Saiba o que é e como obter o benefício para assegurar a moradia, no caso do aluguel atrasado

Publicado em 22 de abril de 2020, em Auxílios e subsídios

O Japão tem um outro benefício, o de assegurar a moradia caso esteja com o pagamento do aluguel em atraso. Veja como funciona e onde requisitar.

Neste Artigo:
&nbspSaiba o que é e como obter o benefício para assegurar a moradia, no caso do aluguel atrasado
Hinode Danchi, em Utsunomiya (Wikipedia)

Chamado de 住居確保給付金, lê-se jukyo kakuho kyufukin, o benefício para assegurar a habitação, na tradução livre, pode ser obtido caso esteja com aluguel em atraso, com condições.

Publicidade

Faz parte do Sistema de Apoio à Independência dos Indivíduos e diante dos efeitos da disseminação do novo coronavírus o MHLW -Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar notificou as prefeituras, na segunda-feira (20), para iniciarem a abertura das consultas para as pessoas que estão passando por dificuldades. 

Como funciona esse benefício do aluguel

Por se tratar de benefício, o beneficiário não precisa devolver a quantia cedida pelo governo para o pagamento do aluguel, tendo como base 3 meses, podendo estender até 9.

Mas tem condições pois foi criado para socorrer os trabalhadores que perderam o emprego. Até março havia um limite de idade até 65 anos, mas foi abolido pois cada vez mais os idosos continuam trabalhando.

Verifique se enquadra

Em meio a essa disseminação muitas pessoas perderam o emprego, tiveram contrato não renovado ou estão fazendo jornada bem reduzida, portanto, com queda de renda. Serve também para os freelancers que deixaram de trabalhar por cancelamento dos projetos.

Outro fator a ser analisado é a atual renda da família. No caso de Tóquio, como exemplo, se a renda é de 138 mil para solteiro, 194 mil para 2 pessoas ou 241 mil ienes para família de 3, e os valores do aluguel mensal são de até 53.700, 64 mil e 69.800, respectivamente. De acordo com a cidade esses valores podem mudar.

Outros quesitos a serem avaliados são: antes dessa situação conseguia manter a família com renda estável e também se já foi ao Hello Work para procurar emprego, seja de período integral ou para cobrir os dias que fica parado pela redução.

Onde ir 

Caso se enquadre em todos esses pontos poderá ser considerado beneficiário.

Pegue o comprovante de que esteve na Hello Work procurando emprego, junte as faturas dos aluguéis, últimos contracheques e vá até o Órgão de Apoio à Independência do Indivíduo (自立相談支援機関, lê-se jiritsu soudan shien kikan) na prefeitura ou subprefeitura onde reside.

Caso não tenha esse órgão pode procurar pela Seção de Bem-Estar (福祉事務所, lê-se fukushi jimusho).

Para encontrar um mais próximo, toque aqui para abrir um arquivo em PDF, com lista em japonês, divulgado pelo governo.

Compartilhe esta informação com quem está precisando e #FiqueEmCasa nesse período de quarentena.

Fontes: MHLW, Asahi e Toyo Keizai 


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!