5 medidas contra a umidade com suas roupas

Durante a estação das chuvas e nos dias de alta umidade, armários e closet merecem atenção especial. Xô mofo, mau cheiro e traças, com as 5 medidas.

Closets bem arrumados, sem umidade e sem insetos com as 5 medidas para garantir roupas cheirosas e bem ventiladas (Wikimedia e Flickr)

As roupas dentro das gavetas, armário, guarda-roupa ou closet têm como inimiga a umidade. Veja as 5 medidas fáceis de executar, antes da estação chuvosa ou tsuyu. Se não tomar as medidas adequadas, o mofo e o mau cheiro acabam aparecendo. Além de tudo, fazem mal à saúde.

Publicidade

Mesmo lavando as roupas e guardando-as cheirosas no armário correm risco. O mofo pode danificar aquelas peças que adora. E o pior, pensa que estão em ótimo estado e na hora de sair vê que não dá para usar.

5 medidas + 2 dicas

Para evitar tudo isso, veja as 5 medidas fáceis que pode tomar já.

Antes de mais nada, procure retirar tudo dos armários para fazer uma bela limpeza. Basta um pano seco e álcool para retirar a poeira. Mãos à obra!

1 – Parte inferior do closet

Como a umidade é mais pesada, tende a acumular na parte inferior do closet. Por isso, comece colocando produtos dessecantes ou desumidificantes na parte de baixo.

No Japão há uma variedade grande, os quais podem ser adquiridos em supermercados e farmácias. São chamados de joshitsuzai 除湿剤. Têm uns específicos para closet e guarda-roupas, em formato de caixa, ideais para a parte inferior. Também pode forrar papel jornal ou dessecante em folhas.

Há inúmeros dessecantes no Japão. São chamados de joshitsuzai 除湿剤 (divulgação)

Depois de colocar algumas unidades na parte de baixo, use alguns de pendurar na barra do cabideiro. Pode também comprar os específicos para gavetas e colocá-los sobre as roupas.

Há marcas que o produto dessecante pode ser usado tanto no cabide quanto dentro dos calçados. Prático!

2 – Caminhos para o ar

Na sequência, que tal revisar o que usa e descartar o que não usa? O armário, cômoda ou guarda-roupa estão entupidos de tanta roupa?

Convém abrir um pouco de espaço criando caminhos para o ar fresco e seco dos dias de sol. Peças do vestuário feitas de lã e de outras fibras naturais como algodão e linho tendem a absorver a umidade naturalmente. Por isso, pendure no cabideiro os dessecantes para barras.

Se na parte inferior do closet tem gaveteiro, procure forrar um estrado de madeira. Há diversos tamanhos nas lojas do tipo home center e nos supermercados (すのこ, lê-se sunoko). São práticos!

Esse detalhe de abrir caminhos para a passagem de ar é super importante.

Estrados de madeira que podem ser adquiridos nos supermercados e lojas home center e ¥100 (divulgação)

3 – Organizar por material

Outra medida é separar e organizar as roupas por material. As de lã e caxemira ficam juntas. As de couro natural não devem ser dobradas nem amontoadas, pois criam mofo rapidamente. As de algodão, seda pura e linho devem ser penduradas no cabide e com certa folga.

Antes de colocar as peças dobradas nas gavetas, forre-as primeiro com dessecante, jornal ou estrado de madeira.

4 – Ventilação

Armários, gaveteiros e closet costumam ficar fechados. Nos dias de sol procure abrir e deixar ventilar. Faça isso sempre que puder, já que abriu caminhos para isso.

Dessecantes podem ser usados para pendurar, nos gaveteiros e sob os estrados (divulgação)

5 – Roupa que acabou de usar

A última medida é bem fácil. Supondo que usou um blazer ou uma capa e não sujou. Caso queira colocar a peça de volta no armário, sem lavar, deixe-a fora pendurada no cabide, por pelo menos 1 noite. A roupa pode ter pego umidade ou cheiro. Isso pode ser o começo do mau cheiro no closet.

