.

Passos importantes (FNN)

  1. Usar sempre uma ferramenta apropriada
  2. Evitar de descartar muitas latas juntas
  3. Verificar se ainda não resta o produto. Se ainda restar, é preciso retirá-lo primeiro. Depois, procurar um local ao ar livre, longe do calor e fogo para fazer a perfuração

Ferramentas para perfurar a lata

Além dessas há várias outras (Amazon)

Elas podem ser encontradas em lojas como home center e até em supermercados. Há umas que se parecem com um alicate e outras mais simples. Os preços são variados, desde ¥108 a mais de mil ienes.

Em geral, especialistas e o Ministério do Meio Ambiente recomendam não perfurar a lata do spray para o descarte. Essa é a forma mais segura, explicam.

Fontes: NHK, FNN e Amazon 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Você conhece o Museu de Cera Madame Tussauds?

Publicado em 29 de março de 2019, em Turismo em Tóquio

O museu principal fica em Londres, mas há mais de 20 filiais no mundo, incluindo Tóquio. Dica de passeio!

Figura de cera de Madame Tussauds

O Madame Tussauds é um famoso museu de cera com a maior coleção de figuras de celebridades.

Publicidade

A sede principal do museu está em Londres, mas há mais de 20 filiais no mundo, incluindo Tóquio.

Várias celebridades em exibição

Marie Tussaud (1761-1850) nasceu em Estrasburgo, na França, e trabalhou como governanta para o Doutor Philippe Curtius, um médico com talento em modelação da cera, que ensinou essa arte a ela. Começou sua carreira modelando em cera máscaras de vítimas da Revolução Francesa.

Beatles

Ela se mudou para a Inglaterra em 1835, fez uma mostra de seu trabalho na Baker Street perto do endereço do atual museu.

Primeiro-ministro Shinzo Abe

Suas técnicas convencionais ainda são usadas para criar figuras da realeza, políticos, atores e astros da música pop e heróis do esporte.

Beyoncé

O Museu Madame Tussauds de Tóquio permite que você chegue perto e tire fotos com mais de 60 figuras realistas de celebridades japonesas e mundiais, incluindo lendas de Hollywood, heróis esportivos e ícones históricos.

Lady Gaga

Entre as celebridades podemos encontrar: Michael Jackson, Beatles, Tom Cruise, Maddona, e Marilyn Monroe.

A inesquecível Marlyn Monroe

A exibição de algumas figuras é temporária, logo é possível que algumas anteriormente citadas não estejam mais no museu em determinada época.

Madame Tussauds Tokyo

  • Horário: das 10h às 20h (entrada permitida até as 19h)
  • Toque aqui para ver os valores dos ingressos
  • Para ver a localização, toque aqui
Imagens: PM

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!