‘Chuva de estrelas’ na noite de domingo

Neste domingo poderá ver uma chuva de meteoros Perseidas, para alegrar sua noite e fazer pedidos para as estrelas.

Chuva de meteoros Perseidas na noite de domingo, 12 de agosto, para fazer pedidos às estrelas (NAOJ)

No começo do feriado de Obon, com tantas pessoas passeando e viajando, mais um presente do Universo. Como ocorre todo ano, a chuva de meteoros Perseidas tem seu pico na noite deste domingo (12) no Japão.

Publicidade

Na época também de tufões trazendo chuvas fica a esperança de que as nuvens deem uma brecha. Assim, você poderá encontrar um momento de apreciação do espetáculo no céu.

Este ano a previsão é de ter muitos meteoros deixando rastros luminosos. Se buscar por um local com pouca poluição de luzes urbanas poderá chegar a apreciar 45 estrelas cadentes em uma hora. Mesmo de um local urbano poderá chegar a ver 10 delas por hora. E o melhor de tudo: poderá vê-las a olho nu!

Onde e que horas ver a chuva de estrelas

Se não conseguir vê-las na noite de domingo há chance na segunda-feira.

Os melhores horários são a partir das 22h até antes do amanhecer.

Se encontrar o radiante (em amarelo) a constelação Perseus está ao lado (NAOJ)

Para saber o melhor local no céu basta procurar por um ponto luminoso, chamado de radiante. No caso do grupo de chuva de meteoros Perseidas, está perto da estrela γ (gama) de Perseu.

Mas, segundo o NAOJ-Observatório Astronômico Nacional do Japão, desde que não seja perto da lua, qualquer outro local do céu oferece a possibilidade. Desde que você possa observá-lo com amplitude, por isso não se incomode com os pontos cardeais.

Quantidade estimada de ‘estrelas caindo’ por hora nas principais capitais. Com mais intensidade de luzes urbanas se vê menos (Tenki)

Em resumo, as melhores condições são:

  • Horário: após 22h
  • Local para apreciação longe da iluminação urbana ou com pouca interferência, como praia, parque, montanha, campo, etc.
  • Ponto no céu distante da lua
  • Que o radiante esteja alto no céu

Uma das dicas do NAOJ é que seja persistente em observar o céu por pelo menos 15 minutos. Com isso a visão se acostuma com a escuridão e aumenta a possibilidade de ver mais ‘estrelas’ caindo.

Boa sorte!

Céu com um dos meteoros caindo (NAOJ)

Fontes, imagem e foto: Tenki e NAOJ 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Queda do avião da JAL completa 33 anos

Publicado em 12 de agosto de 2018, em Sociedade

As famílias das vítimas escalaram uma trilha na montanha até o local da queda do avião no Monte Otsutaka (Gunma) para orar pelos seus entes queridos.

Parentes escalaram a trilha íngreme da montanha até o local da queda do avião no Monte Otsutaka (Gunma) para orar pelos seus entes queridos (ANN)

Neste domingo (12), parentes das vítimas de um avião da JAL- Japan Airlines que caiu em 1985 lembraram os 33 anos do acidente que levou a vida de 520 passageiros e tripulação.

Publicidade

Como nos últimos anos, parentes escalaram a trilha íngreme da montanha até o local da queda do Boeing 747 no Monte Otsutaka (Gunma) para orar pelos seus entes queridos que perderam a vida no desastre.

“Ela sempre estará na minha mente, mas sinto que posso estar mais perto dela toda vez que venho aqui em 12 de agosto”, disse Kimiko Yoshida, de 84 anos, que perdeu a filha no desastre aéreo.

Os familiares das vítimas também oraram pela segurança na aviação. Na última sexta-feira, 10 de agosto, um helicóptero de resgate caiu nas montanhas na província de Gunma, levando a vida de nove pessoas a bordo.

O avião partiu do Aeroporto de Haneda (Tóquio) com destino ao de Itami (Osaka) com 524 passageiros e tripulação a bordo (imagem do JA 8119 no aeroporto de Itami em 1984/Wikimedia)

Em 12 de agosto de 1985, o voo 123 partiu do Aeroporto de Haneda (Tóquio) com destino ao de Itami (Osaka) com 524 passageiros e tripulação a bordo, caiu na área. Quatro sobreviveram. Uma ruptura no anteparo de pressão traseiro fez com que seu estabilizador vertical fosse abalado, destruindo seu sistema hidráulico e o deixando incontrolável.

Em 1987, uma comissão de investigação do governo japonês concluiu que o acidente foi causado por reparos irregulares conduzidos pela Boeing Co., a fabricante da aeronave, no anteparo de pressão em 1978, com a JAL falhando em detectar quaisquer problemas em suas verificações de manutenção.

Em 1988, a polícia japonesa encaminhou à promotoria um total de 120 pessoas incluindo funcionários da Boeing e da JAL pela suposta negligência. Contudo, nenhuma delas foi indiciada após a Boeing ter se recusado a cooperar.

Dentre os mortos no acidente que ocorreu durante o feriado de Obon, estavam o cantor Kyu Sakamoto, que tinha 43 anos, conhecido por sua música “Sukiyaki”, assim como muitas famílias, incluindo crianças.

Fonte: Mainichi
Imagem: ANN, Wikimedia

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!