Xô insetos e bem-vindo cheirinho

A primeira dica poderosa é sobre a prevenção contra os insetos. Traças, cupins e ácaros são totalmente indesejáveis. Afinal, podem danificar aquela roupa linda que acabou de adquirir. 

Depois da bela arrumação e prevenção contra mofo, chegou a vez de não permitir que esses seres minúsculos estraguem suas preciosas peças do vestuário.

Compre produtos inseticidas ou repelentes chamados de boochuzai 防虫剤 na farmácia, home center ou supermercados. Coloque-os pendurados no closet ou sobre as roupas nas gavetas.

Há produtos que não possuem cheiro de naftalina, por isso, não se preocupe.

Há inúmeros repelentes para armários e guarda-roupas no Japão chamados de 防虫剤, pronuncia-se boochuzai (divulgação)

Uma outra dica é usar produtos naturais como repelentes. Faça sachês e coloque pedaços de cedro (sugi, em japonês) ou um punhado de cravos-da-Índia ou folhas de louro. Também pode escolher a cânfora.

Diferente dos dessecantes comprados prontos, os sachês devem ser colocados nos cantinhos da gaveta e dos armários. Eles duram 3 meses, em média. E o melhor, protegem das traças e não deixam cheiro na roupa.

Por último, se gosta de sachês perfumados, que tal pendurar alguns e colocar outros nas gavetas?

As medidas são fáceis de executar, inclusive pode fazer o mesmo na sapateira. Como resultado terá closets e armários protegidos do mofo e dos insetos. Ainda por cima, cheirosos.

Já que o assunto é o vestuário, caso ainda não tenha lido as dicas especiais para lavar e secar roupas, toque aqui.

Caso queira saber quais são as máquinas de lavar roupa mais vendidas no Japão, toque aqui.

Por fim, se gostou desta matéria, compartilhe com seus amigos.

Fonte: Allabout Fotos: divulgação, Wikimedia e Flickr 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Dicas de cozinha para passar a estação chuvosa com tranquilidade e segurança

Publicado em 7 de junho de 2019, em Sociedade

Veja dicas importantíssimas de atitudes na cozinha e com alimentos para época de chuva. Veja também as dicas para obentôs! Cuide da saúde de sua família!

Cozinha limpa e segurança na época das chuvas (Pixinio)

O período das monções (tsuyu) traz umidade por causa do alto volume de chuvas e também o calor. Uma das grandes preocupações são o bolor e a intoxicação alimentar nesse período.

Publicidade

Todos fazem refeições várias vezes ao dia e ainda há famílias que preparam obentô para as crianças. Os inimigos estão na cozinha e podem ser combatidos com simples atitudes.

Então, seguem dicas de como evitar qualquer inconveniente das bactérias, especialmente da 0-157.

Diversas marcas de alvejantes para cozinha no mercado: são indispensáveis para a higienização diária

Cozinha: como evitar a proliferação das bactérias

  • A higienização das mãos é importante, especialmente depois de brincar com os pets e de ir ao banheiro.
  • Bactérias gostam de umidade e baixo calor, assim como dos alimentos que contém nutrientes. Portanto, ao terminar a refeição, levar para a geladeira imediatamente o que sobrou. Porém, o ideal é não deixar sobrar alimentos nessa época da estação chuvosa e verão.
  • Depois de lavar os legumes, frutas e outros vegetais em água corrente, procurar secá-los com papel toalha, armazená-los em sacos plásticos limpos e levar à geladeira.
  • A geladeira é outro lugar perigoso, apesar da baixa temperatura. Que tal fazer uma faxina nas borrachas e nos compartimentos internos? Pode usar detergente específico, água com vinagre ou álcool para mantê-la limpa e livre de agentes nocivos.
  • Ao preparar ou esquentar a comida, aqueça-o a mais de 75°C. Esta atitude combaterá as bactérias.
  • Todos os utensílios da cozinha como facas, tábua, esponja, escorredor, pano de prato, pano de pia, etc. devem ser higienizados com água fervente ou alvejante diluído em água. Depois, secar bem, preferencialmente ao sol. Quando não tiver sol, torça bem a esponja e os panos de cozinha antes de secá-los.
  • Mantenha a pia absolutamente limpa antes de dormir, secando-a muito bem e com tudo guardado sem nenhuma umidade.

