29 dez Aconteceu Hoje – Principais notícias no Portal Mie!

Boa noite! Otsukare Sama Desu! Confira os assuntos mais importantes do dia no Portal Mie!

Vila Americana, Okinawa

[resumo]

Publicidade

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Japoneses têm dificuldade para tirar férias

Publicado em 29 de dezembro de 2017, em Sociedade

Ao contrário dos brasileiros e franceses que desfrutam os 30 dias, saiba por que os trabalhadores japoneses têm dificuldade para tirar férias.

Férias: trabalhadores japoneses querem desfrutar, mas não conseguem

O governo divulgou esta semana o índice de dias de férias desfrutadas. Foi menos da metade: média de 49,4% em 2016.

Publicidade

O relatório de quarta-feira (27) mostra que no setor de restaurantes e hoteleiro o índice é de apenas 32,8%. Nos que amargam falta de mão de obra como construção civil, varejo, estilo de vida e entretenimento, educação e apoio à aprendizagem também fica na casa dos 30%.

Mas no passado não foi assim, como em 1993, quando os japoneses usaram mais da metade dos seus dias de férias (56,1%).

Férias: preocupação do governo

Comparando com outros países, os japoneses estão em último lugar segundo pesquisa da Expedia. Por isso são chamados de workaholic ou trabalhadores compulsivos.

De acordo com o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, “não há cultura para desfrutar das férias nas empresas japonesas. Há muitas pessoas que veem dificuldade em tirar férias enquanto chefes e colegas estão trabalhando”. Isso é preocupante para o governo.

O governo aponta que no exterior as próprias empresas estimulam seus funcionários a cumprirem as férias remuneradas. “É preciso criar uma cultura organizacional no Japão”, apontou. A meta do ministério é elevar o índice para 70% e planeja diretrizes para as empresas estimularem seus funcionários a gozarem de pelo menos 5 dias consecutivos das férias remuneradas a que tem direito.

Sentimento de culpa em tirar férias: Japão é campeão (Expedia)

Motivos de não tirar férias

Uma pesquisa da Biglobe apontou os principais motivos para não tirar férias. O primeiro foi “não há clima para isso”, com 34%. Outros, logo em seguida foram se eu folgar, os colegas ficam sobrecarregados, os colegas e o chefe não costumam tirar férias, tenho atividades que não estão sob meu controle.

Na pesquisa da Expedia sobre o sentimento de culpa por desfrutar das férias, o índice do Japão é o maior de todos, com 63% ou exatamente 3 vezes maior do os dos brasileiros (21%).

Férias no Brasil e nos outros países

A Expedia Japan publicou a análise de uma pesquisa global realizada este ano, entre mais de 15 mil pessoas do mundo. O relatório foi publicado em 11 deste mês. Mostra que o Japão é o que menos tira férias remuneradas dentre os 30 países analisados.

100% dos dias de férias no Brasil, França, Espanha e Austrália. Japoneses só tiram 50% dos seus dias de direito (Expedia)

Ao contrário dele, os trabalhadores do Brasil, França, Espanha e Austrália gozam dos 100% dos dias de férias estabelecidas pelas respectivas leis trabalhistas.

Além do Japão ter menos dias de férias estabelecidas, chegando ao máximo de 20 dias por ano, os trabalhadores usam apenas 50%.  

As pesquisas são indicadores de que é preciso repensar seriamente a respeito delas. Existem para que os trabalhadores possam descansar o corpo, a mente e o espírito, retornando renovados. Bons exemplos são as companhias de gás e energia elétrica do Japão cujos funcionários desfrutam de 72% dos dias de férias remuneradas por ano.

Fontes: J-Cast, JJ e Expedia
Imagens: Expedia, Flickr e Pixabay

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!