Alimentos de inverno: natureza sábia

Publicado em 21 de janeiro de 2019, em Dicas Especiais

Os pescados, frutos do mar, hortaliças e as frutas de inverno têm a sabedoria da natureza, por isso, desfrute deles para nutrir adequadamente o corpo!

Neste Artigo:
&nbspAlimentos de inverno: natureza sábia
De cima para baixo, da esq. p/ dir. shikuwasa, raiz de lótus, cenoura vermelha, camarão rosa, nanohana, ostras e warabi

Como o Japão é um país com as 4 estações bem definidas, é possível desfrutar dos alimentos da natureza de forma a aproveitar todos os seus nutrientes. Além disso, são mais baratos.

Publicidade

A natureza é tão sábia que ela providencia o que o corpo necessita no inverno.

As raízes e tubérculos, considerados alimentos quentes para o organismo, de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, têm nutrientes para manter o corpo aquecido.

As frutas cítricas têm vitamina C, importante para blindar o corpo da gripe e ajuda muito na produção do colágeno, proteína importante para a beleza.

&nbspAlimentos de inverno: natureza sábia
Frutas cítricas e maçã, saborosas e ricas em fibras e vitamina C

Aqui entram as variedades de tangerina, os limões – incluindo o shikuwasa, as laranjas, e as variedades de kiwi. Mas também não se pode esquecer das maçãs. Quem a come todos os dias não sabe o que é ficar doente, segundo um dito popular japonês. E, claro, dos ricos morangos.

Hortaliças de inverno

São inúmeras, começando pelos cogumelos como eringi e o mushroom, importantes para melhorar a defesa imunológica. Vão bem assados, nos ensopados, na sopa de misô, saladas e como acompanhamentos de carnes vermelhas.

&nbspAlimentos de inverno: natureza sábia
Deliciosos e imprescindíveis cogumelos para o sistema imunológico

O corpo também precisa do betacaroteno, o que se converte em Vitamina A e também age como um dos antioxidantes na proteção das células.

No inverno o betacaroteno é importante, não só para a saúde dos olhos e pele, como também para evitar acidente vascular cerebral. Se a cenoura é usada na canja de galinha, tem uma função importante.

&nbspAlimentos de inverno: natureza sábia
Cenoura e abóbora, fontes de betacaroteno

Ajuda a fortalecer o sistema imunológico, para o bom funcionamento do sistema respiratório e na prevenção de gripes.

Que tal aproveitar que é época das cenouras – de várias cores, do amarelo ao vermelho – e abóbora kabocha para preparar sopas e pratos quentes junto com os cogumelos?

As verduras são inúmeras: mostarda-marrom, repolho, mostarda-japonesa, couve-japonesa, Chrysanthemum coronarium, salsa japonesa, couve chinesa, salsão.

Ainda tem cebola japonesa, nanohana (parente da couve), nozawana (parente da mostarda japonesa) e acelga. Mais, Petasites japonicus, couve-de-bruxelas, espinafre japonesa, couve-flor, feto-comum e rúcula.

&nbspAlimentos de inverno: natureza sábia
Verduras importantes

Repare que todas elas têm sabores bem característicos, mais fortes do que as verduras de verão, por exemplo, mais aguadas. Umas têm sabor mais ardido e outras com acento amargo, ou a combinação de amargo, ardido e adstringente.

O ideal é preparar essas folhas em ensopados, saladas quentes, refogadas, nas sopas e gratinados. Elas são ricas em sais minerais, fibras, vitaminas e outras propriedades.

As folhas de tom verde escuro em geral, contêm vitaminas A, complexo B, K, além de ferro, cálcio, fósforo e outros minerais. Por isso, coma bastante espinafre, nanohana (tem o sabor bem parecido com a couve), mostarda-japonesa e outras.

Raízes de inverno

As raízes e tubérculos são os alimentos que ajudam a manter o corpo aquecido. São muito importantes nesta estação fria do ano.

Raiz de bardana, inhame, rabanete branco, inhame-das-montanhas ou cará, cenoura e raiz de lótus, são de extrema importância. Ainda tem a batata-doce, alimento da moda, queridinha dos marombeiros.

&nbspAlimentos de inverno: natureza sábia
Raízes e tubérculos: na parte superior a raiz de bardana, inhame e rabanete branco, embaixo a raiz de lótus e o cará

As raízes brancas e outros alimentos brancos são excelentes para os pulmões e sistema respiratório, por isso, lembre-se de incluí-las na hora de preparar as refeições para você e sua família.

Peixes e frutos do mar

Essa lista é imensa por causa da época. Se ainda não experimentou o peixe Lophiidae a época é agora. Apesar da aparência, dele tudo se aproveita: pele, carne, guelras, fígado, barbatanas, estômago e boca. Se fizer um cozido com tudo isso não passa frio, diz o ditado popular.

O lindo peixe vermelho Beryx splendenstem carne saborosa para sashimi e sushi. Outros da época são cavala-espanhola-japonesa, sea bream, gadidae (ou, bacalhau), falso-abolete-japonês, sapo-do-mar ou baiacu japonês, seriola, peixe-borboleta, tainha-olhalvo e Hypomesus nipponensis.

&nbspAlimentos de inverno: natureza sábia
Pescados e frutos do mar, de inverno

São excelentes fontes de ômega 3, iodo, potássio, zinco e vitaminas do complexo B e D. Por isso, atuam no sistema imunológico.

Eles vão bem em ensopados, sopas, cozidos, assados, fritos, grelhados, dependendo da receita. Combinados com as hortaliças da época são alimentos ricos e nutritivos, além de não serem pesados.

Aproveite os turismos gastronômicos da época, como comer ostras ou lagostas o quanto puder, em Ise (Mie). Também pode se esbaldar de peixes e frutos do mar em Fukui, Ishikawa e Niigata.

No inverno as recomendações são dormir bem, ingerir bebidas quentes como chás sem açúcar, alimentar-se moderamente com refeições ricas em nutrientes e, claro, continuar a prática de exercícios físicos.

Leia outras matérias com dicas especiais tocando aqui.

Para facilitar na hora das compras, baixe as tabelas abaixo, com os nomes em japonês e português.

Boas compras e bom apetite!

&nbspAlimentos de inverno: natureza sábia

&nbspAlimentos de inverno: natureza sábia

Fontes: Shun no Shokuzai e Shokuzai
Fotos: Wikipedia, Flickr e Internet


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão - Good Support!!
UNIP Faculdade à distância
Kumon - Estude japonês!