O obentô requer cuidados especiais, como um umê sobre o arroz para evitar problemas

Cozinha: para quem prepara obentô

  • Para quem prepara obentô, é importante higienizar as embalagens (ainda mais se forem de plástico) como está descrito acima. É muito importante que isso seja feito no mesmo dia. Nada de deixar na pia para lavar no dia seguinte!
  • Outro detalhe muito importante é a higiene das mãos, antes de manipular os alimentos.
  • Se for usar carnes como hambúrguer, produtos alimentícios congelados, esteja atento para que o calor do fogo chegue ao interior deles. Ou seja, devem ser bem passados. Temperaturas intermediárias (4 a 60°C) favorecem a proliferação das bactérias.
  • Para preparar onigiri, procure usar filme plástico (wrap), pois é uma atitude mais higiênica.
  • Acrescente vinagre no arroz, antes de ser preparado. Para cada 2 medidas de arroz, uma colher de sopa de vinagre na água, antes de fechar a tampa da panela elétrica. O arroz não fica com gosto de vinagre e isso ajuda a não contaminar o alimento.
  • Coloque umê, wasabi, pó de curry em algum alimento ou gengibre como acompanhantes. Eles ajudam na não proliferação de bactérias.
  • Mesmo os alimentos preparados a noite e que foram para a geladeira, devem ser reaquecidos antes de colocá-los para o obentô. Jamais reaproveite os legumes ou verduras refogadas, pois contém líquido. Esses devem ser preparados na hora.
  • Antes de colocar o arroz no compartimento, espere esfriar. Jamais coloque-o quente, ele cria água.
  • Pescados e carnes de todos os tipos devem ser fritos ou assados. Jamais sirva pescados crus no obentô.
  • Pratos que tenham caldo: o ideal é acrescentar amido de milho para engrossá-lo, de modo que acabe com a água.
  • Arroz temperado é arriscado no período das monções (tsuyu) e no verão. É melhor evitá-lo.
  • Antes de fechar o obentô ou a marmita convém observar se os alimentos já estão frios, para não formar água na tampa. Se tiver pressa, esfrie as embalagens com secador de cabelo no modo frio ou com saquinhos de gel congelado.
  • Jamais coloque no mesmo compartimento alimentos frios com quentes. Nesse caso, espere o alimento quente esfriar para colocá-lo.
  • Se for colocar uma fruta, lave bem a casca e seque-a.
  • No trajeto escolar ou do trabalho, procure não deixar o obentô exposto ao sol.
  • Super dica: só o fato de colocar um “hito kuchi zeri” (一口ゼリ) ou potinho de gelatina minúscula congelada, junto com o obentô já vai ajudá-lo a manter-se refrigerado até a hora do almoço. E, depois, a gelatina já estará no ponto para ser degustada como sobremesa. Se preferir, pode colocar mais de uma.

Mini gelatina (hitokuchi jelly) congelada pode ser a salvação se colocada junto com o obentô

Na próxima matéria, serão passadas dicas para evitar a formação do mofo dentro de casa, por conta da umidade da estação das chuvas. No caso do mofo já ter se instalado, dicas de como combatê-lo. 

Se gostou desta matéria, compartilhe com seus amigos!!!

→ Dicas especiais para época de chuva no Japão (toque nos títulos em vermelho).

Fotos: Photozou, Pixabay e divulgação

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!