O que fazer quando o cão ou gato de estimação morre

Publicado em 26 de março de 2018, em Dicas Especiais

A despedida do querido pet pode ser simples, como pode ter um serviço funeral. Saiba como proceder, inclusive para não pagar multa.

Neste Artigo:
&nbspO que fazer quando o cão ou gato de estimação morre
Os pets também têm um tempo de vida, por isso, veja o que fazer ao morrerem (Pixabay)

O Japão é um país com população de cães e gatos que supera a dos humanos de até 15 anos. Com tantos pets, aumenta a demanda por serviço funeral, para a última despedida.

Publicidade

Quando se perde o pet, o integrante da família que parte, algumas providências precisam ser tomadas.

1 – Corpo no caixão

Primeiro é preciso escolher o caixão que pode ser de madeira ou de papelão. O de papelão é adequado somente para pets pequenos. É preciso providenciar:

  1. Toalhas de banho e rosto
  2. Lençol de toalha
  3. Gelo seco em pacotinhos ou ice pack (de gel que vai para congelador)
  4. Gaze

É preciso forrar o caixão com jornais ou toalhas, pois é possível que saiam líquidos do corpo. Depois da morte, a temperatura corporal do pet cai, por isso, se tiver pulgas, tendem a sair. Por isso, o ideal é embrulhar o corpo do pet com uma toalha.

Coloque gaze na boca e nos demais orifícios para evitar a saída dos fluidos.

Espalhe gelo seco colocado em saquinhos plásticos ou ice packs, dentro do caixão, para ajudar na conservação do corpo. 

Depois dessas providências, o caixão está pronto para ser encaminhado para o velório, para cremação ou para a solicitação da retirada pelo serviço público.

&nbspO que fazer quando o cão ou gato de estimação morre
Sayamako Reien, cemitério de pets, em Saitama (HP)

2 – Tipos de funeral

Como o funeral de um animal de estimação não tem uma tradição semelhante à dos humanos, é importante decidir as intenções de como sua família quer se despedir dele.

  • Enterro no quintal: dependendo do porte do pet e do tamanho do quintal pode ser enterrado em casa. Nesse caso, procure cavar um buraco bem fundo para não sentir o odor. Depois, pode ou não providenciar um túmulo
  • Pedir para o órgão público recolher: a maior parte da população pede para a prefeitura ou subprefeitura recolher. Convém consultar a prefeitura local, pois há algumas que realizam cremação e depois entregam os restos mortais para a família. Pode sair mais em conta do que pedir para uma empresa privada
  • Solicitar a vinda de um cremador ambulante (訪問火葬業者, lê-se houmon kaso gyosha). Em geral, essas empresas mandam um veículo que realiza a cremação nas proximidades da casa. É preciso tomar cuidado com esses prestadores de serviço porque muitos não têm empresa, trabalham como autônomos e, caso aconteça algo de errado, fica difícil reclamar
  • Serviço de cremação (火葬, lê-se kaso): há uma variedade de serviços, dependendo do orçamento. Se optar por solicitar apenas a cremação, depois disso, os restos mortais serão acomodados no local privado da empresa. Sai mais em conta, a partir de 9,8 mil ienes, se o pet tiver menos de 2Kg. Se preferir que devolva os restos mortais dentro de uma urna (骨壷, lê-se kotsutsubo), tem que pagar um valor a mais. Há locais que oferecem mais serviços como o encapsulamento dos restos mortais para ser usado como acessório ou chaveiro, providencia o cemitério, etc.
  • Cemitério de animais: em geral, as famílias que querem fazer uma despedida mais formal elegem um cemitério de pets. Nesses locais, em geral, realizam a cremação, depois o enterro no cemitério, com cerimônia.

Para fazer uma busca no Google sobre os serviços de cremação para pets copie e cole ペット 火葬. E para buscar cemitério para pet copie e cole ペット霊園.

3 – Notificar a morte do pet

A notificação da morte do cão ou gato é obrigação do dono. Deve ser feita no órgão municipal – Hokenjo (Centro de Saúde Pública) – dentro de 30 dias da morte. Se você não fizer a notificação, o registro do cão permanecerá e pode ficar sujeito a uma multa de até 200 mil ienes, de acordo com o Artigo 27 da Lei de Prevenção da Raiva.

&nbspO que fazer quando o cão ou gato de estimação morre
Memoriais com foto e mensagem ou cápsulas com restos mortais são alguns dos serviços oferecidos (HP Sayamako)
Fontes: Wanchan, Iquo e Seikatsu
Fotos: divulgação e Pixabay 


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão - Good Support!!
Easy Car Ride, carros e financiamentos
UNIP - Faculdade a distância no Japão