Diferença entre bicicletas com motor para andar dentro da lei

Uma delas, de motor, pode ser usada normalmente, sem capacete e sem carteira de habilitação. Na infração poderá ser encaminhado para a promotoria.

As da esq. são 電動アシスト付自転車 e as da dir. são ペダル付きの原動機付自転車 (Kakaku Mag e Rakuten)

À primeira vista as bicicletas são parecidas, pois as duas têm pedal – o que parece óbvio – e também um motor. No entanto, se o usuário não tiver carta de habilitação para dirigir motonetas não pode usar uma delas, a mais em conta.

Publicidade

A do tipo assistida pelo motor elétrico (電動アシスト付自転車, lê-se dendo ashisuto tsuki jitensha), como o próprio nome indica, é para facilitar as pedaladas. Ela não funciona de forma motorizada. O motor anexo só fornece uma assistência para facilitar nas subidas, quando carrega muito peso ou para suavizar o cansaço nas pedaladas de longa distância.

Não precisa de carta de motorista (Kakakumag)

São inúmeros os modelos, com bateria removível para recarga e diversas especificações.

As marcas mais famosas desse tipo são Yamaha, Panasonic e Bridgestone. Apesar dos preços terem melhorado depois dos lançamentos, ainda ficam na faixa dos 100 a mais de 300 mil ienes.

Para andar com elas, inclusive muitas mães usam, o adulto não precisa usar capacete tampouco precisa de licença. Basta seguir as regras de cada cidade.

De motor que precisa de licença

Já o outro tipo, com pedal e motorizada é a chamada de ペダル付きの原動機付自転車 (lê-se pedaru tsuki no dendoki tsuki jitensha). Aparentemente parece ser a mesma coisa da outra. Mas se trata de um ciclomotor. Funciona com um motor de combustão interna.

Na hora da compra a loja avisa que precisa ter carta de motorista (Rakuten)

Assim sendo, a lei vê essa bicicleta como veículo motorizado. Por isso é preciso usar capacete, andar nas vias para tráfego e também tem que ter carta de habilitação. Para quem já tem por dirigir veículo de 4 rodas, sem problema.

Para as pessoas que ainda não têm é preciso fazer umas aulas para obtê-la no mesmo dia, a partir dos 16 anos. Note que essa idade é só para os ciclomotores e motonetas com até 50cc. São as chamadas cinquentinha no Brasil.

Além do capacete e carta de habilitação o usuário precisa providenciar placa, seguro e conferir se tem todos os itens de segurança como os faróis, buzina, retrovisores, freio, etc.

Por isso, se pensa em comprar verifique esses detalhes. Em geral, elas são tentadoras para o consumidor, por causa do preço bem mais em conta do que as do tipo com assistência. Alguns modelos custam na faixa dos 50 mil ienes.

Fontes: Agência Nacional de Polícia, Rakuten e Kakakumag

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Vietnamita encaminhada para a promotoria pelo uso de bicicleta motorizada

Publicado em 24 de janeiro de 2019, em Crime

O Departamento de Polícia Metropolitana encaminhou uma vietnamita para a promotoria pelo uso de bicicleta motorizada. Saiba mais.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!