Valentine’s Day: fé no amor e milagre se transformam em data comemorativa

Publicado em 13 de fevereiro de 2019, em Dicas Especiais

O dia dos namorados é comemorado em 12 de junho no Brasil mas em boa parte do mundo é no dia 14 de fevereiro. Veja as versões sobre essa data.

Neste Artigo:
&nbspValentine’s Day: fé no amor e milagre se transformam em data comemorativa
Imagem: Pixabay

A origem dessa data chamada de Dia de São Valentim em português – Saint Valentine’s Day em inglês – tem várias versões. Todas são para celebrar o amor entre os casais ou o afeto entre amigos.

Publicidade

Uma delas é que 14 de fevereiro era a primeira data do acasalamento dos pássaros, na Idade Média.

Será que tem a ver com o casal de pombos, símbolo do amor eterno? Essas aves são conhecidas como monogâmicas, remetendo à fidelidade. Por isso, sempre se usam pombos para simbolizar essa imagem.

Amor, milagre e adeus

Outra e dramática versão, também da Idade Média, é a de um padre em Roma, chamado Valentim. Acreditando no amor, romântico, contrariou as ordens do imperador Cláudio II que não permitia aos jovens que iam combater na guerra, de se casarem. Ele acreditava que se tornavam melhores combatentes os solteiros.

Mas o padre continuou realizando os casamentos, de forma escondida. Até que descoberto, foi colocado em uma cela e condenado à morte.

Enquanto aguardava o dia final recebia cartas, bilhetes e flores dos jovens que continuavam acreditando no amor.

&nbspValentine’s Day: fé no amor e milagre se transformam em data comemorativa
Imagem: Pixinio

Durante seu período atrás das grades conheceu e se apaixonou pela filha do carcerário. A moça era cega e o padre Valentim promoveu um milagre, fazendo-a enxergar.

Antes de ser executado deixou uma carta para sua amada. Dizendo adeus assinou “de seu Valentim”.

Dia de expressar o amor

&nbspValentine’s Day: fé no amor e milagre se transformam em data comemorativa
Bilhete escrito a mão (Pixnio/Wikipedia)

Assim, no século 18, 14 de fevereiro passou a ser uma data para que os casais trocassem cartas, cartões e bilhetes, escritos à mão, para expressar seu amor. Pequenos objetos em formato de coração ou de asas do cupido seriam trocados nessa data para declaração do romance ou do afeto entre amigos.

Porém, nos tempos atuais a data se tornou comercial. As indústrias de presentes e chocolates no Japão e nos outros países vendem muito. Aliás, no Japão foi criada uma outra para a retribuição, o White Day, exatamente 1 mês depois.

Nesse país asiático Valentine’s Day se tornou uma data comercial. Mulheres entregam chocolates aos homens, sejam o amado (honmei choko 本命チョコ) ou aqueles por consideração (giri choko 義理チョコ) como os chefes e colegas de trabalho.

Do conceito original foi criado um novo, todo próprio.

Que tal deixar o aspecto comercial de lado e aproveitar a data e expressar seu amor pelos filhos, parceiro, companheiro ou cônjuge? Um belo bilhete escrito manualmente, com palavras suas e sinceras, acompanhado de uma caixinha simbólica de chocolates ou de flores pode surpreender. 

Feliz Dia de São Valentim ❤️

Toque nos links e veja mais matérias relacionadas:


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão - Good Support!!
UNIP Faculdade à distância
Kumon - Estude japonês!