Dificuldade em pagar aluguel? Tem benefício para assegurar a moradia

Por conta dos efeitos da pandemia do novo coronavírus muitas pessoas se encontram com dificuldade em pagar o aluguel. Veja como obter o benefício do governo.

Homem pensativo na sala de casa (Piqsels)

O governo informou na terça-feira (19) que abrirá uma linha direta para informações sobre o Benefício para Assegurar a Habitação (住居確保給付金, lês-se jukyo kakuho kyufukin), através do MHLW-Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão.

Publicidade

Esse benefício foi criado em outubro de 2009 para garantir moradia estável para as pessoas com problemas financeiros devido à perda do emprego. E, consequentemente, sem recursos para pagamento dos aluguéis, estão prestes a perder o local para morar.  

Na ocasião da implementação havia pré-requisitos como limite de idade até 65 anos, comprovar que está buscando emprego através da Hello Work, comprovar que conseguia manter a família antes de perder o emprego (período de 2 anos) e que não fosse beneficiário de algum programa social como seikatsu hogo, por exemplo.

No entanto, com as consequências econômicas durante a pandemia do novo coronavírus e com a declaração do estado de emergência o MHLW relaxou em relação à perda do emprego. Desde o final do mês de abril, qualquer pessoa em situação financeira difícil, independente de ter perdido o emprego ou que está com a vaga suspensa pode se candidatar a esse programa.

Benefício do pagamento do aluguel: como se proceder

O programa está sendo oferecido pelo governo mas o pedido deve ser feito na prefeitura ou subprefeitura da cidade ou bairro onde reside. 

A princípio a ajuda é para até 3 meses de aluguel e o valor máximo depende da cidade, distrito, bairro, vila ou vilarejo onde mora, além do número de pessoas da família. Por exemplo, os tetos em Tóquio são de 53,7 mil para quem mora sozinho, 64 mil para 2 pessoas ou 69,8 mil ienes para 3 pessoas.

Mas, esse benefício pode ser estendido até 9 meses, dependendo da situação. Portanto, antes de receber uma ordem de despejo a recomendação é de procurar a prefeitura.

Para obter informações sobre esse benefício pode ligar para a linha direta e gratuita: 0120-23-5572 a partir de quinta-feira (21). O horário de atendimento é das 9h às 21h, todos os dias, incluindo fim de semana e feriado.  

Há outros benefícios do governo, como o destinado aos estudantes, toque aqui. O outro é de 100 mil ienes (toque aqui).

O governo também oferece empréstimo de até 200 mil ienes, sem juros e sem fiador. Para ler toque aqui.

Fontes: MHLW, Asahi e NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Avigan não mostra aparente eficácia no tratamento para coronavírus

Publicado em 20 de maio de 2020, em Sociedade

Os dados do ensaio clínico foram reportados por hospitais no Japão que tratam pacientes assintomáticos ou com sintomas leves da Covid-19.

Ensaios clínicos estão sendo realizados no Japão, mas até o momento a eficácia do Avigan não foi determinada (NHK)

O anti-influenza Avigan (アビガン), um medicamento candidato para tratar infecções decorrentes do novo coronavírus, não apresentou aparente eficácia em tratar a doença respiratória em ensaios clínicos até agora, levantando dúvidas sobre sua aprovação até o fim deste mês como buscada pelo governo japonês, disseram na terça-feira (19) fontes familiares ao assunto.

Publicidade

Resultados intermédios de ensaios clínicos do Avigan em pacientes com Covid-19 reportados ao ministério da saúde não ofereceram evidência clara da eficácia do medicamento em reduzir o crescimento do coronavírus, disseram.

O primeiro-ministro Shinzo Abe disse que estava esperançoso pela aprovação do Avigan, desenvolvido por uma subsidiária da Fujifilm Holdings, até o fim de maio, embora alguns especialistas médicos tenham manifestado preocupações em relação à aceleração da aprovação do medicamento que é conhecido por ter potenciais efeitos colaterais em fetos quando usados por gestantes.

Os dados do ensaio clínico foram reportados por hospitais que tratam pacientes assintomáticos ou com sintomas leves. O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar estava na expectativa de que os dados, juntamente com resultados de outros ensaios envolvendo milhares de pacientes de Covid-19, ajudassem a liderar a aprovação rápida, disse a fonte.

A Fujifilm também está conduzindo estudos clínicos do medicamento em pacientes infectados pelo vírus.

“Atualmente não há dados mostrando que o Avigan tem alta eficiência”, disse Daisuke Tamura, professor associado na Universidade Médica Jichi especializado em doença infecciosa pediátrica.

“Ele deve ser avaliado cautelosamente com base em evidência científica”, disse ele.

Fonte: Kyodo News and Culture

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!