Guia dos números de telefones de emergência do Japão

Você tem todos os números de emergência registrados no seu smartphone em caso de acidente, desastre, incidente, pedido de socorro?

Números para chamar polícia, ambulância, bombeiros e outros muito úteis na emergência (Flickr)

São raras as vezes que há necessidade de chamar por um serviço de emergência. Nessa hora, com a tensão, fica difícil buscar na memória do cérebro todos os números. Por isso, é importante tê-los registrados na lista de contatos do smartphone, já que aquelas velhas cadernetas com números de telefone, todos manuscritos, já não são mais usadas há muitos anos.

Publicidade

Veja que esses números são só para os residentes no Japão.

Então, que tal pegar o seu smartphone e começar a registar os números? Cuidado para não ligar somente para teste.

Os 3 principais são para chamar a polícia, os bombeiros, a ambulância e socorro para a Guarda Costeira. Portanto, anote esses números, todos de ligação gratuita.

Lembre-se que ao chamar serão pedidos: seu nome, endereço e telefone para contato. Além disso, é preciso responder o motivo da chamada de emergência. No caso de ligar para o 119, a primeira pergunta será: “quer bombeiros ou ambulância?”.

Outros números de emergência 

Há outros 2 números importantes, tanto para denúncia, consulta ou pedido de socorro.

No Seikatsu Shohisha Center (消費生活センター) ou Centro de Assuntos do Consumidor se pode consultar sobre vários assuntos ligados aos produtos adquiridos, quando é lesado pelo vendedor, propaganda enganosa, cooling-off (abra a matéria tocando aqui) e outros. Caso a chamada seja direcionada gerará custo.

No Jidosodansho (児童相談所) ou Centro de Assistência ao Menor pode fazer consulta, denúncia ou pedido de socorro no caso de agressão à criança e adolescente. Ou, para simplificar, no caso de qualquer tipo de violação dos direitos do menor. Saiba mais informações a respeito desse órgão tocando aqui. Caso a chamada seja direcionada gerará custo.

Números úteis

Há ainda outros números de telefone úteis na hora do apuro.

SOS para usuário de iPhone

Para quem tem o smartphone da Apple ou iPhone com iOS acima da versão 11, tem um serviço de SOS pré-instalado. Antes de mais nada é preciso abrir o app Saúde (tem um ♡ vermelho). Edite as informações na Ficha Médica e adicione um contato de emergência e, se for o caso, o 119 para chamar a ambulância, caso resida no Japão.

Para usá-lo no momento de necessidade extrema é preciso pressionar seguidamente o botão de desligar 5 vezes.

O ponto eficaz desse serviço de emergência do app é que ao tocar no botão de chamada será encaminhada uma mensagem para os contatos, com sua localização. Para saber mais detalhes sobre o SOS toque aqui para abrir o link da Apple, em português.

Para ler outras matérias em Dicas Especiais, toque aqui.

Fontes: governo, Web116 e Apple

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Toyota construirá fábrica no Mianmar

Publicado em 27 de maio de 2019, em Ásia

A medida da Toyota deve estimular mais fornecedoras de autopeças a investirem no país.

Toyota terá fábrica no Mianmar (banco de imagens)

A Toyota Motor está construindo sua primeira fábrica de montagem no Mianmar, várias fontes, incluindo a da montadora, disseram ao Nikkei no domingo (26), ganhando espaço no pequeno, porém de rápido crescimento, mercado de veículos novos na nação do sudeste asiático.

Publicidade

A medida da Toyota, que ocorre enquanto Mianmar aumenta as barreiras nas importações em uma tentativa de desenvolver a indústria de automóveis local, deve estimular mais fornecedoras de autopeças a investirem no país.

A fábrica estará localizada na Zona Econômica Especial de Thilawa, fora de Yangon, e inicialmente produzirá até 100 mil caminhonetes ao ano. O investimento inicial da montadora japonesa deve ser em torno de dezenas de milhões de dólares. Um anúncio oficial deve sair no fim do mês.

Os planos da montadora fornecem um incentivo ao governo da líder de facto Aung San Suu Kyi, visto que o investimento estrangeiro desacelerou desde que seu partido assumiu o poder em 2016 após décadas de regime militar no Mianmar.

Embora a Toyota produza veículos em cinco países do sudeste asiático, incluindo Tailândia e Indonésia, ela está cautelosa sobre entrar no Mianmar levando em consideração o pequeno mercado e possíveis desafios em garantir fornecedores locais.

Contudo, Mianmar começou a “espremer” as importações de veículos em uma tentativa de estimular as montadoras a investirem no país, enquanto o governo aproveita o potencial da indústria para criar empregos. Caminhonetes importadas estão sujeitas a uma tarifa especial de registro de até 40% de seu preço de importação.

Carros produzidos localmente não estão sujeitos a essas tarifas e, ao invés disso, recebem isenções de taxas.

O governo também limitou gradualmente a importação de veículos com volante no lado direito, uma medida que diminuiu pela metade as importações dos uma vez populares carros japoneses usados.

Fonte: Nikkei

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!